Notícias Produtos

Double Cleansing: a rotina que bem da Ásia

Limpar o rosto duas vezes ou mais? As asiáticas estão certas. Hoje em dia, com os efeitos da poluição sobre a pele, das bases, pós compactos (ou soltos), sombras, batons, blushes e máscara para os cílios – todos com pigmentação mais rica, e, ainda com os protetores solares mais aderentes, além dos cremes anti-idade diários, os produtos de limpeza da pele precisam ser muito eficazes para dar conta de uma limpeza mais profunda, antes que a mulher passe para a etapa do creme noturno em sua rotina de beleza noturna.  

Na Ásia, especialmente na Coréia, as mulheres adotaram a double cleansing para a rotina diária de beleza pela manhã ou à noite, esse maior rigor com a limpeza da pele não é sem fundamento. Por essa razão vem se espalhando pelo mundo. Inclusive no Brasil, onde blogueiras identificaram e assumiram a limpeza dupla da pele.

Uma limpeza profunda precisa de um limpador eficiente, ou uma double cleansing (limpeza dupla), utilizando mais de um mesmo produto ou um limpador bifásico – de base oleosa para dissolver produtos de maquiagem ou de proteção mais aderentes, e também com propriedades detergentes, para a remoção tanto a oleosidade quando da poluição e sujidades restantes da maquiagem.

Quem explica melhor os diversos tipos de limpadores é a gerente de Pesquisa & Desenvolvimento da Oxiteno, Cristiane Canto: “ Do ponto de vista da composição, os produtos para a limpeza da pele podem ser divididos em três grupos: Produtos anidros ou emulsões, compostos predominantemente por ésteres e óleos vegetais ou minerais; Produtos hidro-alcoólicos constituídos por misturas de álcool e água e diferentes proporções podendo conter também emolientes e umectantes, como glicerina; são frequentemente destinados à aplicação como tônicos, e adstringentes para o rosto, em geral indicados para a finalização do processo de limpeza da pele, para remoção de resíduos de sabão ou oleosidade remanescente na pele e sabonetes líquidos, sabonetes em barra, géis de limpeza, espumas por sua capacidade de formação de espuma durante a aplicação e por necessitarem de enxágue após a aplicação.”

 

Mais produtos

Sem perceber as mulheres brasileiras já procedem à limpeza dupla. É impossível ficar apenas em um algodão – de limpeza ou de tônico. A sujidade não sai na primeira vez, na segunda ou até mais vezes. Lembrando que estão sendo gastos mais ou dos mesmos produtos para a limpeza da pele. Ou, se usam 2 produtos diferentes para a limpeza e um outro para a tonificação.

São os lenços de papel, mais cômodos, ou mousses e sabonetes líquidos específicos para a limpeza do rosto, que precisam de enxágue, ou ainda cremes e limpadores bifásicos para remoção com algodão, muito utilizados no inverno. O fato é que não se tira mais a maquiagem facilmente.

 

Principais Inovações

Para Cristiane Canto, as principais inovações em produtos para a limpeza da pele estão: na suavidade cada vez maior das fórmulas, atributo fundamental para a pele mais sensível do rosto, e que é obtida por meio da seleção e balanceamento correto dos ingredientes, principalmente dos tensoativos; no uso crescente de emolientes e umectantes derivados de matérias-primas naturais e sustentáveis, como os óleos vegetais; e nos aspectos sensoriais da formulação – novas texturas, esfoliantes suaves, produtos que aquecem em contato com a pele, transparência, cremosidade da espuma, facilidade de enxágue e fragrâncias ( ou até mesmo ausência delas) são fundamentais.

 

Detoxificação

A maioria das maquiagens e protetores solares têm alta aderência à pele e são em sua grande maioria resistentes à água. O consumidor gastará mais para realizar uma limpeza adequada da pele. No entanto este gasto adicional se justifica pelos benefícios que a limpeza mais profunda proporciona à sua saúde.

Uma limpeza superficial deixa resíduos que ficarão ancorados. Uma segunda limpeza com tônicos faciais, águas micelares ou agentes de limpeza profunda promove a remoção desses resíduos, diminuindo a velocidade do processo de envelhecimento da pele; minimizando irritação causada por efeitos cumulativos de substâncias e de partículas poluentes.

Motivada pela relevância do conceito da detoxificação, a Adélia Mendonça desenvolveu o Active Detox sabonete detox com carvão ativado e ácidos vetorizados. Revele o maior grau de pureza de sua pele com esta experiência detox profunda. ACTIVE DETOX é um sabonete com carvão ativado e ácidos vetorizados, que irá oferecer a pele um grau de limpeza inédito. Graças a combinação exclusiva de carvão ativado, alfa e beta hidroxiácidos e ativos nanotecnológicos, que nutrem e estimulam o metabolismo energético das células, devolvendo a luminosidade e o aspecto saudável da pele, com ação depurativa e quelante. Um desencapsulamento ácido seriado para maior grau de pureza na eliminação de sujidades. Com intensa renovação celular, promove a esfoliação de células mortas, remove as impurezas faciais e controla sua oleosidade, potencializando o clareamento cutâneo. Reequilibra o nivelamento celular basal e combate os efeitos nocivos da poluição.

 

Dentro deste conceito aAdélia Mendonça desenvolveu também a primeira água micelar 100% dedicada a pele brasileira, Clean Up Solution Micellaire: água micelar com dermonutrientes para a limpeza facial diária com alto poder de hidratação e ação antienvelhecimento. A água micelar promove potente limpeza devido à presença de moléculas hidro e lipossolúveis, que resultam em micelas de alto poder de absorção de partículas de sujidade. Com aquaporinas e silícios orgânicos, higieniza, hidrata, limpa com suavidade exercendo a função de demaquilante para maquiagens leves. Indicada também para peles sensíveis ou acneicas.

 

 

Fonte: Cosméticos BR

Você pode gostar...