Biomimética direciona inovações na indústria cosmética

Ciência imita a natureza para solucionar problemas da pele

Em julho, o consultor François Botha publicou um artigo na Revista Forbes, apontando os paradigmas que estão moldando a indústria 4.0, no qual ressalta a relevância que a biomimética assumirá nos próximos anos. “Graças à tecnologia, finalmente conseguimos entender melhor a natureza e as oportunidades de solução de problemas que ela oferece”. Para ele, a natureza será cada vez mais o ponto de partida para encontrar as soluções inovadoras para os problemas cotidianos.

A palavra biomimética, que vem de bio (vida) e mimesis (imitar), começou a se popularizar quando a bióloga norte-americana Janine Benyus publicou, em 1997, o livro “Biomimética: Inovação Inspirada pela Natureza”, no qual detalhou como a ciência estava obtendo ideias na natureza para solucionar problemas. Ela também criou alguns anos depois o Biomimicry 3.8, instituto que treina profissionais de diversas áreas para desenvolverem projetos, e o site colaborativo AskNature, uma espécie de portfólio de projetos biomiméticos já desenvolvidos pelo mundo. Janine defende que a biomimética estuda como o sistema de evolução do planeta em 3,8 bilhões de anos da natureza produziu soluções eficientes.

São muitos os exemplos de soluções baseadas na natureza. A empresa alemã Ornilux descobriu que as teias de aranha refletem os raios UV, que podem ser detectados pelos pássaros. A partir dessa constatação, desenvolveu um vidro que é transparente para humanos, mas visível para pássaros, o que impede que eles colidam com os vidros. Um grupo espanhol usou a biomimética para desenvolver um sistema de detecção de proximidade de carros autônomos inspirado nos gafanhotos. Já pesquisadores chineses criaram um algoritmo inspirado na evolução de populações de bactérias para reduzir o congestionamento em semáforos na cidade de Guangzhou. Outro exemplo é o sistema de reflorestamento de áreas distantes da Mata Atlântica, do grupo Nuclear no Brasil, que é inspirado em sementes aladas.

Talvez o mais antigo exemplo da indústria seja o velcro, inspirado nos filamentos de ganchos que algumas plantas, como o carrapicho, usam para disseminar suas sementes. Foi criado em 1941, pelo engenheiro suíço Georges de Mestral. Em 1996, o primeiro edifício termorregulado foi construído no Zimbábue, capaz de permanecer fresco sem ar condicionado artificial, por conta de uma estrutura de galerias que imita ninhos de cupins.

Alvos biomiméticos

Na indústria cosmética, a biomimética tem se voltado para alvos biológicos altamente específicos, para identificar moléculas biomiméticas que poderiam ser desenvolvidas para reverter o envelhecimento e outros problemas de pele e cabelo, buscando agir sobre esses alvos. Neste caso, a inovação não é exclusivamente a molécula, mas também o alvo que o biomimético irá atuar.

A Adélia Mendonça Cosméticos, cada vez mais investe em ativos inovadores, tendências internacionais e tópicos de grande divulgação dentro da comunidade acadêmica (principalmente dentro de biologia molecular, medicina ortomolecular e medicina genética e epigenética). Respeitando o conhecimento técnico de nosso cliente e consumidor e apresentando de fato, o que há de melhor não somente no Brasil, mas sim no mundo da dermocosmiatria hoje.

A linha possui dermocosméticos inovadores com ingrediente anti poluição.

O Sun Science e o Urban Defense Glow Primer,em sua composição apresenta o ativo Saccharomyces Ferment Lysat filtrat and water. Ele atua como um escudo biomimético que protege a pele contra os agentes tóxicos presentes na atmosfera das grandes cidades. Este ativo possui grande capacidade de quelar metais pesados como chumbo, monóxido de carbono, poluição urbana e ozônio, reduzindo portanto os malefícios causados por estes agentes.

Sun Science – Protetor solar de amplo espectro FPS 40/PPD +++

Possui ampla proteção UVA/UVB, e apresenta benefícios extras com cinco exclusivas tecnologias: atua eficazmente na absorção da radiação emitida pelos comprimentos de onda visível e reduz os efeitos cutâneos induzidos através da exposição direta a radiação Infravermelho (IR), reduzindo o envelhecimento térmico e digital induzido pelo calor e por equipamentos eletrônicos. Oferece proteção ao DNA celular, aumenta a resistência a metabólitos radicalares e reduz produtos finais de glicação avançada. Possui ainda alto efeito detoxificante com ação age urban detox sobre a poluição urbana acumulada na pele. Ainda, promove ozonioterapia cosmética e booster proteção UV e IR através do fermentado de Thermus thermophillus.

Urban Defense Glow Primer- Primer Iluminador Deglicante Termal em Pérolas

Resultado de uma associação de três tecnologias incríveis para a beleza total da sua pele: sérum facial antiaging deglicante, primer com ação redutora da oleosidade/fixação da maquiagem e exclusivas pérolas de resistividade antipoluição. Sua composição é rica em água marinha microfiltrada da ilha de Iroise, uma água fisiológica/dermatológica com propriedades remineralizantes para o reequilíbrio hídrico da pele. Caviar e Ácido Hialurônico atuam como vetores especiais para a reposição lipídica epitelial, garantindo uma perfeita combinação no combate ao envelhecimento cutâneo. Os efeitos finais se dão através da blindagem de ação antipoluição (impede a incorporação de agentes ambientais degradando as células epiteliais) e ação antiglicante (D-Glycargine: complexos deglicantes que impedem a quebra do colágeno e o subtom amarelo da pele).

O Radiance Luminous Eyes contém em sua composição o ativo Ceramidas, que atua como um componente lipídico biomimético do estrato córneo, auxiliando na restauração da barreira cutânea danificada por agentes extrínsecos, normalizando a hidratação, suavidade e perda transepidérmica de água.

Radiance Luminous Eyes – Gel Creme para Área dos Olhos

Gel em creme que reúne uma associação balanceada de princípios ativos de última geração que previne e trata os principais problemas da região dos olhos. Selecionados por seus efeitos complementares, a fim de obter um amplo espectro de ação restauradora de bolsas e olheiras, antiaging, regeneradora, hidratante, antioxidante e despigmentante periorbital. Estimulante da drenagem de líquidos retidos, suaviza linhas de expressão e promove ainda a regeneração celular melhorando a firmeza, a maciez e a elasticidade da pele, além de normalizar a permeabilidade celular, eliminando o aspecto de cansaço e as bolsas sob os olhos.

Fonte: Cometic Innovation

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *