Notícias Produtos

Cresce a presença do carvão ativo em formulações cosméticas

Com alta capacidade de absorção de impurezas, o ingrediente é usado no controle da oleosidade da pele

Não tem como falar em carvão e não pensar no churrasco de final de semana. Mas nem todo carvão é igual ou está destinado apenas a manter acesa a brasa para assar carnes. Assim como o carvão da churrasqueira, o carvão ativo (ou ativado) também tem origem vegetal, mas enquanto o primeiro é produzido a partir da queima de madeiras duras, como a lenha, o segundo vem da cortiça ou lascas de madeira.

A principal diferença entre eles está na porosidade e no tamanho de suas partículas”, diz Ana Carolina Cunha, coordenadora de pesquisa e desenvolvimento da Skinlab, empresa dedicada à terceirização de cosméticos. O carvão ativo tem uma estrutura que lembra a de uma esponja, mesmo quando reduzido a pó. “Por ser poroso, ele tem uma alta capacidade de absorção, podendo ser aplicado na elaboração de produtos para o controle de oleosidade, remoção de impurezas e ainda como corante natural”.

No setor de skincare, o ingrediente já pode ser encontrado em diversos tipos de cosméticos. “O carvão ativo promove uma limpeza mais profunda da pele, eliminando impurezas acumuladas durante o dia e diminuindo os poros”, afirma Fabiana Kim, analista de marketing da Kiss New York.

Para a analista de marketing, a propensão da população brasileira a uma pele que vai de mista a oleosa abre bastante espaço para o crescimento do componente na indústria de beleza no país. Sabonetes, hidratantes, xampus, águas micelares e até esponjas que levam carvão ativo já podem ser encontrados no mercado nacional. “É totalmente possível e provável o uso do ingrediente em ainda mais tipos de cosméticos”, diz.

O crescente movimento de cosméticos sustentáveis e com menos componentes químicos deve também impulsionar do carvão ativo na indústria de cuidados e higiene pessoal. “É cada vez maior a busca por ativos mais naturais. Ainda não temos dados concretos, mas é só olhar as prateleiras e ver novas marcas lançando produtos com cartão ativado. Os brasileiros adoram novidades”, finaliza Cunha.

A linha Adélia Mendonça lançou em 2018 o Sabonete Active Detox com carvão ativado e ácidos vetorizados nas versões profissional e home care.

Sabonete active detox com carvão ativado

3x mais eficaz que os sabonetes comuns no poder desengordurante e detoxificante. A poderosa associação de carvão ativado puro, alfa e beta hidroxiácidos e ativos nanotecnológicos nutre e estimula o metabolismo energético das células, devolvendo a luminosidade e o aspecto saudável da pele, com ação depurativa e quelante.  Apresenta alta capacidade de absorver impurezas, com profundo efeito detox, reequilibrando a luminosidade natural da face. O resultado é uma pele com alta capacidade de absorver mineiras, eliminando toxinas, impurezas e outras substâncias nocivas, atingindo seu ápice de limpeza, com estimulo sequencial do turnover celular.

Fonte: Site Brasil Beauty News

Você pode gostar...