Dicas

Folia e alimentação saudável: confira as dicas nutricionais

alimenta____o_para_o_carnaval_3-114337Carnaval e alimentação balanceada parecem não combinar muito devido à dificuldade de se encontrar alimentos e local adequados às refeições durante a folia.

No entanto, de acordo com a nutricionista Marina Andrade, devemos estar mais atentos, pois, “por abusarmos da resistência física, de bebidas alcoólicas e alimentos gordurosos, o organismo precisa de mais atenção”, diz.

É necessária uma alimentação especial e balanceada para evitar ou amenizar os desconfortos e sintomas de ressaca e ainda repor os nutrientes importantes que se perdem durante o carnaval.

Outro aspecto importante é a atenção quanto ao consumo de alimentos em barracas. “A higienização incorreta pode torná-los focos de proliferação de bactérias, podendo causar intoxicação ou alergia alimentar”, alerta Marina.

Crianças e adultos têm cuidados alimentares especiais por serem sensíveis a alimentos mais pesados ou que não fazem parte da alimentação diária, cujo consumo, pode provocar reações de vômito, diarréia ou, na falta de hidratação, até mesmo desmaio. “É preciso consumir alimentos leves como frutas, sucos naturais, vitaminas com leite e frutas, água de coco, picolé de frutas, verduras, legumes, grelhados, assados e refogados, diz.

 

 

carnaval2

 

Para preparar-se para o carnaval, Marina faz um alerta sobre as dietas milagrosas que podem acarretar desidratação, hipoglicemia e até mesmo perda de massa muscular.  “Geralmente, uma pessoa gasta 350 calorias por hora quando está dançando e no samba essa perda sobe para 450 calorias. A recomendação é começar com um controle alimentar na semana anterior, com refeições entre cinco ou seis vezes ao dia, cortando frituras e comidas gordurosas e aumentando a quantidade de proteína no organismo, através de alimentos como clara de ovo, soja, carnes magras, feijão”, orienta.

Para garantir energia e bem-estar durante o carnaval, siga as dicas:

  • Dê preferência para alimentos fontes de carboidrato como arroz, massas, batatas e pães, que irão repor as energias necessárias e que está sendo gasta durante os dias de folia.
  • Devem ser combinadas com comidas leves como legumes, verduras e frutas, que contêm importantes nutrientes e ajudam na reposição das perdas de água e sais minerais geradas pela transpiração, ao contrário das gorduras, as quais demoram muito mais a serem digeridas e se acumulam no organismo com mais facilidade.
  • É de extrema importância a hidratação (água, água de coco, sucos) alternada a alimentação recomendada.

 

Além de cuidar da alimentação, não se esqueça da sua pele: protetor solar sempre! Reaplique de duas em duas horas e, caso se exponha ao sol, dê preferência para os protetores solares com FPS 50 ou 60!

 

5240

 

Você pode gostar...