O conteúdo desta página requer uma versão mais recente do Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

O conteúdo desta página requer uma versão mais recente do Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player


Cadastre-se e receba em primeira mão todas as novidades da Adélia Mendonça Cosméticos.





Rugas: um dos sinais mais indesejados do envelhecimento

Alguns cuidados extras podem ajudar no tratamento e na prevenção de um dos principais e mais agressivos sinais do envelhecimento da pele.

As rugas podem ser definidas, em geral, por "pregas visíveis na pele". Em outras palavras, podemos chamá-las de “dobras da pele”.

Rugas são vincos que aparecem no rosto e pescoço devido a uma flacidez da pele e músculos ou por uma expressão muito forte em certos locais levando a uma dobra da pele formando vincos.

Elas são um dos sinais do envelhecimento, sendo quase impossível evitá-las totalmente, pois elas decorrem da natural perda de elasticidade e tonicidade da pele que acompanha a idade. Entretanto, seu aparecimento pode ser prolongado, bem como sua quantidade, onde sua formação ocorre principalmente pelos seguintes fatores:

- Redução das fibras de colágeno;
- Redução de Fibras elásticas;
- Desidratação;
- Redução da efetividade da Junção Derme Epidérmica.

Elas podem ser classificadas como:

• Estáticas
• Dinâmicas
• Decúbito
• Gravitacionais
• Mistas

Mais comumente encontramos as rugas Estáticas e Dinâmicas.
As rugas de expressão (dinâmicas) são decorrentes da contração muscular repetida ao longo dos anos e são mais comuns ao redor dos olhos, testa e lábios. Já as rugas estáticas são produto do envelhecimento da pele, apresentadas geralmente na região dos sulcos (conhecido como bigode chinês).

Algumas das principais causas do envelhecimento:

•Envelhecimento Intrínseco
- Envelhecimento Cronológico
- Predisposição Genética
• Envelhecimento Extrínseco
- Exposição Solar
- Fumo e poluição
- Sistema nutricional deficiente

Portanto, concluímos que as rugas são decorrentes do processo natural de envelhecimento da pele, porém fatores ambientais e de estilo de vida podem acelerar seu desenvolvimento.

Os principais agentes que contribuem para o desenvolvimento de rugas são: fumo, estresse, grande exposição aos raios solares e alterações do hormônio feminino (estrogênio).

O tratamento dessas “dobras” consiste em alguns passos principais, focando na reversão dos sinais de envelhecimento, como aumentar a produção de colágeno e elastina, reduzir a destruição do colágeno, hidratação ativa, e estabilizar a junção Dermo-epidérmica.

A inibição da metaloproteinase (fibra natural que destrói o colágeno), essencial no tratamento, deverá ser feita por ativos que façam o “equilíbrio” dessa disfunção, ou seja, que dê resistência às fibras de colágeno e diminua sua destruição.

A hidratação ativa é de extrema importância, levando em conta que a desidratação da pele, além de piorar o aspecto das rugas, as deixará mais aparente, e ocorrerá a diminuição do viço, luminosidade, elasticidade e turgor da pele.

A junção dermo-epidérmica visa manter a integridade da pele, ou seja, uma pele sem essa estabilização apresentará a flacidez, sendo mais um sinal do envelhecimento.
 

 

2014 © Todos os direitos reservados - Adélia Mendonça Cosméticos
Agência TWD - Comunicação Digital
Faça parte de nosso círculo no Google +Inscreva-se em nosso Canal no YoutubeSiga-nos no TwitterAcompanhe nosso blog Curta nossa página no Facebook