Aquaporinas: uma revolução no conceito de hidratação da pele

O processo de ressecamento da pele se intensifica com o passar do tempo. As células desidratadas perdem parte de suas funções, tornando-se deficientes e murchas. Isso lhes rouba a elasticidade e a capacidade de regeneração. Essa perda pode causar o agravamento das rugas e da flacidez, que aumentam gradativamente com a desidratação.

A água é fundamental para a pele humana pois favorece a absorção dos nutrientes necessários para o seu equilíbrio e garante a sua hidratação. Além disso, a água trabalha junto com as fibras estimulando o trânsito intestinal e eliminando as toxinas do organismo impedindo que o seu acúmulo seja refletido na pele.

A pele necessita de umidade para ficar saudável. Mas a boa hidratação da pele é bem mais que beber bastante água. O que realmente importa é como a umidade é distribuída efetivamente pela pele.

Importância da água para nossa pele

  • Evitar a desidratação da epiderme e derme;
  • Evitar a perda da elasticidade e o aparecimento de rugas;
  • Renovar o filme hidrofílico, que é essencial para a função da barreira epidérmica, protegendo de todas as agressões externas;
  • A epiderme também regula a homeostase, limitando a perda de água pela pele.

Por isso, as empresas de cosméticos estão investindo cada vez mais em tecnologia e na descoberta de ativos que mantém a beleza da cútis. É o caso das aquaporinas, principal sistema de irrigação dos tecidos do corpo, que surgiu como uma nova proposta de hidratação, um avanço considerável no mundo da cosmética.

Beautiful model woman with splashes of water in her hands

A história atrás de uma nova geração de hidratantes

Em 2003, o bioquímico norte-americano Peter Agre ganhou o Prêmio Nobel de química por uma descoberta pioneira. Ele alcançou a raiz do funcionamento da osmose, descobrindo que as proteínas formam canais microscópicos nas membranas celulares, para facilitar o transporte de água e outras moléculas de uma célula para outra. Estes canais são chamados aquaporinas.

aquaporinas

O que são e como funcionam:

As aquaporinas são canais localizados na membrana das células que conduzem as moléculas de água para dentro e para fora dessas estruturas, bloqueando a passagem de outras substâncias. Como as células da pele são formadas basicamente de líquidos, isso é muito importante para mantê-las jovens. Elas formam uma rede vital para a hidratação da pele. Quanto mais houverem, melhor será o transporte de umidade para hidratar a pele.

Hidratação prolongada

Os cosméticos que ativam a produção de aquaporinas ampliam a irrigação, melhorando em até 50% a capacidade de hidratação. Se forem associados a outros ativos que retém a água, o resultado pode ser ainda melhor.

A descoberta ganha mais importância quando se trata de ressecamento intenso. As pesquisas mostraram que quem tem pele seca possui um número menor de aquaporinas no organismo.

A nova geração de hidratantes está chegando justamente para evitar esse efeito.

aquaporinas1

Graças às pesquisas incansáveis de todos os que estão envolvidos na área da beleza, hoje é possível envelhecer lindamente.

A Adélia Mendonça possui dermocosméticos poderosos com as Aquaporinas. Eles são fundamentais para você colocar entre seus cuidados de beleza para manter sua pele super hidratada, elástica e maravilhosa!

Confira:

Eau Thermale D’Adélia Mendonça

Refrescância instantânea com alto poder hidratante antienvelhecimento! Apresenta em sua composição água termal oriunda dos atóis da Polinésia Francesa e ativos com propriedades calmante, hidratante, anti-irritante, cicatrizante, fortificante e antioxidante. Soma-se a sua composição treze oligoelementos e microminerais que são essenciais ao bioequilíbrio da pele, à exclusiva combinação de ativos: Aquaporinas (retém e facilita o transporte da água entre as células, o que promove hidratação intensa), Venuceane® (ativo que aumenta a proteção UVA) e Blueberry (fruto com rica atividade antioxidante).

Clean up Solution Micellaire

Água micelar com dermonutrientes, especial para tratamento e limpeza da pele sensível ou maquiagem do dia a dia. Formulada com água termal originária da Polinésia Francesa, considerada uma das mais puras e ricas em nutrientes que acalmam e suavizam peles sensíveis, e micelas, que englobam e absorvem a sujeira da pele, retirando as impurezas, toxinas, oleosidade e maquiagem sem a necessidade de enxágue. Os dermonutrientes presentes na sua formulação promovem uma limpeza suave em peles sensíveis e envelhecidas, estimulando a hidratação em níveis celulares e prevenindo o envelhecimento. Ideal para a limpeza de peles extra sensíveis, em processos acneicos inflamatórios, rosáceas ou naturalmente sensíveis (naturalmente ou por processos químicos).

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *