Glicerina: conheça os benefícios para a pele e cabelos

Pelo menos uma vez na vida, toda mulher já ouviu falar na glicerina. Este elemento, sem cor e nem sabor, está presente na formulação de diversos produtos cosméticos e de beleza, como xampus, condicionadores, dermocosméticos, além de diversos itens de maquiagem. Tudo isso, graças as suas propriedades emolientes e umectantes.  
A dermatologista Denise Chambarelli, que dirige uma clínica homônima no Rio de Janeiro, explica que a glicerina é um componente muito usado em itens para cuidados com a pele e os cabelos. “A glicerina é um líquido transparente e viscoso, utilizado como matéria-prima para diversos produtos, por fornecer proteção à pele. Ela mantém a maciez e a flexibilidade tanto da pele do rosto como do corpo”, esclarece.

Propriedades

Por ser um tri-álcool a glicerina tem a propriedade de reagir com os
ácidos graxos formando mono, di e triglicerídeos. Desse modo a glicerina tem grande aplicação na síntese do monoestearato de glicerina (MEG), triestearato de glicerina, miristato de glicerina, palmitato de glicerina, laurato de glicerina, monooleato de glicerina, que são ésteres muito utilizados nas indústrias cosméticas e farmacêuticas.
Devido as suas propriedades em absorver água a glicerina tem a função
de funcionar como um hidratante e umectante em formulações de produtos cosméticos. Ela mantém a pele hidratada e protege do ressecamento. Outra utilidade da glicerina é impedir que o creme se resseque nas embalagens quando em prateleira e uso.

Pele hidratada

Existem dois tipos de glicerina: a vegetal, extraída de óleos como de palma, babaçu e buriti, e a de origem animal, retirada de sebo ou banha de porco, por exemplo. “Em qualquer um dos casos, ela é considerada natural e agrega propriedades que fazem bem à pele e aos cabelos”, analisa Mariana Chambarelli, médica especializanda em Dermatologia pela UFRJ.

Uma das características mais notáveis da glicerina é sua capacidade umectante, conseguindo atrair a água e fazendo com que a pele a retenha com mais facilidade. O resultado? Cútis hidratada por muito mais tempo.
A dermatologista explica ainda que a glicerina é eficaz na redução de dermatites, acelerando o reparo dos tecidos danificados. Tudo isso graças à sua ação antibacteriana. “É também muito usada na prevenção do envelhecimento. Mantendo a pele sempre hidratada, protegendo contra a ação do tempo e de agentes agressores externos e prevenindo a formação de pequenas rugas”, afirma a médica. 

Benefícios para os cabelos

A glicerina também auxilia na hidratação dos cabelos, mantendo a água no interior dos fios. Como resultado, as madeixas ficam mais fortes e macias. Uma das formas de usar este componente nos cabelos é por meio de itens – xampu, condicionador, máscaras, entre outros – enriquecidos com glicerina

Conheça os dermocosméticos Adélia Mendonça, que foram desenvolvidos com glicerina para hidratação intensiva da pele:

Eau Thermale D’Adélia Mendonça

Água termal biotecnológica com ação de tratamento multifuncional. Apresenta em sua composição uma associação de água termal oriunda dos atóis da Polinésia Francesa, com alto teor de nutrientes e ativos com propriedades calmante, hidratante, cicatrizante, fortificante e antioxidante. Visa aumentar a resistência da pele contra agressões externas, promover a renovação celular e hidratação profunda. Com alto poder anti-inflamatório apresenta excelentes resultados em pós-operatórios dermatológicos e cirurgia plástica. Combate a expressão de cansaço facial, refresca e reconstitui a barreira de proteção cutânea.

água thermal

Volcan C Mousse

Água vulcânica dermatológica em mousse com vitamina C, Lisado Biotecnológico de Maçã e Green Coffee Oil. Apresenta benefícios inéditos para a nutrição, hidratação e luminosidade cutânea. Reequilibra as células de defesa para a maior proteção contra radicais livres, estimulando a síntese de colágeno e elastina. Promove um efeito de blindagem ao DNA celular e inibe os produtos finais em processos de glicação celular.

mousse com vitamina c

Therapy Booster Shampoo

Shampoo nanotecnológico com fatores de crescimento e tecnologia de nanopartículas de ação fortificante bulbar. Sua fórmula exclusiva reúne as mais modernas tecnologias capilares aos fatores de crescimento bioidênticos para a promoção do fortalecimento dos folículos e manutenção do crescimento saudável dos cabelos, mantendo sempre sua hidratação e maciez.

shampoo anti queda

Revival Body

Loção nanocomplexada rica em ativos que atuam no combate ao envelhecimento, com propriedade firmadora da pele. Aumenta a elasticidade e resistência cutânea auxiliando na prevenção das estrias, flacidez e do estiramento abdominal, sendo fundamental o uso durante a gravidez e também em dietas de emagrecimento para evitar o rompimento das fibras elásticas. Promove a manutenção da base de sustentação da pele, com nutrição e oxigenação dos tecidos para um efeito firmador e reepitalizante dos tecidos traumatizados (no pós parto). Ainda, proporciona hidratação de longa duração, repondo a umidade natural e promovendo melhora no tônus da pele.

creme hidratante

Revival Hands PFS 15

Creme hidrantante para as mãos com fotoproteção FPS 15: é um creme leve e suave que harmoniza a proteção eficaz de seus filtros solares e a ação clareadora e reparadora de seus ativos, pois aumenta a capacidade de reestruturação celular, o que promove a manutenção da sua base de sustentação, nutrição e oxigenação. Sua hidratação repõe a umidade natural, formando uma película condicionadora firmemente aderida à pele, transmitindo sedosidade e maciez às mãos.

creme para as mãos

Fonte: Site A Revista da Mulher

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *