Queda de Cabelo: Por que acontece? Quais as causas? como evitar?

queda de cabelo exagerada é uma condição que assusta muita gente. Os especialistas afirmam que é normal perder até 100 fios por dia, mas quando notamos que essa queda tem sido constante e bastante intensa, é necessário procurar ajuda. Afinal de contas qual é o motivo da queda de cabelo? Como podemos evitar?

Por que o cabelo cai?

Talvez você não saiba, mas todo cabelo possui um ciclo de crescimento e queda. Porém, quando toda sua estrutura está fragilizada – desde a raiz até as pontas – os fios quebram e tendem a cair mesmo fora da fase de queda. Tal problema costuma acontecer em pessoas que fazem muitos procedimentos químicos, por exemplo. Mas além dos fatores locais, a queda também pode estar relacionada com questões de saúde, como falta de vitaminas, estresse, anemia, hormônios e dermatite seborreica (caspa).

Quais são as causas da queda de cabelo?

De acordo com a dermatologista Gabriella Albuquerque, do Rio de Janeiro, a queda de cabelo pode acontecer por conta de diversos fatores. A dermatologista também fala que é importante observar constantemente a movimentação dos seus fios, pois a maioria das quedas não acontecem exatamente no momento em que o fator desencadeante está ocorrendo, as consequências aparecem após três meses do episódio em questão.

Secador e chapinha: proporcionam a quebra e a queda de cabelo, principalmente para as pessoas que possuem fios mais frágeis e ralos. Se você vem notando que está perdendo muitos cabelos com a chapinha e o secador, interrompa o uso imediatamente.

Estresse: pode causar a queda intensa dos fios. Esse problema pode acontecer após traumas físicos e emocionais, depois da gestação ou algumas doenças e infecções.

Procedimentos químicos: se você fez uma escova progressiva, relaxamento, pintou ou descoloriu as madeixas e está perdendo muitos fios, o ideal é dar um tempo nesses procedimentos e adotar uma rotina de cuidados com o cabelo.

Doenças no couro cabeludo: alopécia, foliculite, dermatite seborreica são doenças que causam a queda de cabelo. Se você notar falhas no couro cabeludo, procure o quanto antes um dermatologista para solucionar o problema.

O que é alopecia?

A Drª Gabriella explica: “A doença se caracteriza pela redução dos cabelos que pode ser através da queda ou da diminuição no seu surgimento”, explicou. Neste caso, é fundamental reparar se você está apenas perdendo os cabelos ou se além disso não estão nascendo novos. O problema costuma provocar grandes falhas na região, deixando o couro cabeludo à mostra.

Queda de cabelo após a gestação

No decorrer da gravidez, as alterações hormonais fazem com que a queda natural dos fios diminua. Depois que o bebê nasce, cerca de três meses após o parto, todos os hormônios se normalizam e aquele cabelo todo que não caiu quando você estava grávida, finalmente começa a cair.

A caspa pode causar a queda de cabelo?

Pode sim e isso se deve ao quadro inflamatório do couro cabeludo. A Drª Lilia Guadanhim, de São Paulo, esclarece: “Muitas vezes observamos também que pacientes que já sofrem de queda capilar têm receio de lavar os cabelos e acabam tendo uma piora do quadro de caspa e a perda dos fios se agrava ainda mais”, atentou.

Sinais de alerta para a queda de cabelo

A Drª. Gabriella afirma que devemos sempre observar os momentos em que acontece a queda dos fios. “é importante notar se estão aparecendo tufos no travesseiro ou no chão onde da nossa casa, principalmente do quarto”. Se isso anda acontecendo com você, o ideal é procurar um dermatologista para diagnóstico e tratamento.

Adélia Mendonça Cosméticos desenvolveu a linha Hair+Ceuticals para solucionar o problema de queda de cabelo e fraqueza dos fios, confira:

O Kit HAIR+CEUTICALS de Adélia Mendonça Cosméticos chega para revolucionar o conceito de tratamento cosmiátrico dos fios para pacientes em tratamento domiciliar de alopecia/queda capilar e fortalecimento dos fios. Composto por: Hair Therapy Booster (shampoo nanotecnológico de crescimento e fortalecimento capilar), Hair Food (nanotônico botânico terapêutico de fortalecimento capilar de alta potência com multiblends epigénticos e fatores de crescimento), e o Boné Photon Hair+Ceuticals (dispositivo de Terapia de Fotobiomodulação (PDT). São mais de 40 princípios ativos reunidos em um único tratamento, um marco na cosmetologia Brasileira, reunindo biotecnologia científica, o poder Go Green vegano/botânico, fatores de crescimento bioidênticos e ativos premiados mundialmente em primeira vez lançados no mercado nacional. Uma nova linha, ao seu alcance, para reestabelecer a função bulbar e a ancoragem de novos fios, impedindo sua queda e estimulando ativamente seu crescimento e saudabilidade/maleabilidade/fluidez.

kit capilar

Fonte: Dermaclub