Ficou no passado a falta de interesse do público masculino por tratamentos da pele. Hoje os homens têm mais consciência da importância do cuidado e da proteção da pele. A pele masculina apresenta diferenças em relação à feminina, principalmente pela questão hormonal.

Os hormônios presentes no corpo do homem tornam sua pele 25% mais espessa, além de garantirem mais colágeno e elastina – o que retarda o seu envelhecimento. A pele masculina possui, ainda, mais secreção de sebo, o que a torna mais oleosa. Outra diferença é o número de glândulas sudoríparas, que provocam maior sudorese.

A pele masculina também está mais sujeita a agressões externas, a começar pelo barbear diário – que a torna mais irritável. Além disso, os homens em geral consomem mais bebidas alcoólicas e cigarros, fatores que também têm influência negativa sobre a cútis.

A grande produção de sebo nas áreas com maior concentração de glândulas sebáceas, como face, tórax e costas, pode favorecer o surgimento da acne, tanto na adolescência quanto na maturidade. Disfunções ligadas aos fios, como foliculite, pelo encravado e até seborreia do couro cabeludo, são mais comuns nos homens. De todos os problemas, o que causa maior preocupação estética, sem dúvida, é a calvície, que é mais frequente do que nas mulheres.

Embora mais grossa e resistente, a pele masculina exige cuidados especiais diários, como a feminina. A diferença fica a cargo dos produtos específicos para elas e para eles. Além da linha pré e pós-barba, já existem formulações for men de hidratantes, produtos anti-idade, desodorantes e filtros solares – alguns com ativos que previnem a acne e combatem o envelhecimento precoce. Aliás, os homens podem e devem fazer uso de produtos como cremes anti-idade com ácidos ou com substâncias antioxidantes.

É fundamental lembrar que a ação preventiva mais importante, tanto para evitar o câncer como o envelhecimento precoce, é o uso do protetor solar, com formulações especiais for men e com aplicações diárias. Pela característica de possuir grande concentração de glândulas sebáceas e produzir mais sebo, a pele masculina pode sofrer com as formas mais intensas e severas da acne, que deixa marcas e cicatrizes difíceis de serem suavizadas.

A pele dos homens pode demorar mais para envelhecer, mas rugas e os sulcos são bem profundos e marcantes. É importante intervir antes que as marcas estejam muito acentuadas. Os tratamentos usados são peeling, laser, preenchimentos e toxina botulínica. Já para as bolsas pesadas sob as pálpebras, um dos principais desafios para a estética masculina, recomenda-se a blefaroplastia.

Tanto quanto a pele feminina, a masculina precisa ser hidratada. Mas é necessário ter atenção ao escolher o produto, que precisa ser próprio para homens, por causa das particularidades da produção de óleo, das agressões sofridas pela pele com o barbear diário e da presença de pelos em todo corpo.

A linha Adélia Mendonça desenvolveu produtos especificamente para a pele masculina, que atendem dos homens mais vaidosos aos mais básicos. Confira:

GENTLEMAN’S BEARDOIL, um bio oil facial para barba com multibenefícios: tônico reequilibrante do pH cutâneo, antisséptico, anti-inflamatório, cicatrizante, previne a foliculites e irritação no pós barbear. Hidrata, repõe lipídeos importantes para a integridade dérmica, através de uma rápida absorção e excelente sensorial, conferindo total proteção no pré e pós barbear e no uso diário sobre os fios que compõe a barba ou bigode. Elaborado com um inédito blend de 10 óleos hidratantes essenciais, filtro solar e manteigas umectantes. Sua função primordial é proteger, condicionar, alinhar e hidratar os pelos faciais que compõe a barba, assim como nutrir a pele desvitalizada do homem.

ACTIVE 4 DOUCHEGEL apresenta a tecnologia 4 em 1: um banho refrescante, um shampoo hidratante, uma emulsão de limpeza facial e um gel de barbear espumante, combinados em um único produto. Versatilidade para a limpeza e tratamento de pele e fios (cabelo/barba) do homem, com uma associação de ativos que promovem limpeza profunda, hidratam, regeneram, acalmam e adstringem. Combinação única que promove o equilíbrio das necessidades de todos os biotipos cutâneos. Prático como os homens gostam, intenso como eles precisam.

L&S HIDRACTION GEL, um gel hidratante formulado especialmente para as peles masculinas. Sua composição oferece cuidado cosmético e ampla proteção à pele. Com FPS 30, seus filtros UVA+++ e UVB protegem contra as radiações solares. Além disso, ele controla a oleosidade da pele graças à consistência gel e concentração de ativos anti-irritantes, bactericidas e cicatrizantes. Ideal para uso pós-barba pois acalma a pele e evita a foliculite (inflamação do folículo capilar).

THE MAN BOX – JACK DANIEL’S E BEARD OIL. Estojo man care com um beardoil e uma garrafa miniatura 50mL de whisk Jack Daniels. Mais uma novidade específica para o cuidado diário do novo homem do século XXI.

HAIR FOOD – Dentro do conceito de tratamento clínico capilar para o fortalecimento de fios, ação antiquedas e anti- alopecia, a linha Adélia Mendonça Cosméticos apresenta Hair Food HAIR+CEUTICALS, um nanotônico terapêutico de alta potência que associa em sua composição fatores de crescimento bioidênticos com agentes capilares naturais e biotecnológicos que garantem um efeito funcional e abrangente na melhoria da saúde do cabelo e da condição do couro cabeludo, estimulando e fortalecendo seu crescimento a partir do bulbo folicular.

THERAPY BOOSTER SHAMPOO – Shampoo nanotecnológico com fatores de crescimento e tecnologia de nanopartículas de ação fortificante bulbar. Sua fórmula exclusiva reúne as mais modernas tecnologias capilares aos fatores de crescimento bioidênticos para a promoção do fortalecimento dos folículos e manutenção do crescimento saudável dos cabelos, mantendo sempre sua hidratação e maciez. São mais de 15 ativos funcionais em altas concentrações. Seus ativos atuam diretamente no bulbo capilar, reestabelecendo a microcirculação do couro cabeludo deficiente, atrofia folicular causada por di-hidrotestosterona (DHT) e envelhecimento do folículo. Ainda, os complexos vegetais lipossomados atuam no estímulo ao crescimento contínuo dos fios, aumentando a densidade dos cabelos, reduzindo sua queda e aumentando sua maleabilidade.

BONÉ PHOTON HAIR+CEUTICALS– Dispositivo que promove a Terapia de Fotobiomodulação (PDT) – método de terapia de luz que utiliza formas não ionizantes de fontes de luz no espectro visível e infravermelho, tratando a queda de cabelos, estimulando o crescimento e fortalecimento dos fios, aumentando assim a vitalidade destes. Um tratamento associado com dermocosméticos específicos para tratamentos de alopecias, quedas e envelhecimento dos fios. O aparelho vem programado com 12 minutos por ciclo de uso, podendo ser utilizado diariamente. Indica-se um intervalo mínimo de 5 horas entre uma e outra aplicação.

Fonte: Denise Steiner

Você pode gostar...