Melasma: o que é importante saber?

O melasma é uma mancha acastanhada que aparece principalmente em mulheres adultas de pele miscigenada. É uma doença crônica não contagiosa e também sem gravidade, porém afeta a autoestima de maneira contundente.

Hoje sabemos que muitas células estão envolvidas com o aparecimento do melasma. O melanócito (que é a célula principal envolvida com o melasma) produz a melanina; o queratinócito (que é a célula da superfície cutânea) informa o melanócito sobre os estímulos externos; e o fibroblasto e o mastócito (que são células da parte mais profunda da pele) também comunicam e provocam o melanócito com mais estímulos internos. Portanto, muitos fatores desencadeiam e pioram o melasma, tais como: sol, calor, estresse, alterações hormonais, traumas locais e medicações.

A gravidez é um período em que o melasma pode aparecer ou piorar por causa do hormônio melanócito estimulante, que aumenta muito. A pílula anticoncepcional e o DIU Mirena também podem contribuir para a piora do melasma. Produtos ácidos, como o ácido retinoico, podem irritar a pele e piorar o melasma. Fazer depilação com cera pode irritar a pele e piorar o melasma.

O uso constante e frequente do filtro solar é fundamental. Ele precisa ser um filtro físico ou físico/químico com ampla proteção e PPD maior que 10. FPS é a proteção em relação à radiação UVB, e PPD é o nome da proteção em relação ao UVA.

O filtro precisa ter alta cobertura e cor. A cor (base) é fundamental para proteger e evitar o melasma. A cor do filtro protege da radiação visível que está presente nas lâmpadas e nos computadores e mancha a pele. Também usamos clareadores com ácido kógico, arbutin, vitamina C e ácido glicólico, entre outros. A pele precisa de hidratação constante, pois, caso contrário, pode descamar, avermelhar e piorar o melasma.

Velvet Mousse Matte Perfection FPS 30

Fotoprotetor em mousse aerado, com
efeito base de cobertura, textura mate e toque sedoso. Atua na prevenção e no tratamento coadjuvante do envelhecimento sistêmico e de diversas desordens metabólicas. Com efeito detox, confere proteção ao DNA e ação antiglicantes e reversor da glicação sobre as proteínas estruturais, com benefícios antioxidantes e de renovação celular. Acentua a taxa de produção de colágeno, inibe reações pró-inflamatórias e preserva os níveis naturais de S.O.D (antioxidante endógeno), além de promover estímulo as sirtuínas e melhorar a oxigenação celular. Apresenta ação hidratante e protetora, uniformiza o tom e a textura da pele, cobrindo perfeitamente rugas e linhas de expressão.

fotoprotetor em mousse

 Clean Face Whitening – Sérum clareador com alfa arbutin e complexos ácidos

Sérum clareador com nanoativos clareadores para uso diário. Com uma fórmula exclusiva que reúne agentes clareadores, antioxidantes, umectantes e de ativação da regeneração celular. Atua na uniformização do tom da pele com potente ação de bloqueio sobre a síntese da melanina, por meio da inibição da oxidação enzimática da tirosina. Age em cinco fases da cadeia da melanogênese, eliminando manchas já formadas e prevenindo o aparecimento de novas, promovendo uma atuação global de clareamento. Possui outros benefícios que se estendem à ação antienvelhecimento, bem como à reparação dos danos oxidativos provocados pela radiação UV na pele.

sérum clareador

Multi Whitening Complex – Sérum Clareador com Nanovetores Ácidos

Sérum clareador facial com nanovetores ácidos, reúne agentes clareadores, antioxidantes, umectantes e de ativação da regeneração celular. Sua ação clareadora atua na uniformização da tonalidade facial, bloqueando a biossíntese epidermal da melanina e sua proliferação, através da inibição da oxidação enzimática da tirosina. Com inovadores mecanismos despigmentantes, a inibição do sistema plasmina-plasminogênio promove o efeito quelante do ferro existente na hemossiderina, despigmentando também hipercromias não melanodérmicas.

sérum clareador

Clean Face Cream – Creme Clareador da Pele

Sérum de uso diário para a regeneração de peles sensibilizadas por medicações, processos químicos ou uso excessivo de despigmentantes/ácidos faciais. Promove a regeneração celular, aumenta o turn over celular e a oxigenação intratecidual.

creme clareador da pele

Clean Face Gel – Gel Clareador da Pele

Aua no tratamento despigmentante. Seus ativos inovadores e complementares atuam em diversas etapas da formação da formação das melanoses, estimulando a renovação dos tecidos córneos com intensa atividade antioxidante e de uniformização do tom da pele. Com a nova fórmula, seus multibenefícios incluem a redução de focos de oleosidade, devolvendo luminosidade à pele; aceleração da renovação celular, promovendo o rejuvenescimento facial; harmoniza o aspecto da pele contribuindo para a sua uniformidade, e possui ação neutralizante de radicais livres.

gel clareador da pele

Fonte: Cosmetics Online