Considerada o novo supergrão, a cevada pode ser uma boa alternativa para variar o cardápio e garantir mais nutrientes à dieta. Pouco calórica, é rica em fibras, tem propriedades antioxidantes e contribui para manter a imunidade do organismo.
Fonte de vitaminas e minerais, esse grão, originário do Oriente Médio, ainda é pouco utilizado na culinária por grande parte dos brasileiros. Mais conhecido por ser o ingrediente principal da cerveja, é bastante versátil, podendo substituir o arroz ou a batata e servir para o preparo de saladas, pães e bolos.
Para muitas nutricionistas, o alimento, muito rico em nutrientes, deve ser incluído no cardápio por quem busca saúde e mais variedade na alimentação. Além de não conter muitas calorias, é composto por carboidratos complexos, proteínas, vitaminas, como as do complexo B e vitamina E, e minerais, como selênio e magnésio. Também fornece doses consideráveis de ferro, fósforo e zinco e, por isso, ajuda a aumentar a imunidade, auxilia na formação dos ossos e libera energia para os músculos, sendo uma boa opção para atletas e quem pratica atividade física.
Outro destaque é seu ótimo teor de fibras, que ajuda a prolongar a sensação de saciedade e diminui o apetite. Uma xícara de cevada cozida fornece 6 gramas de fibra alimentar, enquanto o arroz integral oferece de 4 gramas.
Ter uma alimentação rica em fibras é uma das maneiras mais eficientes para garantir uma boa saúde intestinal. Comer cevada pode oferecer alívio rápido para a síndrome do intestino irritável e para a constipação. Sua ingestão habitual também pode reduzir o risco de câncer de cólon.
Alto valor nutricional
Além de ter mais fibras do que a maioria dos grãos, a cevada também se diferencia por grãos, a cevada também se diferencia por conter uma fibra solúvel conhecida como betaglucana, encontrada na aveia e que ajuda a controlar o colesterol e a glicemia.
Pode ser utilizada em substituição ao arroz e aos tubérculos nas principais refeições, almoço e jantar, por exemplo, por se tratar de um alimento com uma boa dose de carboidratos, explica alguns nutricionistas. Com alto valor nutricional, é especialmente benéfica para crianças e idosos, que costumam necessitar de uma aporte maior de nutrientes.
Também pode ser uma aliada nas dietas de emagrecimento. As vitaminas B2 e B3, além do selênio e do ferro, ajudam a equilibrar a função metabólica e fazem dela um bom antioxidante. Porém, vale lembrar que nenhum alimento, isoladamente, é capaz de garantir o bom funcionamento do organismo. Uma alimentação equilibrada, com quantidades adequadas de todos os nutrientes é que vai refletir na saúde de maneira geral. O alimento é contraindicado para celíacos, pois contém glúten, e deve ser ingerido com moderação por diabéticos por ser um carboidrato. Fora isso, pode ser incorporado na alimentação de todas as faixas etárias, já que traz variedade e aumenta a quantidade de nutrientes no dia a dia.
As propriedades da cevada, até agora conhecida somente por ser o principal ingrediente da cerveja, contribuem para tornar a alimentação mais rica e variada.
Receitas Saborosas
Salada de cevada árabe
Ingredientes:
- 5 xícaras de chá de salsa picadas
- 2 xícaras de chá de hortelã fresca picada
- 1 xícara de chá de cebolinha verde picada
- 1 cebola média picada
- 4 tomates bem maduros, sem sementes e picados
- ½ xícara de chá de suco de limão
- Azeite de oliva a gosto
- Sal a gosto
Modo de preparo:
Cozinhe a cevada com pouco de sal e reserve. Deixe escorrer bem até retirar toda a água. Misture a cevada aos outros ingredientes e tempere com o suco de limão, sal e azeite. Sirva acompanhada de folhas de alface. Sugestão: coloque um pouco da salada no meio de uma folha, formando uma trouxinha.
Risoto de grãos integrais com açafrão
Ingredientes:
- ½ xícara de chá de aveia em grãos
- ½ xícara de chá de cevada em grãos
- ½ xícara de chá de quinoa em grãos
- 2 ½ xícaras de chá de caldo de legumes (natural)
- 1 cebola pequena ralada
- 3 colheres de sopa de açafrão da terra
- 4 colheres de sopa de azeite de oliva
- ½ xícara de chá de arroz integral
- Sal a gosto
Modo de preparo:
Lave a aveia, a cevada, a quinoa e coloque em uma panela com 2 litros de água. Cozinhe por 35 minutos ou até ficar “al dente”. Retire do fogo, despeje em uma peneira, aparando em uma panela. Reserve os grãos. Disponha o caldo de legumes em uma panela e leve ao fogo. Em outra panela, refogue a cebola no azeite de oliva. Incorpore o arroz (sem lavar) e refogue, sem parar de mexer, por 3 minutos. Junte os grãos e o sal. Aos poucos, acrescente o caldo de legumes fervente (duas conchas por vez) e cozinhe, sem parar de mexer, por 20 minutos ou até o arroz ficar “al dente”. Retire do fogo, acrescente o açafrão, mexa e tampe a panela. Sirva depois de 10 minutos. Finalize com cebolinha e tomate cereja.