Séruns faciais: sua função e benefícios!

Pele bonita e saudável é uma premissa básica da beleza. Atualmente, o mercado disponibiliza diversos tipos de produtos com veículos diferentes, que agradam e atendem às necessidades de todos os tipos de pele. Mas muitas vezes não sabemos por onde começar, por qual optar e nem mesmo qual a sua função. Como um veículo pode impactar na eficácia de um cosmético?

O veículo cosmético é quase sempre composto substâncias cuja finalidade é dar forma ao cosmético, solubilizar e veicular as matérias primas e ativos. Ele também é responsável por favorecer ou reduzir os efeitos dos princípios ativos e aumentar ou reduzir a sua aceitação pela pele, promovendo uma absorção acentuada ou reduzida. A escolha do tipo de veículo deve se basear na compatibilidade com os outros componentes e também no tipo de pele a que se destina o produto. Ou seja… conhecer o veículo adequado para seu produto é fundamental para o cosmético ser bem incorporado pelos tecidos da pele e com isso, seu tratamento ser um sucesso.

Confira alguns veículos cosméticos convencionais:

Loção: corresponde a uma solução de substâncias químicas em que o líquido é transparente ou opaco, incolor ou colorido, podendo seu veículo ser constituído por água, álcool, propilenoglicol ou outros, só ou ministrados entre si.

Cremes: formas cosméticas pastosas, emulsionadas, compostas essencialmente de água e substâncias graxas que, dependendo do tipo de emulsão e dos ingredientes, destinam-se à limpeza, proteção, hidratação, nutrição e conservação de um aspecto sadio da pele.

Emulsão: é um sistema constituído de duas fases que podem ser dois líquidos, ou líquido e sólido, ou líquido e gás, onde os dois são completamente imiscíveis. Uma das substâncias, geralmente o líquido, é disperso no outro e ele permanece no sistema em estado de pequenas gotículas. Proporcionam consistência ou viscosidade, estabilidade, comportamento na aplicação na pele, cor e odor.

Tônicos: são soluções que contém atributos de refrescância e agentes promotores de circulação. Geralmente são soluções transparentes de baixa viscosidade.

Gel: forma viscosa obtida mediante coloides protetores transparentes ou não e que podem deixar ao secar uma película plástica, dependendo de sua formação.
Quem gosta de novidades em cosméticos deve ter percebido que um item facial vem se multiplicando nas prateleiras de produtos para a pele, tornando-se muito querido no mundo da cosmética: O sérum!

O sérum é uma forma de apresentação, como o nome o designa, com aparência, textura e penetrância semelhante a um soro. Tem a capacidade de carregar em sua composição até elevadas concentração de ativos, e serve de base para transportar outros ativos da fórmula com mais eficácia, o que torna os cosméticos mais potentes.

Mas afinal o que é um sérum?

O sérum é um fluido altamente concentrado em princípios ativos específicos, que possui textura suave e de rápida absorção, ideal para quem gosta da sensação de pele sequinha e natural. Possui consistência aquosa, não gordurosa e textura muito leve e fluída, o que faz com que a sua absorção seja mais rápida, penetrando profundamente na pele. Graças aos polímeros adicionados em sua formulação, as gotículas de óleo são “aprisionadas”, deixando o toque aquoso e não oleoso.

Para entender melhor, ele pode ser definido como um intermediário entre o creme e o gel, já que não é tão denso como o primeiro e nem tão seco como o segundo.

O sérum oil free é recomendado para todos os tipos de pele, das mais secas até mesmo as mais oleosas. No Brasil, os séruns foram extremamente bem recebidos, por apresentarem esta textura fluida e não deixarem a pele oleosa, com aspecto brilhante em excesso ou pegajosa, além de poder ser usado em qualquer idade, uma vez que existem séruns específicos para cada caso.

Os benefícios deste produto são muitos e tem sido cada vez mais uma das preferências das mulheres no cuidado da pele do rosto.

Por ser tão concentrado e de fácil absorção pela pele, o sérum consegue agir nas diferentes camadas cutâneas e, assim, atuar à favor da saúde e da beleza.

banner-serum-gotas-potentes

Os benefícios do sérum facial:

  • Textura extremamente leve, consistência aquosa e absorção rápida
  • Eficiência na alta concentração de ativos
  • Penetração a níveis mais profundos na pele
  • Indicado para todos os biotipos

Atualmente, os séruns já são produtos de aplicação diária e os mais comuns são os séruns antienvelhecimento. Todavia, existem outros tipos, cuja importância não deve esquecida: séruns clareador, séruns iluminadores, séruns antiacne, entre outros.

Mas atenção! O sérum facial deve ser aplicado com cuidado, nada de exageros. Poucas gotas já são suficientes para garantir uma pele bonita e hidratada.

A cosmiatria de Adélia Mendonça associados os benefícios do sérum:

Acnology Nanoserum – Sérum acne control com nanoativos e blends ácidos;

Constitui um tratamento eficaz no combate da acne. Possui propriedades hidratantes, suavizantes e antioxidantes. Contribui para o controle da oleosidade, tão comum à pele brasileira, bem como a ação umectante que proporciona hidratação intensa e ação calmante. Contém ainda, ação clareadora sobre as manchas provocadas pela cicatrização das escoriações cutâneas, além da atuação intensa sobre o quadro acneico. Sua textura tecnológica permite absorção em níveis inéditos, e resultados surpreendentes.

Clean Face Whitening – Sérum clareador com alfa arbutin e complexos ácidos:

Possui uma combinação de ativos clareadores, antioxidantes, umectantes e de ativação da regeneração celular. Age na uniformização do tom da pele com potente ação de bloqueio sobre a síntese da melanina, por meio da inibição da oxidação enzimática da tirosina. O Clean Face Whitening atua em cinco fases da cadeia da melanogênese, eliminando manchas já formadas e prevenindo o aparecimento de novas. Contém ainda ésteres de vitaminas que promovem elasticidade e aumento da iluminação e hidratação da pele, além de potente ação antienvelhecimento. Sua fórmula dispõe do Alfa Arbutin, agente clareador cujas propriedades foram demonstradas por estudos científicos possuir eficácia superior a outros ativos despigmentantes na mesma concentração associado a outros complexos.

Plenitude Matrigenic Laser Sérum:

É um revolucionário sérum antiaging capaz de atuar na reprogramação genética celular, atuando no combate da inversão programada do triângulo da beleza. Possui em sua formulação um complexo de ativos que se combinam de forma a redefinir os contornos faciais eliminando a flacidez, aumentando o volume fácil e minimizando rugas e linhas de expressão a partir da matriz celular, através do mecanismo de ação que condiciona a derme e melhora suas propriedades tensoras. Contém ação de laser tópico (laser em sérum), convertendo o espectro luminoso solar em espectros derivados da luz vermelha visível na pele, de alto potencial colagênico.

Plenitude Poison Sérum:

É um sérum anti-idade com nanotoxinas dermoestimulantes que suavizam linhas de expressão e rugas. Seu mecanismo de ação firmadora da pele, envolve a atuação em neurotransmissores responsáveis pela contração muscular, promovendo um efeito lifting a curto prazo e de longa duração, hidratando a pele profundamente e combatendo a flacidez das células musculares. Além de outros ativos com benefícios calmantes e com ação antioxidantes de redução dos sinais de envelhecimento. Formulado com peptídeos sintéticos de baixo peso molecular, com ação inovadora que se assemelha à contração muscular decorrente do veneno ofídico: o tripetídeo sintético de veneno de serpetente. Um ativo similar ao peptídeo Waglerin -1, presente no veneno da cobra Tropidolaemus wagleri, que age bloqueando a atividade neuromuscular.

Precious Cell Complex – Sérum genocosmético com célula tronco vegetal e fatores de crescimento

É um nanosérum formulado com a combinação inédita de fatores de crescimento, célula troco vegetal de maça suíça, neuroestimuladores cutâneos de endorfina, lipossomas de oxigênio e ácido hialurônico de baixo peso molecular. Revolucionando os tratamentos antiaging com ação auto regeneradora, incrementadora da longevidade celular, estimuladora da produção de biomatriz nas três camadas (hipoderme, derme e epiderme) e na recuperação de tecidos traumatizados: pós peelings, pós terapia indutora de colágeno (dermaroller) e em todas as fases dos processos cicatriciais da face.

Regeneratrice – Fluido regenerador

É um sérum anti-idade diferenciado com ação seburreguladora, controladora da oleosidade, da pigmentação cutânea e com efeito tensor imediato, atua na redução das linhas de expressão e auxilia na prevenção do envelhecimento precoce. Ele incorpora a inédita terapia de reposição dos silícios orgânicos ao dermawhite®, um complexo de origem vegetal, que reduz a pigmentação da melanina através da inibição das enzimas específicas (tirosinase) e pelo efeito quelante a nível dos melanócitos. Com blend que associa um complexo dos ácidos cítrico, glucônico e ferúlico ao extrato de Waltheria indica, Regeneratrice promove a manutenção da cor da pele com normalização de depósitos melânicos, sendo portanto, indicação eficaz para peles com sardas e manchas suaves. Seus ativos de efeito tensor e o ácido hialurônico proporcionam a redução das linhas de expressão e o aumento da tonicidade da face, melhorando os contornos do rosto com estrutura sérum oil control.