Niacinamida na dermatologia

A niacinamida é a forma amida do ácido nicotínico ou niacina (vitamina B3), sendo utilizada há mais de 40 anos na dermatologia e encontrada em diversos produtos cosméticos de sucesso no mercado, como cremes, loções e sabonetes, entres outros. Apresenta uma série de características que a qualifica como um excelente e seguro ativo cosmético, sendo promissor para o tratamento de várias disfunções cutâneas inflamatórias, problemas de pigmentação, acne, ressecamento e fotoenvelhecimento.

Da ciência para os produtos cosméticos

A niacinamida pertence à família das vitaminas B, também conhecida como vitamina B3 ou nicotinamida. Ela é essencial na alimentação e está contida em muitos gêneros alimentícios, como legumes, hortaliças, frutas, grãos e carnes.

A vitamina B3 é essencial para que as células realizem uma série de processos fisiológicos.

niacinamida

A niacinamida foi reconhecida no século XX como a vitamina que evita a pellagra, uma doença epidérmica caracterizada por graves lesões cutâneas. Caracterizada pela hiperpigmentação e engrossamento da pele, inflamação da língua e boca, incômodos digestivos incluindo indigestão, anorexia e diarreia. Originalmente, a niacinamida chamava-se vitamina PP (Pellegra Preventive).

HISTÓRIA DA NIACINAMIDA

niacinamida1

É um componente essencial de coenzimas envolvidas no transporte de hidrogênio, como NAD (dinucleótido de nicotinamida e adenina), NADP (fosfato de dinucleótido de nicotinamida e adenina) e suas formas reduzidas, NADH e NADPH que participam de muitas reações biológicas de oxidação e redução.

NIACINAMIDA – FUNÇÃO BIOQUÍMICA

niacinamida2

A aplicação da niacinamida estabiliza a função barreira cutânea, reduz a TEWL e melhora a hidratação do estrato córneo. Aumenta a síntese de proteína, como queratina. Em múltiplos estudos clínicos, foi confirmada sua ação na melhora da aparência da pele envelhecida, fotoenvelhecida, ressecada ou com acne.

Estas características aliadas a boa penetração cutânea da niacinamida, fazem dela um agente interessante na cosmética. Apresenta ainda propriedades como ausência de irritação, descamação, fotossensibilização ou efeito comedogênico.

Esta multiplicidade de funções confere à niacinamida uma grande variedade de ações para a pele:

  • Fortalecimento da barreira epidermal
  • Hidratação
  • Antienvelhecimento
  • Clareadora da pele
  • Antiacne

Hidratação e a barreira cutânea

A pele é uma barreira altamente eficaz contra o ambiente externo quando está bem hidratada. Uma pele seca torna-se menos flexível e cada vez mais propensa a danos, rachauras e infecções. Por isso, maciez, flexibilidade e hidratação são relacionadas as propriedades de barreira da camada córnea.
Observou-se que a niacinamida, após sua aplicação, é capaz de estimular a biossíntese das ceramidas, de glucosilceramidas e de esfingomielina, aumentando a quantidade de ácidos graxos no estrato córneo, o que ocasiona uma redução da TEWL (perda de água transpidermal) e melhora a função barreira cutânea.

Um estudo realizado por Tanno et al mostrou que 2% de niacinamida reduziu a TEWL em 27% em 4 semanas. Ao mesmo tempo, ácidos graxos livres e ceramidas na camada córnea foram aumentados em 67% e 34%, respectivamente.

niacinamida3

niacinamida4

A niacinamida também aumenta a síntese de queratina e estimula duas proteínas epidérmicas: filagrina e involucrina. As filagrinas desempenham função crucial na agregação de queratinócitos e a involucrina é um componente do envoltório cornificado dos corneócitos.

niacinamida5

Melhora na aparência da pele e processo de envelhecimento

O envelhecimento cutâneo é caracterizado por grandes mudanças na pele, tais como redução da elasticidade, estrutura mais fraca e rugas aparentes. Um fator importante é a perda gradual de fibras de colágeno e elastina sintetizadas nos fibroblastos. Uma estratégia recomendada na prevenção do envelhecimento da pele é reduzir a quebra de colágeno, ao mesmo tempo que se aumentam os fibroblastos.

Estudos com fibroblastos humanos mostraram que a niacinamida estimula novos fibroblastos em 20% e a secreção de colágeno em 54%. Também restaurou os níveis de NADH e NADPH, quando adicionada a culturas de fibroblastos de doadores idosos.

Portanto, a niacinamida pode contribuir para reduzir os sinais de envelhecimento da pele.

niacinamida6

Concede um tom de pele uniforme

A niacinamida tem a capacidade de inibir a transferência de melanina dos melanócitos para as camadas mais externas da pele. Esse processo é capaz de evitar a propagação de melanina e, consequentemente, o escurecimento de regiões da epiderme, caracterizada por manchas. Por melhorar o fortalecimento da barreira cutânea e a textura da pele, a niacinamida promove a diminuição da palidez da região em que é aplicada, bem como uma maior luminosidade.

É importante citar que este ativo não inibe a produção da melanina, mas impede a sua dispersão e que escureça áreas da epiderme.

niacinamida7a

Um estudo clínico com voluntários confirmou a atividade clareadora da pele. Eles aplicaram um creme com 5% de niacinamida por 8 semanas. Manchas de idade em torno do olho e bochecha diminuíram significativamente.

niacinamida8

Por ser uma matéria prima segura, a niacinamida não irrita ou sensibiliza a pele como outros ativos clareadores, e não apresenta ação fotossensibilizante como os retinóides. Isso permite que seja utilizada na formulação de produtos para pessoas com peles sensíveis e que desejam clareamento cutâneo com segurança.

Reduz a aparência da acne

A niacinamida é capaz de interferir na atividade das glândulas sebáceas, apresentando uma ação diminuidora da taxa de secreção de sebo. É também comparável a agentes bacteriostáticos utilizados no tratamento da acne vulgar, além de exibir propriedades anti-inflamatórias que auxiliam na redução do eritema e efeitos clareadores na diminuição da hiperpigmentação pós acne. Outra característica considerada é a indução ao risco de resistência bacteriana.

Um estudo comparando a aplicação tópica, 2 vezes ao dia por 8 semanas, de gel de clindamicina 1% com gel de nicotinamida 4% no tratamento de acne vulgar moderada mostrou que a nicotinamida obteve melhores resultados que o tratamento com clindamicina.

MELHORA DOS PACIENTES

niacinamida9

REDUÇÃO DAS LESÕES ACNEICAS

niacinamida10

REDUÇÃO DA GRAVIDADE DA ACNE

niacinamida11

Os múltiplos efeitos benefícios sobre a pele torna a niacinamida, um ativo essencial para produtos inovadores de cuidado com a pele. Oferece também a vantagem de ser utilizada junto com uma gama de matérias primas sem que problemas de incompatibilidade ou instabilidade ocorram.

niacinamida12

Conheça os dermocosméticos da linha Adélia Mendonça que contêm este excelente e seguro ativo cosmético:

Acnology Peel – Este peeling inédito reúne em sua formulação um composto de lipossomas ácidas, esfoliantes físicos, agentes descontaminantes e esfoliantes enzimáticos, além de litocosméticos exclusivos e complexo purificante com areia de Bora Bora. Devido à combinação de suas propriedades anti-inflamatórias, cicatrizantes, secativas, bactericidas, Acnology Peel equilibra as manifestações da acne, e remove as células mortas com profundo efeito remineralizante. Tornando-se o procedimento totalmente seguro e anti-irritante, com profundo efeito detox. A combinação de ativos esfoliantes totalmente naturais que associados à biotecnologia, promovem um resultado seguro e ao mesmo tempo potente.

Clean Face Whitening – Agrega a linha despigmentação uma fórmula exclusiva que reúne potentes agentes clareadores, antioxidantes, umectantes, e de ativação da regeneração celular. Atua na uniformização da tonalidade facial bloqueando a biossíntese epidermal da melanina e sua proliferação, através da inibição da oxidação enzimática da tirosina, como também diminui a transferência da melanina já formada para os recipientes de queratinócitos. Restaura a saúde, beleza das regiões hiperpigmentadas, com manutenção do equilíbrio bio-facial. Possui outros benefícios que se estendem à ação antienvelhecimento, bem como à reparação dos danos oxidativos provocados pela radiação UV na pele. 

Daily Protection Gel FPS 15 e 30 – formulados para darem ampla proteção contra as radiações solares. São também coadjuvantes na ação de prevenção da acne, combate à oleosidade excessiva, com controle da secreção sebácea e redução do brilho excessivo da superfície da pele.

TRATAMENTO CLINÍCO

Acnology Mask – é uma máscara facial rica em ativos que reduzem e equilibram as manifestações seborreicas, tonificando de forma profunda a pele. Possui ação cicatrizante, regeneradora e calmamente, auxiliando no clareamento de escoriações decorrentes do processo acneico. Devido a presença de seus cromóforos fotoestimulados, possui atuação otimizada em tratamento de led/laser. Pode ser utilizada como máscara biovetorizada sem enxague ou com o uso de led/laser.

Plenitude Mask – é uma máscara antiaging leave in com nanoativos dimensionais que age diretamente nas contrações da pele, evitando a formação de rugas e linhas de expressão. Possui ação rápida com efeitos tensores imediatos, tonificando a pele de forma profunda. Promove intensa hidratação cutânea e atuam eficazmente sobre as manchas senis. Pode ser utilizada como máscara biovetorizada sem enxague ou com o uso de led/laser.

Rubi Peel Complex – É um sérum fotoativado que veio para agregar o protocolo de tratamento de despigmentação facial. Formulado para uso associativo em terapias fotodinâmicas com leds e laser baixa potência, visa tratar com segurança melasmas de diferentes etnias e extensões. O peeling alia rubi micronizado, ativos cromóforos e UV absorvedores aos ácidos dicloroacético, kójico e Ferúlico, hidróxido de amônia, azeloglicina, niacinamida, papaína, extrato de Phyllanthus Emblica, gluconolactona, complexos minerais orgânicos e prata metálica.

Safira Peel Complex – Sérum fotoativado desenvolvido pela linha Adélia Mendonça para tratamento de rejuvenescimento facial. Formulado para uso associativo em terapias fotodinâmicas com leds e laser baixa potência, com ação intensa na correção dos sinais de envelhecimento, reduzindo rugas e linhas de expressão e combatendo a flacidez. O peeling alia safira micronizada, ativos cromóforos e UV absorvedores aos ácidos dicloroacético, glicólico, ferúlico e pirúvico; niacinamida, papaína, complexos minerais orgânicos e prata metálica.

Citrino Peel Complex – Sérum fotoativado que proporciona um novo conceito em tratamento de acne. Formulado para uso associativo em terapias fotodinâmicas com leds e laser baixa potência, possui intensa ação bactericida, equilibra a oleosidade, reduz o espessamento da camada córnea e libera a secreção dos folículos pilossebáceos. O peeling alia citrino micronizado, ativos cromóforos e UV-absorvedores aos ácidos mandélico, ferúlico, pirúvico e salicílico; azeloglicina, niacinamida, papaína, gluconolactona, complexos minerais orgânicos e prata metálica.

Turmalina Peel Complex – Sérum fotoativado para o tratamento de mãos e braços. Formulado para uso associativo em terapias fotodinâmicas com leds e laser baixa potência, visa tratar duas principais disfunções cutâneas, o envelhecimento e a melanose solar, minimizando a flacidez, restituindo a elasticidade e o colágeno, aumentando a densidade cutânea e controlando as manchas senis. O peeling alia turmalina micronizada, ativos cromóforos e UV-absorvedores aos ácidos dicloroacético, múcico, fítico, ferúlico e maslínico; extrato de Phyllanthus Emblica, niacinamida, papaína, Biopolímero de Algas Marinhas, complexos minerais orgânicos e prata metálica.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *