Cosméticos com certificação Halal: grupo Adélia Mendonça pioneira

O grupo Adélia Mendonça Cosmiatria é a primeira empresa brasileira a oferecer cosméticos com certificação Halal. Ela é segura para o uso por seguidores do islamismo, assim como uma certificação internacionalmente reconhecida de qualidade. Em outras palavras, um universo formado por 1,8 bilhão de pessoas em todo o mundo.

Primeiramente é preciso entender o seu significado. Em árabe, Halal pode ser traduzido como permitido, autorizado, lícito e dentro da lei. Nesse sentido, a lei a que se refere a palavra é o Shariah, a lei islâmica que rege os costumes e a vida diária de quem pratica essa religião.

Dessa forma, diversos aspectos são analisados. Produção, armazenamento e comercialização são alguns deles. Como resultado, cosméticos com certificação Halal também podem ser considerados como certificados em sua qualidade.

Certificadora

Uma das principais instituições do setor na América Latina emitiu a certificação Halal de Adélia Mendonça. A CDIAL (Centro de Divulgação do Islã para a América Latina) realiza esse procedimento há 37 anos.

Como resultado, sua certificação é reconhecida em mais de 150 países. Além disso, seu processo conta com reconhecimento de diversos acreditadores nacionais e internacionais.

Cosméticos com certificação Halal: procedimento

O processo de obtenção da certificação tem quatro fases. Inicialmente, a instituição certificadora realiza uma avaliação técnica e comercial.

Com os termos contratuais aceitos, tem início a segunda fase. Seus relatórios passam pela análise de um comitê decisório, que é soberano.

São feitos treinamentos e auditorias para toda a equipe da Indústria. São ministradas por pessoas competentes do setor técnico e religioso da certificadora. Por fim, os mesmos parâmetros analisados para a emissão são reavaliados anualmente. Dessa forma, o produto pode manter-se ou não como um cosmético com certificação Halal.

Parâmetros

Antes de mais nada, a empresa sob certificação precisa apresentar uma série de documentos. Autorizações de órgãos públicos, licenças e certidões obrigatórias de funcionamento.

Outro parâmetro fundamental para a certificação Halal é a rastreabilidade de matéria-prima e insumos. Dessa forma, o interessado fornece à instituição uma lista com seus fornecedores.

A fase de auditoria conta sempre com dois profissionais. Um auditor técnico e um auditor religioso. Dessa forma, ambos fazem a verificação dos seguintes aspectos:

  • Documentação
  • Matéria-prima
  • Equipamentos
  • Embalagem e rotulagem
  • Armazenamento
  • Processamento
  • Transporte
  • Mão de obra
  • Sistema de saneamento e limpeza
  • Gestão de resíduos
  • Sistema de gestão Halal

Nesse sentido, os auditores podem retirar amostras de matérias-primas e produtos finais. Eles podem submeter esses itens a análises laboratoriais em instituições já certificadas.

Cosméticos com certificação Halal: o legado Adélia Mendonça

Ao buscar essa certificação, o grupo Adélia Mendonça reforça uma de suas maiores marcas. O respeito à pluralidade. Nesse sentido, desenvolvemos produtos concebidos para atender a diferentes biótipos.

De maneira idêntica, tratam diferentes disfunções de pele. Dessa forma, oferecer uma alternativa a um grupo que representa mais de 20% da população mundial faz todo o sentido.

Sob o mesmo ponto de vista, essa certificação é motivo de orgulho para cada colaborador. Que pode dizer em qualquer idioma: ame o que o espelho reflete!

Acesse agora o nosso site e confira nossos produtos.