Envelhecimento da pele: 5 idades deste processo

O envelhecimento é inevitável, mas vocês já pararam para se perguntar em que idade o espelho nos faz esse aviso e começamos a notar linhas de expressão mais evidentes, cabelos mais fracos, flacidez?

De acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), a pele é o órgão que mais reflete os efeitos da passagem do tempo e alguns fatores provocam seu envelhecimento precoce: a radiação ultravioleta, o consumo excessivo de álcool, o abuso de tabaco e a poluição ambiental, dentre outros. Saber o que acontece com a nossa pele em cada momento da vida também pode ajudar a tratarmos dela da maneira correta.

Uma recente pesquisa americana, realizada por um professor de dermatologia da Harvard Medical School Dr. Alexa Kimball, em parceria com a marca de skincare Olay e a empresa de genética pessoal 23andMe, analisou os genes de mais de 200 mulheres de diferentes etnias ao longo de dois anos. O estudo identificou cinco processos diferentes de células que entram em declínio cinco em diferentes idades.

Segundo a dermatologista Dra Claudia Marçal, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), da American Academy of Dermatology (AAD) e CME (Continuing Medical Education) na Harvard Medical School, o grande objetivo e trunfo da pesquisa foi descobrir o que acontece abaixo da superfície da pele na esperança de desvendar o segredo de ouro de forma a afetar e talvez até mesmo reverter esses primeiros sinais de envelhecimento, bem como o que acontece fisiologicamente.

Uma das teses interessantes encontradas pela pesquisa diz respeito à mudança da questão dos sinais de envelhecimento em relação à idade. “Muitos acreditavam que até os 35 anos estávamos fisiologicamente ótimos e a pesquisa demonstra que a cada época, devido à poluição, ao aumento do nível da radiação solar e outros efeitos, os processos celulares mudam e os efeitos cumulativos do envelhecimento aparecem mais precocemente e todos juntos, principalmente naquelas pessoas que não têm um cuidado preventivo adequado”, esclarece a Dra. Claudia Marçal. “Então a pesquisa apontou essa deficiência em produzir antiglicantes, antioxidantes, a dificuldade de produzir energia mitocondrial que seja utilizada pelas células de todo o corpo para replicação, regeneração e auto reparo, e também a perda imunológica e de defesa, assim como a capacidade de fazer barreira cutânea íntegra, defendendo a pele das hiperreatividades, alergias, eczemas e envelhecimento pelos agressores ambientais”, acrescenta.

envelhecimento

As 5 idades do processo de envelhecimento

  • Aos 20 anos: “É nessa idade que, fisiologicamente, temos o primeiro processo de envelhecimento, com o declínio da produção natural de antioxidantes. Um achado muito importante da pesquisa nesse sentido foi justamente no campo dermatológico na orientação do uso de produtos com Vitamina C estabilizada, Vitamina E, extrato de chá verde, além da hidratação e proteção solar, que eram as recomendações padrão para essa idade.”
  • Aos 30 anos: “O metabolismo do corpo começa a abrandar e isso afeta a bioenergia das células da pele, que alimenta a criação de colágeno e ativa processos de reparação. Com a bioenergia em queda, temos uma pele mais cansada. Nesse ponto, é necessário acelerar o metabolismo da célula de forma tópica, com uso principalmente da Niacinamida, ou Vitamina B3, e ingestão de nutracêuticos reparadores e de sustentação do colágeno, no caso do silício orgânico Exsynutriment e biomassa Bio-Arct, que é um bioenergizante mitocondrial, que estimula a síntese de ATP na mitocôndria, protege a pele durante condições extremas, estimula as defesas naturais da pele, e protege o DNA pela ação da taurina”, recomenda.
  • Aos 40 anos: “A senescência celular entra em ação em um processo em que o ciclo de vida natural das células da pele é menor, e isso pode afetar sua aparência de muitas maneiras”, destaca a dermatologista. Ingredientes recomendados: retinol, ácido glicólico, ácido hialurônico, Fatores de Crescimento e peptídeos se tornam importantes, porque eles ajudar a impulsionar os processos celulares de forma a frear os sinais de envelhecimento que estão começando a ficar muito mais evidentes.
  • Na menopausa e acima dos 50: “A função de barreira da pele enfraquece, o que torna a pele seca e incapaz de reter a hidratação suficiente por si só. Vitamina D, nanoconjugados de silício orgânico e tetrapeptídeos que melhorem o apoio estrutural da pele são recomendáveis, assim como ingredientes provenientes da semente do linho como Sculptessence, sempre em veículos como elixires e séruns, manipulados ou industrializados, mas com alta concentração de ativos”, destaca a dermatologista.

Diferenciadas

Segundo a pesquisa, um grupo de mulheres desafiou os sinais do tempo, quando comparadas às outras. Essas mulheres aparentaram 10 anos a menos que sua verdadeira idade. Os pesquisadores descobriram que elas mostraram a expressão do gene similar. Algumas delas não passaram pela mudança fisiológica com o declínio natural dos antioxidantes aos 20 anos, mas só aos 50 anos. E nesse caso, a pesquisa sugere que 80% do envelhecimento é relacionado ao estilo de vida e o resto tem a ver com a genética.

Sendo assim, a Dra. Claudia Marçal destaca hábitos saudáveis: dormir de sete a oito horas por noite, seguir dieta magra rica em proteína, muita água para se manter hidratado de dentro para fora e, como muitas vezes percebemos dificuldades do organismo de algumas pessoas em absorver todos os nutrientes que consomem, suplementos com silício, peptídeos, aminoácidos, e biotina são fundamentais.

 Linha Antiaging Adélia Mendonça

Os cuidados com o envelhecimento da pele devem ser compatíveis com a característica da pele e seus danos. A linha antiaging de Adelia Mendonça contém os cuidados específicos antienvelhecimento para cada estágio, e promovem a renovação celular, prevenindo e suavizando rugas e linhas de expressão.

Conheça a nossa linha de tratamento antiaging, e independente da sua idade, tenha uma pele sempre radiante.

Aos 20 anos:

Provitality C – é a loção regeneradora a mais amada quando se fala em anti-idade. Graças a textura levinha, de fácil absorção e alto poder antioxidante, ela se tornou o item mais desejado em qualquer nécessaire. Contém o melhor e mais eficiente antioxidante natural: a vitamina C. O seu uso contínuo proporciona uma pele mais clara, iluminada e protegida contra os danos solares no DNA da célula.

Eau Thermale D’Adélia Mendonça – Refrescância instantânea com alto poder hidratante antienvelhecimento! Apresenta em sua composição água termal oriunda dos atóis da Polinésia Francesa e ativos com propriedades calmante, hidratante, anti-irritante, cicatrizante, fortificante e antioxidante. Soma-se a sua composição treze oligoelementos e microminerais que são essenciais ao bioequilíbrio da pele, à exclusiva combinação de ativos: Aquaporinas (retém e facilita o transporte da água entre as células, o que promove hidratação intensa), Venuceane® (ativo que aumenta a proteção UVA) e Blueberry (fruto com rica atividade antioxidante).

Aos 30 anos:

Revival Face – sérum antiaging amplamente enriquecido com princípios ativos rejuvenescedores, hidratantes, antioxidantes e emolientes. Ideal para o rosto e também para a prevenção da flacidez no pescoço e colo. Possui alto poder de hidratação, nutrição profunda de peles desvitalizadas e reconstrução do tecido.

Regeneratrice – Fluido Regenerador: sérum anti-idade diferenciado com ação seborreguladora, controladora da oleosidade, da pigmentação cutânea e com efeito tensor imediato, atua na redução das linhas de expressão e auxilia na prevenção do envelhecimento precoce. Ele incorpora a inédita terapia de reposição dos silícios orgânicos ao dermawhite®, um complexo de origem vegetal, que reduz a pigmentação da melanina através da inibição das enzimas específicas (tirosinase) e pelo efeito quelante a nível dos melanócitos. Promove a manutenção da cor da pele com normalização de depósitos melânicos. Seus ativos de efeito tensor e o ácido hialurônico proporcionam a redução das linhas de expressão e o aumento da tonicidade da face, melhorando os contornos do rosto com estrutura sérum oil control.

 Aos 40 anos:

Precious Cell Complex – sérum facial com Célula Tronco Vegetal da Maçã Suíça, fatores de crescimento e nanoesferas de gás que revitalizam as células tronco da pele e previnem sua deteorização, tratando simultaneamente o envelhecimento cutâneo e a qualidade dos tecidos. Apresenta também, IDP-2 e TGF-B, fatores de crescimento que promovem a recuperação dos tecidos epidérmicos e dérmicos, com inédito mecanismo de preenchimentos das três camadas da pele com reconstrução tecidual das mesmas, proporcionando a renovação celular profunda e estimulação da cicatrização de microferimentos epiteliais.

Plenitude Matrigenic Laser Sérum – cosmecêutico de uso diurno. Atua no combate da inversão geneticamente programada do triângulo da beleza, com um concentrado das bases férteis da alga Undaria pinnatifida, reativa os genes cutâneos hibernados elevando a taxa de reestruturação da matriz extracelular. Ainda, atenua as linhas de expressão, prevenindo e suavizando as rugas através do mecanismo de ação que condiciona a derme e melhora suas propriedades tensoras. Possui ação de laser tópico (laser sérum), convertendo o espectro luminoso solar em aspectros derivados da luz vermelha visível na pele, de alto potencial colagênico.

Na menopausa e acima dos 50:

Revival Ageing – sérum anti-idade desenvolvido para revitalização das células dérmicas, restabelecendo sua umectação e oxigenação, prevenindo a perda de tônus e elasticidade da pele. Possui um blend de ativos que atuam sobre as rugas mais profundas e reposição de fitoestrógenos, sendo indicado para o tratamento de pele com sinais de envelhecimento avançado. Indicado para mulheres com peles menopáusicas ou rugas e sulcos em estágio avançado.

Plenitude Poison Sérum – sérum anti-idade com nanotoxinas dermoestimulantes que suavizam linhas de expressão e rugas. Seu mecanismo de ação firmadora da pele, envolve a atuação em neurotransmissores responsáveis pela contração muscular, promovendo um efeito lifting a curto prazo e de longa duração, hidratando a pele profundamente e combatendo a flacidez das células musculares. Além de outros ativos com benefícios calmantes e com ação antioxidantes de redução dos sinais de envelhecimento. Formulado com peptídeos sintéticos de baixo peso molecular, com ação inovadora que se assemelha à contração muscular decorrente do veneno ofídico: o tripetídeo sintético de veneno de serpetente. Um ativo similar ao peptídeo Waglerin -1, presente no veneno da cobra Tropidolaemus wagleri, que age bloqueando a atividade neuromuscular.

Revival Liffting– Loção tensionadora que auxlia na prevenção antienvelhecimento e com ação firmadora da pele. Possui em sua formulação, um complexo de ativos que se combinam de forma a atenuar rugas e linhas de expressão, redefinir os contornos faciais eliminando a flacidez e o aspecto cansado do rosto. Além disso, também melhora o tônus muscular e aumenta a definição e contorno dos lábios e de todo o rosto. Indicado para peles em quadros de rugas associados a flacidez.

Fonte: Dra. Claudia Marçal, dermatologista da Clínica de Dermatologia Espaço Cariz, com especialização pela Associação Médica Brasileira (AMB), membro titular da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e membro da American Academy of Dermatology (AAD), CME (Continuing Medical Education) na Harvard Medical Sc

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *