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Lumbersexual: o novo homem que desponta e suas necessidades estéticas

Já é sabido que a vaidade é uma grande característica do povo brasileiro, e o campo da cosmiatria é bastante amplo. A cada minuto é uma informação nova, um produto, uma nova tendência, um novo estilo. E nos últimos tempos, os homens têm se mostrado bem mais vaidosos e estão desembolsando mais em produtos de cuidados pessoais, mesmo em um ano de desaceleração econômica.

Segundo dados da Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (Abihpec), o setor de produtos para a beleza masculina cresce cerca de 10% ao ano dando margem às inovações da indústrias de cosméticos. Os homens foram responsáveis por 35% dos gastos com produtos de higiene e beleza até junho de 2015 e os seus produtos considerados de necessidade básica cresceram 2,3% na comparação entre junho de 2014 a junho de 2015.

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Isso é resultado de uma mudança de comportamento. Foi-se o tempo em que o homem usava qualquer cosmético que encontrava no banheiro de casa, hoje, eles estão mais conscientes das necessidades de cuidados com a pele.

E um pouco dessa mudança de comportamento deve-se ao fato de personalidades admiradas pelo público começarem a ganhar maior visibilidade na mídia através de campanhas publicitárias, agregando valor e divulgando para o mundo produtos cosméticos.

E em 2016, o mercado de produtos para a beleza masculina direcionou seus olhares para a criação de segmentos voltados para este público, pois viu uma grande oportunidade de crescimento. E para atrair a atenção masculina tem se reinventado e está em constante aquecimento e trazendo novos lançamentos que condiz com a nova postura do homem moderno. Sendo a pesquisa “Hábitos e Atitudes”, conduzida pela TNS Global, aponta os homens como consumidores mais fiéis, pois compram produtos como manutenção, diferente das mulheres que adquirem itens por vontade de transformação.

Mais que o apelo do “produto 2 em 1”, eles procuram itens que vão servir melhor as suas necessidades e lhe trarão os benefícios esperados de uma forma mais versátil e multifuncional, pois homens não gostam de rituais. Os produtos devem apresentar resultados rápidos, pois se isso não acontecer acabam desistindo do seu uso. Outra coisa fundamental também é que estes produtos não devem deixar evidências ou vestígios do uso, pois os homens gostam de discrição.

 

Mudança de comportamento

A mudança do comportamento masculino em relação à própria beleza é um fenômeno mundial. A aposta do mercado global para os próximos anos é a consolidação de um consumo mais forte em cosméticos, do que em produtos de higiene pessoal.

Uma pesquisa feita pela JWT com mil homens nos Estados Unidos e Inglaterra mostra que os cosméticos estão cada vez mais presentes na vida masculina:

  • 54% usam produtos para os cuidados com a pele (hidratantes e cremes para os olhos)
  • 33% depilam ou remove os pelos
  • 39% usam protetor para lábios
  • 29% fazem manicure
  • 24% investem em tratamentos faciais
  • 13% depilam a sobrancelha
  • 19% fazem bronzeamento artificial
  • 11% usam pós-bronzeadores
  • 10% aplicam corretivos
  • 9% usam base

Lâminas de barbear, loções pós-barba e sabonetes são apenas o começo da atual revolução masculina no mercado brasileiro de cosméticos. Esse setor dobrou de 2009 para cá e a estimativa é que continue crescendo 7,1% ao ano até 2019, quando o Brasil deve se tornar o maior mercado do mundo na categoria, com vendas estimadas em US$6,7 bilhões, segundo a Euromonitor International.

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Homens e seus segredinhos

A pele do homem possui as mesmas estruturas e funções da pele da mulher. Porém o desenvolvimento de produtos especificamente para a pele masculina, deve-se atentar para as necessidades cutânea e também que respeitam o metabolismo acelerado de sua pele. Para isso é importante compreender as diferentes características de estruturação da pele masculina em relação a pele feminina.

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Uma das principais diferenças na estruturação da pele do homem em relação a da mulher é o fluxo hormonal que é diferenciado para ambos – a secreção de hormônios androgênicos explica as diferenças de estrutura e aparência entre as peles, e isso influi em como os primeiros sinais do envelhecimento serão evidenciados para cada gênero.   Outra diferença na pele masculina, é que a mesma possui uma epiderme mais espessa por conta de uma maior queratinização das células epidermais – isso pode ser um ponto relevante quando se pensa na formulação de produtos antiaging para homens em que sua atuação seja na derme, pois a barreira em que os ativos devem penetrar é maior do que em produtos femininos.

A pele masculina é rica em fibras de colágeno, sendo mais resistente às agressões diárias e mantêm-se jovem durante mais tempo. No entanto, sofre com a agressão diária do barbear (o crescimento da barba é de 0,4 mm por dia), dando origem a irritação, desidratação, fissuras e foliculites (pelos encravados). Possui também maior atividade das glândulas sebáceas, o que justifica a maior incidência de problemas dermatológicos originados pelo excesso de oleosidade na pele masculina, uma vez que o sebo serve como nutriente para bactérias (como a Propionibacterium acnes) que causam acne ou fungos (M. globosa e/ou M.restricta) responsáveis pela dermatite no couro cabeludo dos homens, causando as caspas.

Na tabela abaixo podemos pontuar algumas diferenças estruturais básicas:

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A evolução do mercado masculino

É importante adicionar novos passos à rotina de higiene e cuidados masculinos. O mercado cosmético está em evolução e a tendência é explorar novos produtos exclusivos para este público específico, onde em um só produto apresente multibenefícios que ofereçam uma única experiência.

No quadro abaixo algumas características que estes produtos devem apresentar:

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Dentro destas características, alguns produtos ganham destaque:

  • Protetor solar – toque seco
  • Cuidados com o corpo e áreas específicas (mãos e pés);
  • Talco seco antisséptico para os pés -aerosol
  • Corretivo;
  • Contorno dos olhos e olheiras;
  • Maquiagem (BB e CC creams)
  • Controle de oleosidade;
  • Gel de banho + shampoo + barba com controle de oleosidade e caspa;
  • Ap/ Body Spray;
  • Hidratante + antiaging;
  • Espuma de limpeza + acne;
  • Pós barba + protetor solar + hidratante + antienvelhecimento

Os produtos capilares específicos masculinos têm cada vez mais se voltado a multifuncionalidade e não somente sob o foco anti caspa. Os homens desejam encontrar shampoos e condicionadores com benefícios extras. Em 2013, 8% de todos os lançamentos do segmento teve esta reivindicação.

Os produtos antiaging também estão em alta, segundo dados Mintel, 26% dos homens brasileiros estão preocupados com sinais de envelhecimento na pele e 22% com a pele oleosa, índice superior aos Estados Unidos ou Reino Unido.

Produtos para pelos faciais, como cremes e óleos para estimular o crescimento da barba, também são destaque nesta inovação do mercado cosmético.

 Apesar dos homens estarem mais interessados em tecnologia do que as mulheres (67%), vale ressaltar que neste mercado as vezes optar pelo simples é o melhor caminho. E um ponto relevante que o mercado deve estar atenção é sobre como estes produtos são apresentados. As suas embalagens ganham destaque, para começar o nome do produto deve ser fácil de pronunciar, pois familiaridade é a palavra chave para o homem. Outro ponto é a associação de cores para sinalizar produtos para o cuidado masculino, no caso a preferência é por cinza, azul e preto. Ao formato se agrega a simplicidade, fácil de abrir e usar, além de poucas informações, o homem é mais visual e o uso de ícones é muito bem-vindo.

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E ainda há espaço para o crescimento deste mercado, para isso deve-se levar em conta a necessidade de segmentação clara por gênero no ponto de venda e apresentar ao público as diferenças na formulação mulher x homem.

Outro dado importante é sobre onde encontrar consumidor. Hoje vivemos em um mundo conectado, e a internet pode ser uma boa opção para localizar e atrair este consumidor.

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Lumbersexual: a nova tendência para a estética men care 

Nos anos 2000 o mundo descobriu uma nova categoria de homens: o Metrossexual. Homens vaidosos e que não tinham o menor receio de assumir isso. Mas uma nova tendência de personalidade, aparência e comportamento masculino surgiu: o Lumbersexual, o extremo oposto ao Metrossexual. Resultado da união entre “lumberjack” (lenhador) e “sexual”, o termo é utilizado para identificar os indivíduos inspirados no universo do lenhador.

Atualmente, ter pelos no rosto não é um sinal de desleixo, mas uma área para ser cuidada. O uso da barba e seus cuidados, é uma tendência que vêm crescendo entre os homens nos últimos anos.

No Reino Unido, cerca de 43% dos homens e 42% das mulheres acham que está na moda o uso de barba para os homens, já na França 64% dos homens franceses possuem barba.

Com a evolução e aceitação deste novo estilo de aparência masculina logo surgiram produtos cosméticos que permitem aos homens modelarem, higienizarem e terem maiores cuidados com os pelos faciais.

A Adélia Mendonça Cosméticos inovou de forma original este segmento, com o GENTLEMAN’S BEARD OIL, óleo facial específico para homens que têm barba. Em um único produto os fios são fortificados, favorecendo seu crescimento e impendido a queda. Protege também contra as radiações solares, através da ação de seus filtros solares, sem deixar resíduos ou acúmulo oleoso e 100% livre de óleos minerais.

Este inédito blend de óleos essenciais é composto por: Extrato de girassol, Extrato de buriti, Extrato de urucum, Extrato de semente de uva, Óleo de argam, Lavanda francesa, óleo essencial de Melalêuca, Extrato de zedoária, Extrato de bétula e Lactato de mentila, que atuam em diversos processos metabólicos, regenerativos, revitalizantes, antissépticos, antioxidantes, entre outros. Proporcionam nutrição e restauração para os pelos da barba e bigode. Conferindo efetivamente uma grande função terapêutica além de tratar o fortalecimento do fio da barba no bulbo, diretamente.

Sua composição ainda conta com filtros solares seguros e eficazes, graças aos ativos Benzofenona 3 e Metoxicinamato de octila que fornecem proteção UV suplementar, absorção dos raios na faixa de UVB e estimulação da atividade SPF. Confere juntamente com o Triglicerídeos cárprico e a Manteiga de Cupuaçu características emolientes, altamente compatíveis com a pele do homem moderno, que precisa de produtos práticos e objetivos para seu dia a dia.

GENTLEMAN’S BEARD OIL proporciona um toque agradável, maciez e suavidade à pele, possibilitando a recuperação da umidade e elasticidade natural da pele principalmente em peles secas e maltratadas. Também, possui aroma suave e sensorial mentolado.

Proporcione este cuidado a sua barba e o bigode, pois eles merecem SIM um plus de hidratação, brilho, luminosidade e proteção solar com ativos adequados.

Portanto, podemos concluir que a ascensão da estética men care exige um pouco mais de atenção do que utilizar uma mesma fórmula num frasco azul ou uma fragrância amadeirada. Os consumidores estão antenados às inovações e se motivando a educar-se cada vez mais sobre os produtos que utilizam.  Afinal, como podemos perceber, durante os últimos anos no mercado, beleza é coisa de homem também.

 

 

 

 

 

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