Cosméticos antipoluição

Você já ouviu falar em cosméticos antipoluição? Acredite: eles existem e têm ganhado cada vez mais atenção e espaço na indústria dermocosmética.

No geral, tais produtos possuem ativos que protegem a pele contra 3 principais tipos de poluição:

  1. Poluição eletromagnética:

Radiação UV, já bem conhecida e contra o Eletrosmog – poluição eletromagnética causada pelo excesso de ondas emitidas por antenas, celulares e equipamentos eletrônicos.

  1. Poluição atmosférica:

Partículas nocivas e potencialmente tóxicas, como gases de carbono, enxofre, metais pesados e fumaça de cigarro.

  1. Poluição doméstica:

Partículas adquiridas em ambientes internos, liberadas pelo ar condicionado, sistema de aquecimento, substâncias alergênicas presentes em carpetes, além de agressores contidos em produtos químicos de limpeza, que danificam a barreira natural da pele.

De acordo com a dermatologista Claudia Marçal, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia, a poluição libera metais tóxicos (pesados) e partículas ligados à formação de radicais livres que resultam em envelhecimento precoce da pele e, consequentemente, no aparecimento de flacidez, linhas de expressão e rugas. Isto ocorre graças à destruição do colágeno, um dos responsáveis pela firmeza da pele. “Com a formação de radicais livres e produção de espécies reativas de oxigênio (superóxido e hidroxila), a poluição induz ao estresse oxidativo, secreta citocinas pró-inflamatórias e colabora com o aumento de metaloproteinases, substâncias responsáveis pelo processo de ruptura e destruição das fibras elásticas e do colágeno”, explica a dermatologista.

Poluição, Doenças de Pele e Envelhecimento

Estudos epidemiológicos sobre o impacto da poluição demonstram que as substâncias em partículas afetam o desenvolvimento e a exacerbação de doenças dermatológicas.

  • Indução do estresse oxidativo;
  • Produção de espécies reativas de oxigênio (superóxido e hidroxila);
  • Secreção de citocinas pró-inflamatórias (TNF-?, IL-1? e IL-8);
  • Aumento de MMP’s (MMP-1, MMP-2 e MMP-9).

Esses processos levam ao aumento de doenças cutâneas inflamatórias, degradação do colágeno e envelhecimento da pele.

Além disso, as partículas ultrafinas, incluindo o carbono negro e hidrocarbonetos policíclicos aromáticos aumentam a incidência de câncer de pele.

Para evitar os danos cumulativos de partículas poluentes, o ideal é utilizar vitaminas, substâncias antioxidantes e ativos específicos. E é aí que entram os chamados cosméticos antipoluição, que possuem mecanismos de atuação diferenciados – como a formação de um escudo biomimético ou um filme de proteção sobre a pele.

Pensando em uma proteção completa para o consumidor e em como ajudar seus clientes da indústria de beleza, a Adélia Mendonça Cosméticos emprega aos seus produtos tecnologias que prometem benefícios, com resultados rápidos e eficazes.

 

Dermocosméticos Adélia Mendonça com ação anti poluição:

 

ACNOLOGY PEEL

Um peeling especial detoxificante e energizante, com ativos de esfoliação anti bacteriana, anti-inflamatória e purificadora. Composto por lipossomas carreadoras ácidas, esfoliantes físicos, agentes descontaminantes, pedras preciosas e esfoliantes enzimáticos, o peeling Acnology Peel associado a vitamina C vegetal amazônica é a grande estrela deste tratamento clínico inovador, ideal para todos os tipos de pele, fototipos e climas. Sua incorporação torna o procedimento clínico totalmente seguro e anti-irritante, com profundo efeito desintoxicante para as células que compõe as camadas epidérmicas e manutenção de todo mando hidro lipídico. A ação purificante deste tratamento irá eliminar impurezas e células mortas, e principalmente, atingir níveis extremamente profundos para a remoção de toxinas acumuladas em meio intra/extracelular.

 

CLEAN UP SOLUTION MICELLAIRE

Água micelar com dermonutrientes, especial para tratamento e limpeza da pele sensível ou maquiagem do dia a dia. Formulada com água termal originária da Polinésia Francesa, considerada uma das mais puras e ricas em nutrientes que acalmam e suavizam peles sensíveis, e micelas, que englobam e absorvem a sujeira da pele, retirando as impurezas, toxinas, oleosidade e maquiagem sem a necessidade de enxágue. Os dermonutrientes presentes na sua formulação promovem uma limpeza suave em peles sensíveis e envelhecidas, estimulando a hidratação em níveis celulares e prevenindo o envelhecimento. Ideal para a limpeza de peles extra sensíveis, em processos acneicos inflamatórios, rosáceas ou naturalmente sensíveis (naturalmente ou por processos químicos).

 

SUN SCIENCE FPS 40

Protetor solar de amplo espectro FPS 40/PPD +++, com 12 horas de proteção.

Desenvolvido com tecnologia altamente especializada dentro dos conceitos mais modernos da dermocosmiatria. Possui ampla proteção UVA e UVB, que protege contra os efeitos nocivos do sol. Atua também eficazmente na absorção da radiação emitida pelos comprimentos de onda da luz azul, encontrada nas telas de celulares, computadores, televisores e nas lâmpadas, através da exclusiva proteção DNA fuller para rejuvenescimento digital. Reduz os efeitos cutâneos induzidos através da exposição direta a radiação Infravermelho (IR). Oferece proteção ao DNA celular, aumenta a resistência a metabólitos radicalares e reduz produtos finais de glicação avançada. Mediante ao seu alto efeito detoxificante, age sobre os resíduos cumulativos gerados pela poluição urbana.

 

URBAN DEFENSE GLOW PRIMER

Resultado de uma associação de três tecnologias incríveis para a beleza total da sua pele: sérum facial antiaging deglicante, primer com ação redutora da oleosidade/fixação da maquiagem e exclusivas pérolas de resistividade antipoluição. Sua composição é rica em água marinha microfiltrada da ilha de Iroise, uma água fisiológica/dermatológica com propriedades remineralizantes para o reequilíbrio hídrico da pele. Caviar e Ácido Hialurônico atuam como vetores especiais para a reposição lipídica epitelial, garantindo uma perfeita combinação no combate ao envelhecimento cutâneo. Os efeitos finais se dão através da blindagem de ação antipoluição (impede a incorporação de agentes ambientais degradando as células epiteliais) e ação antiglicante (D-Glycargine: complexos deglicantes que impedem a quebra do colágeno e o subtom amarelo da pele).

 

 

 

 

 

Fonte: Revista Veja

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *