Dicas Notícias Produtos

Emoções a flor da pele: Entenda por que a sua pele grita quando há um descontrole emocional e descubra como evitar esses problemas

Sobrecarga no trabalho, pressão para cumprir prazos, fases de cansaço físico, casa para arrumar, problemas com a família, marido ou namorado para dar atenção, lista de mercado gigante… essas são somente algumas, entre várias ocupações que podem tornar o dia a dia extremamente corrido, cansativo e estressante.

Essa falta de tempo para cuidar de você, fazer uma atividade física ou apenas dormir é um passo curto para vir o estresse, a dor de estômago, o cansaço e as rugas. Sim, porque quando o estresse faz parte da rotina, a pele é uma das mais afetadas, sofrendo uma série de modificações que interferem diretamente em sua saúde. A tensão provoca alterações hormonais diversas no corpo e libera algumas substâncias na corrente sanguínea. Quando isso acontece, o resultado é a popularmente chamado de “pele estressada”.

O estresse aumenta a produção dos corticoides naturais do organismo, o que facilita a atrofia da pele e a perda de colágeno e ainda causa um déficit na circulação, acelerando o envelhecimento. A reação do nosso corpo aos hormônios adrenalina e cortisol, que em situação estressantes têm sua produção aumentada, pode provocar o aumento da produção das glândulas sebáceas e causar problemas dermatológicos como dermatite, manchas e micoses, até doenças mais graves como vitiligo e psoríase.

Em 2003, um estudo do Departamento de Psiquiatria da Universidade Western Ontario, no Canadá, concluiu que mais de 40% das manifestações cutâneas estão associadas a transtornos psíquicos. As chamadas psicodermatoses podem acometer ambos os sexos, em qualquer idade ou raça.

pele-estresse_6833_250_542

Como a pele fica quando está “estressada”?

De modo geral, a pele não se apresenta homogênea. Nessas situações é visível o surgimento de descamações, áreas avermelhadas, ressecadas, olheiras e pele sem brilho. Além disso, peles oleosas também ficam com os poros mais dilatados e a derme mais grossa.

Estudo Psychological Stress Perturbs Epidermal Permeability Barrier Homeostasis descobriu que o estresse tem um efeito negativo sobre a função de proteção que a pele exerce, resultando em perda de água, o que inibe a capacidade da mesma de reparar-se após uma lesão.

Se isso tudo ou só algumas destas situações citadas acima aparecerem, atenção: é sinal de estresse, sim. E é preciso tomar cuidado e buscar ajuda.

Algumas práticas podem ajudar a manter a sua pele saudável e livre de sintomas indesejados. Separamos dicas de ouro para você evitar a pele estressada.

  • Identifique as causas do estresse: verifique o que te tira do sério e quais são os momentos de chateação no seu dia a dia. Se sentir necessidade, procure ajuda de um psicólogo ou psiquiatra, visto que a ajuda de um profissional pode ser ainda mais eficaz para resolver as questões da sua mente.
  • Valorize os momentos de pequenos prazeres: happy hour com os amigos do trabalho, ir ao salão fazer as unhas, assistir vídeos de bichinhos fofos na internet, contemplar uma vista bonita ou comer o seu doce preferido são apenas alguns dos pequenos prazeres que podem mudar o seu dia a dia estressante.
  • Pratique exercícios: Mesmo que seja apenas um passeio, a atividade física ajuda a manter o corpo relaxado e o estresse longe!
  • Cuidado com a alimentação: mantenha uma dieta adequada. E beba muita água. A água elimina as toxinas do seu corpo, incluindo da sua pele.
  • Vá ao médico/profissional de estética e organize sua rotina de beleza: o profissional de estética também é imprescindível para auxiliar na hora de selecionar os produtos que vão fazer parte do seu ritual de beleza diário. Os dermocosméticos devem ser escolhidos de acordo com as suas necessidades, valorizando o equilíbrio da pele.

Em casa, os cuidados devem ser redobrados:

  • Limpeza e tonificação da pele: o indicado é usar sabonetes específicos para o seu sintoma e, também, passar a consumir produtos para tonificar o rosto e adstringentes, que conseguem tirar a poluição ou toxinas da pele.
  • Esfoliação: Esfolie suavemente o rosto com movimentos circulares uma vez por semana. Este passo ajuda a remover toxinas e células mortas da sua pele, promovendo uma boa oxigenação.
  • Invista em produtos que acalmem a pele: a pele estressada demonstra sinais como a vermelhidão, o ressecamento e a descamação, que podem ser solucionados com a ajuda de produtos que acalmam e nutram. A água termal é um deles, que é super eficaz devido às suas propriedades naturais.
  • Vitamina C: É importante buscar produtos com vitamina C na fórmula para evitar mais ressecamento e nutrir a pele. Pode ser em gel, creme bem fininho ou sérum específico para a pele.
  • Use dermocosméticos para regenerar a pele a noite: os dermocosméticos regenerativos usados a noite ajudam a hidratar, fortalecer e clarear a pele, assim como a reduzir as olheiras.
  • Produtos Oil free: geralmente, quando a pele está estressada, são indicados cremes hidratantes de textura leve e mais fina, sem muito óleo na formulação, justamente para não deixar a pele do rosto mais pesada ainda. Os produtos chamados de oil free são sempre bem indicados para quem sofre com a oleosidade e o excesso de brilho no rosto. 

Colageno

A Adélia Mendonça possui dermocosméticos para você adicionar à sua rotina de beleza, para sua pele ficar mais bonita e hidratada, ajudando no cuidado e prevenção da pele estressada.

Confira!

  • Eau Thermale – Refrescância antienvelhecimento! Ela veio pra ficar e fazer parte da rotina de beleza de qualquer mulher! Água termal desenvolvida com ativos biotecnológicos: blueberry (ação antienvelhecimento), Venuceane (estimula proteção da célula contra os danos dos raios solares) e aquaporinas (proporciona a retenção de água intracelular conferindo hidratação intensa).
  • Provitality C– Ela é a mais amada quando se fala em anti-idade. Graças a textura levinha, de fácil absorção e alto poder antioxidante, ela se tornou o item mais desejado em qualquer nècessaire. O Provitality C possui a mais alta concentração de vitamina C do mercado: 20%.
  • Revival Face: sérum anti aging amplamente enriquecido com princípios ativos rejuvenescedores, hidratantes, antioxidantes e emolientes. Ideal para o rosto e também para a prevenção da flacidez no pescoço e colo. Possui alto poder de hidratação, nutrição profunda de peles desvitalizadas e reconstrução do tecido.
  • Plenitude Matrigenic Laser Sérum: É um revolucionário sérum antiaging capaz de atuar na reprogramação genética celular, atuando no combate da inversão programada do triângulo da beleza. Possui em sua formulação um complexo de ativos que se combinam de forma a redefinir os contornos faciais eliminando a flacidez, aumentando o volume fácil e minimizando rugas e linhas de expressão a partir da matriz celular, através do mecanismo de ação que condiciona a derme e melhora suas propriedades tensoras. Contém ação de laser tópico (laser em sérum), convertendo o espectro luminoso solar em espectros derivados da luz vermelha visível na pele, de alto potencial colagênico.

Você pode gostar...