Como se forma o melasma? Entenda porque aparece essa mancha escura na pele

Quem tem melasma sabe como essa mancha escura no rosto pode ser incômoda. Embora existam muitas dúvidas sobre o problema que ainda não podem ser esclarecidas, há opções de cuidados capazes de clarear e diminuir essas manchas, além de evitar que escureçam mais ainda. Para isso, é importante entender como o melasma se forma na pele – você sabe como acontece? A dermatologista Gabriella Albuquerque, esclarece essa questão.

O que é o melasma?

De acordo com a médica, “melasma ou cloasma – quando ocorre durante a gravidez – é caracterizado por manchas hiperpigmentadas e adquiridas ao longo da vida e que acometem, em especial, várias regiões do rosto – testa, bochechas, buço e nariz -, mas que também podem se estender pelo pescoço e braços”, esclareceu.

Entenda como essa mancha escura se forma na pele

Segundo a Dra. Gabriella, existe uma certa predisposição genética para ter o melasma, mas a causa exata de seu desenvolvimento, por enquanto, não está muito definida. “Porém, acredita-se que esteja relacionada a um excesso na produção de melanina por parte dos melanócitos que são ativados através da radiação solar, alterações hormonais da gravidez e de pílulas anticoncepcionais”, explicou.

Acontece da seguinte forma: a primeira célula do melasma – melanócito, célula da epiderme que produz melanina – recebe uma mensagem do agente causador, como, por exemplo, a radiação solar, que entra em contato com outras células, formando uma rede de comunicação, capaz de atingir as camadas profundas da pele. De um modo geral, é assim que se formam as manchas de melasma.

Como podemos prevenir o melasma?

Existem vários fatores que permitem o aumento das manchas, sendo um deles a radiação solar. Por este motivo, a escolha de um filtro solar com amplo espectro e com FPS maior que 30 se torna importante para não agravar o problema. A médica ressalta que a luz visível – como a emitida pelas lâmpadas, telas de celulares e computadores – também promove o desenvolvimento do melasma. “Neste caso, a melhor maneira de evitar a sua ação é com o uso do filtro com cor, já que essas opções podem filtrar a radiação UVB, UVA e luz visível”, indicou. A radiação infravermelha também pode ser responsável pelo aparecimento do problema e por isso, é importante que o filtro solar escolhido seja enriquecido com ativos que agem contra os danos desse tipo de raios.

De que maneira devemos tratar as manchas escuras?

Os tratamentos devem ser feitos em casa com medicamentos clareadores. Neste caso, o uso de cremes que ajudam a uniformizar o tom da pele, de rápida absorção e de ação comprovada em cada etapa da formação de manchas são indicados.

 Clean Face Whitening – Sérum clareador com alfa arbutin e complexos ácidos

Sérum clareador com nanoativos clareadores para uso diário. Com uma fórmula exclusiva que reúne agentes clareadores, antioxidantes, umectantes e de ativação da regeneração celular. Atua na uniformização do tom da pele com potente ação de bloqueio sobre a síntese da melanina, por meio da inibição da oxidação enzimática da tirosina. Age em cinco fases da cadeia da melanogênese, eliminando manchas já formadas e prevenindo o aparecimento de novas, promovendo uma atuação global de clareamento. Possui outros benefícios que se estendem à ação antienvelhecimento, bem como à reparação dos danos oxidativos provocados pela radiação UV na pele.

Multi Whitening Complex – Sérum Clareador com Nanovetores Ácidos

Sérum clareador facial com nanovetores ácidos, reúne agentes clareadores, antioxidantes, umectantes e de ativação da regeneração celular. Sua ação clareadora atua na uniformização da tonalidade facial, bloqueando a biossíntese epidermal da melanina e sua proliferação, através da inibição da oxidação enzimática da tirosina. Com inovadores mecanismos despigmentantes, a inibição do sistema plasmina-plasminogênio promove o efeito quelante do ferro existente na hemossiderina, despigmentando também hipercromias não melanodérmicas.

Clean Face Cream – Creme Clareador da Pele

Sérum de uso diário para a regeneração de peles sensibilizadas por medicações, processos químicos ou uso excessivo de despigmentantes/ácidos faciais. Promove a regeneração celular, aumenta o turn over celular e a oxigenação intradecidual.

Clean Face Gel – Gel Clareador da Pele

Aua no tratamento despigmentante. Seus ativos inovadores e complementares atuam em diversas etapas da formação da formação das melanoses, estimulando a renovação dos tecidos córneos com intensa atividade antioxidante e de uniformização do tom da pele. Com a nova fórmula, seus multibenefícios incluem a redução de focos de oleosidade, devolvendo luminosidade à pele; aceleração da renovação celular, promovendo o rejuvenescimento facial; harmoniza o aspecto da pele contribuindo para a sua uniformidade, e possui ação neutralizante de radicais livres.

Fonte: DermaClub

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *