Tudo que você precisa saber para evitar danos do sol na pele

Se você sabe da importância da fotoproteção diária,mas ainda tem uma série de dúvidas, preparamos um guia de perguntas e respostas para tornar tudo mais claro. O dermatologista Dr. Jardis Volpe, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia e da Academia Americana de Dermatologia, explica abaixo, tim-tim-por-tim-tim, o que você precisa saber sobre fotoproteção:

Quem precisa de protetor solar?

Todos. “O uso de protetor solar pode ajudar a prevenir o câncer de pele, protegendo-o dos raios ultravioleta nocivos do sol. Qualquer pessoa pode ter câncer de pele, independentemente da idade,sexo ou raça”, afirma o dermatologista.

Que filtro solar devo usar?

De acordo com a Dr. Jardis, para proteger sua pele dos raios nocivos do sol, você deve usar um protetor solar que ofereça: no mínimo FPS 30, Proteção de amplo espectro (UVA/UVB/Infrared) e resistência à água. “Nem todos os protetores oferecem os três itens essenciais.Geralmente os fotoprotetores que diminuem os danos provenientes do calor são formulados com antioxidantes específicos”, afirma o dermatologista.

Quando devo usar protetor solar?

Todos os dias. “O sol emite raios UV nocivos durante todo o ano.  Mesmo em dias nublados, até 80% dos raios UV nocivos do sol podem penetrar na sua pele. A areia, a água e até mesmo a neve aumentam a necessidade de filtro solar porque refletem os raios do sol”, diz o dermatologista. Se estiver na praia, mesmo embaixo do guarda-sol, o uso do produto é recomendado: “Pesquisa recente descobriu que o guarda-sol, por exemplo, não consegue bloquear as radiações e oferece, no máximo, FPS 8”.

Quanto protetor solar devo usar e com que frequência devo aplicá-lo?

“Para obter a proteção do fator de proteção solar (FPS) descrito na rotulagem é necessário aplicar 2mg/cm2. Deforma prática, se pensarmos em rosto, equivale a uma colher de café cheia”,conta. No caso do corpo, o consenso é aplicar: uma colher de café no braço e antebraço direitos; uma colher no braço e antebraço esquerdos; duas colheres no torso (1 para a frente e 1 para as costas); duas colheres para a coxa e perna direitas (1 para a parte da frente e 1 para a parte de trás); e duas colheres para coxa e perna esquerdas (1 para a parte da frente e 1 para a parte detrás).

Qual a diferença entre os raios UVB e UVA?

A luz solar consiste em dois tipos de raios nocivos que atingem a terra – raios UVA e raios UVB. A superexposição a um dos dois pode levar ao câncer de pele. “Os raios UVA podem envelhecer prematuramente a sua pele, causando rugas e manchas senis, e podem atravessar o vidro da janela. Já os raios UVB são a principal causa de queimaduras solares e são bloqueados pelo vidro da janela”, diz. Definitivamente, o dermatologista faz um alerta: “Não há maneira segura de se bronzear. Toda vez que você se bronzeia, você danifica sua pele. À medida que esse dano aumenta, você acelera o envelhecimento da pele e aumenta o risco de todos os tipos de câncer de pele.”

Que tipo de protetor solar devo usar?

O melhor tipo de filtro solar é a quele mais adequado ao seu tipo de pele e que você vai poder repassar sem sentir apele oleosa ou seca demais. “No geral, os cremes são mais indicados para as peles secas, enquanto os géis são indicados para peles oleosas”.

Qual é a diferença entre filtros solares químicos e físicos?

Os filtros solares químicos funcionam como uma esponja, absorvendo os raios do sol. Eles contêm um ou mais dos seguintes ingredientes ativos: oxibenzona, avobenzona, octisalato, octocrileno, homosalato e octinoxato. Estas formulações tendem a ser mais fáceis de esfregar na pele sem deixar um resíduo branco. “Já os filtros solares físicos funcionam como um escudo, uma barreira de tijolos na superfície de sua pele e que desviamos raios do sol. Eles contêm os ingredientes ativos óxido de zinco e/ou dióxido de titânio. Opte por este protetor solar se tiver pele sensível. O ideal é que tenha os dois tipos de proteção.”

Um FPS de alto número é melhor que um número baixo?

Dermatologistas recomendam usar um filtro solar com um FPS de pelo menos 30, que bloqueia 97% dos raios UVB do sol.“Produtos com FPS mais altos bloqueiam um pouco mais dos raios UVB do sol, mas nenhum protetor solar pode bloquear 100% dos raios UVB do sol”, afirma.

Como posso proteger meu bebê ou criança do sol?

Segundo o médico, os pais devem evitar expor bebês menores de 6 meses aos raios solares. “A melhor maneira de proteger os bebês do sol é mantê-los à sombra o máximo possível, além de vesti-los com mangas compridas, calças, chapéu de abas largas e óculos escuros. Certifique-se também de que eles não estão sobreaquecidos. Se o seu bebê está agitado, está chorando excessivamente ou tem vermelhidão em qualquer pele exposta, leve-opara dentro de casa”, afirma. O uso de protetor solar deve ser evitado, se possível, em bebês com menos de 6 meses. Após esse período, é necessário usar protetores especialmente desenvolvidos para crianças. Quando estiver ao arlivre, o protetor solar deve ser reaplicado aproximadamente a cada duas horas,ou com a frequência indicada pelo rótulo. “Protetores solares que usam os ingredientes óxido de zinco ou dióxido de titânio, ou filtros solares especiais feitos para bebês ou crianças pequenas, podem causar menos irritação na pele”,diz.

Posso usar o protetor solar que comprei no verão passado ou preciso renovar?

Dermatologistas recomendam usar protetor solar todos os dias quando você está fora, não apenas durante o verão.Se você estiver usando protetor solar todos os dias e na quantidade correta, um produto não deve durar muito. “Se você encontrar uma garrafa de protetor solar que você não usa há algum tempo, aqui estão algumas orientações que você pode seguir: alguns filtros solares incluem uma data de validade. Se a data de validade já passou, jogue fora o protetor solar; se você comprar um protetor solar que não tenha uma data de validade, escreva a data em que comprou o filtro solar na embalagem. Dessa forma, você saberá quando jogá-lo fora pelo prazo após aberto. Você também pode procurar por sinais visíveis de que o filtro solar pode não ser eficiente. Qualquer mudança óbvia na cor ou consistência do produto significa que é hora de comprar outro”, explica.

Usar protetor solar limitará a quantidade de vitamina D?

Usar protetor solar pode diminuir a produção de vitamina D da sua pele. Se você está preocupado que não está recebendo vitamina D suficiente, você deve discutir suas opções para obter vitamina D com seu médico. “Muitas pessoas podem obter a vitamina D de alimentos e/ou suplementos vitamínicos. Essa abordagem fornece a vitamina D de que você precisa sem aumentar o risco de câncer de pele.”

Os protetores solares são seguros?

Usar filtro solar, procurar sombra e usar roupas de proteção são todos comportamentos importantes para reduzir o risco de câncer de pele. “Evidências científicas apoiam os benefícios do uso de filtro solar para minimizar os danos a curto e longo prazo da pele dos raios solares. As alegações de que os ingredientes da proteção solar são tóxicos ou que representam um perigo para a saúde humana não foram comprovadas.”

Como faço para tratar uma queimadura solar?

É importante começar a tratar uma queimadura o mais cedo possível. Além de impedir mais exposição aos raios UV,os dermatologistas recomendam o tratamento de queimaduras solares com: banhos frios para reduzir o calor; hidratante para ajudar a aliviar o desconforto causado pelo ressecamento; creme de hidrocortisona que você pode comprar sem receita médica para ajudar a aliviar o desconforto; aspirina ou ibuprofeno, que ajudam a reduzir o inchaço, vermelhidão e desconforto; beber água extra para evitar a desidratação. “Se a sua pele estiver com bolhas, você terá uma queimadura de segundo grau. É hora de buscar ajuda médica”, finaliza.

Conheça a linha de fotoproteção Adélia Mendonça e escolha já o seu protetor solar!

Sun Science

Protetor solar de amplo espectro FPS 40/PPD +++, com 12 horas de proteção

Desenvolvido com tecnologia altamente especializada dentro dos conceitos mais modernos da dermocosmiatria. Possui ampla proteção UVA e UVB, que protege contra os efeitos nocivos do sol. Reduz os efeitos cutâneos induzidos através da exposição direta a radiação Infravermelho (IR). Atua também eficazmente na absorção da radiação emitida pelos comprimentos de onda da luz azul, encontrada nas telas de celulares,computadores, televisores e nas lâmpadas, através da exclusiva proteção DNA fuller para rejuvenescimento digital. Mediante ao seu alto efeito detoxificante, age sobre os resíduos cumulativos gerados pela poluição urbana.

Conheça o protetor solar do futuro com blindagem facial total

Linha Daily Protection

A linha Daily Protection Adélia Mendonça constitui em um tratamento multifuncional aliando fotoproteção a um completo tratamento antiaging, antioxidante, regenerador celular e de alto grau de hidratação.

São formulados para dar ampla proteção contra as radiações solares e auxiliar na prevenção do surgimento das rugas precoces causadas pela ação dos radicais livres, através da ação dos filtros solares UVA+++, UVB e da Vitamina E (acetato de tocoferol), ajudando na prevenção do câncer de pele. Os hidratantes presentes na linha Daily Protection Adélia Mendonça aumentam a capacidade de reestruturação celular e combatem o stress epidérmico, repondo sua umidade natural e melhorando sua textura e revitalização.

A linha também conta com os protetores solares em géis. Oferecem além da proteção contra as radiações solares, são ideais para pele acneica. Formulados com base gel e ativos como o Asebiol LS eo Triclosan, atuam como coadjuvante no combate à oleosidade excessiva, com atividade seborregulatória e de controle preventivo/corretivo de manifestações seborreicas. Formulação oil free, livres de álcool e textura fluida.

Conheça a linha de fotoproteção Daily Protection!

Linha Stop Sun

A linha Stop Sun foi desenvolvida para quem frequenta praia ou piscina, e também para aquelas que praticam atividades de lazer e esportes ao ar livre. Além de atender às necessidades de quem transpira muito. Possui fórmula mista (físico-química) com fotoproteção resistente à água e ao suor, além dos benefícios antienvelhecimento. Com um blend de ativos como a Vitamina E – antioxidante que auxilia na formação do colágeno e elastina, a Aloe Vera – poderosa substância com múltiplas propriedades benéficas a pele,Pantenol, com alto poder hidrante que deixa a pele mais suave e elástica, entre vários outros. O uso diário além de proteger a pele contra a radiação solar,hidrata e auxilia na prevenção do envelhecimento precoce, reduzindo a formação de radicais livres.  Com efeito translúcido, é indicado para todo o tipo de pele e devido ao toque seco, se adapta facilmente à pele oleosa, pois não gruda e a textura não deixa brilho nem aspecto oleoso na pele.

Conheça a linha Stop Sun!

Fonte: Dr. Jardis Volpe, dermatologista; Diretor Clínico da Clínica Volpe (São Paulo). Formado pela Universidade de São Paulo (USP); Especialista em Dermatologia pela Sociedade Brasileira de Dermatologia; Membro da Sociedade Americana de Laser,da SBD e da Academia Americana de Dermatologia; Pós-graduação em Dermato cosmiatria pela FMABC; Atualização em Laser pela Harvard Medical School.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *