Como cuidar do nosso colágeno?

O elemento responsável pela elasticidade vai sumindo no decorrer do tempo. Aprenda o que fazer para preservá-lo

Quantas vezes já ouvimos falar sobre o colágeno e sua relação direta com a juventude da nossa pele? E era tudo verdade, já que ele evita a flacidez e as rugas. O que não é muito conhecido é que esse elemento não é encontrado apenas na pele, mas está presente em quase todos os tecidos do corpo e tem a função de fornecer a elasticidade que necessitamos e, assim, manter saudáveis as diferentes estruturas. Atualmente, são conhecidos pelo menos 15 tipos de colágeno, que variam de origem e localização. Mas como podemos preservá-lo e ajudar na sua formação?

cuidados com a pele

Com o passar do tempo, a produção de colágeno diminui de forma natural, mas a prática de exercícios físicos, alimentação balanceada e hábitos saudáveis contribuem para compensar esta perda. Vamos conhecer algumas recomendações para ter sempre o colágeno trabalhando a nosso favor:

Exercício Físico: A prática de atividade física ativa as células que produzem colágeno, os condroblastos e osteoblastos, estimulando-os a produzir mais e, assim, manter os tecidos em forma para continuar respondendo a esse trabalho físico. Por isso, o exercício também melhora o aspecto da pele.

Sem cigarro: O tabaco, presente no cigarro, agrega toxinas ao nosso corpo. Estas toxinas contêm radicais livres que destroem o colágeno, assim como outras proteínas estruturais.

Protetor Solar: A radiação ultravioleta provoca alterações na função celular, então filtrar a luz solar é a chave para evitar que o colágeno se perca facilmente. O fator solar 30 é o recomendado para proteger nossa pele mas, ao mesmo tempo, permite que o sol possa ativar a vitamina D, sem causar danos, gerando os dois benefícios. O mais saudável é tomar sol de maneira moderada e sempre protegido.

Vitamina C: É um antioxidante que nos protege dos radicais livres em todos os níveis, vilões que destroem as proteínas do organismo, entre elas, o colágeno. É importante manter um bom nível de Vitamina C no organismo, e esta pode ser encontrada em frutas como kiwi, melão, papaia, laranja e nos cítricos em geral.

Vitamina D: Ajuda na formação e amadurecimento das células que produzem mais colágeno. A vitamina D pode ser encontrada nos ovos, carnes, peixes, leite e outros alimentos de origem animal.

Vitamina E: Também é um antioxidante que neutraliza os radicais livres, protegendo as fibras de colágeno e as células que as produzem. A vitamina E pode ser encontrada no óleo de girassol e frutos secos (nozes, amêndoas, avelãs).

Cálcio: É fundamental para manter a estrutura da pele, pois neutraliza a ação dos radicais livres e evita a flacidez através da estimulação da produção de colágeno. Também evita a formação de enzimas que degradam as fibras elásticas. O cálcio pode ser encontrado no leite e em seus derivados.

Proteínas: O colágeno e outras proteínas podem ser encontrados nos alimentos, mas não são absorvidos dessa forma. As enzimas digestivas os degradam para obter os aminoácidos e, em seguida, absorvê-los e usá-los em nível celular, o objetivo é sintetizar colágeno nos tecidos. É importante que esses aminoácidos essenciais estejam presentes na dieta diária para que as células disponham deles para produzir seu próprio colágeno. A dieta deve ser balanceada e além de vegetais, temos que incorporar carnes magras, ovos, leite, peixes e legumes.

Colágeno nos cosméticos

A cosmética avança a cada dia para ajudar nossa pele a ficar sempre bonita e jovem.

O colágeno hidrolisado, ativo presente em alguns dermocosméticos Adélia Mendonça, é extremamente nutritivo e hidratante, que normaliza o chamado “relevo cutâneo” (superfície da pele), que perde sua continuidade devido às agressões sofridas no dia a dia. O ativo forma uma rede nesse relevo, redefinindo sua linearidade e retendo água no interior da pele, proporcionando maciez, hidratação e uma pele realmente aveludada.

Plenitude Mask

Máscara antiaging leave in com nanoativos dimensionais que age diretamente nas contrações da pele, evitando a formação de rugas e linhas de expressão. Possui ação rápida com efeitos tensores imediatos, tonificando a pele de forma profunda. Promove intensa hidratação cutânea e atuam eficazmente sobre as manchas senis. Pode ser utilizada como máscara biovetorizada sem enxague ou com o uso de led/laser. Produto de uso profissional.

Body’n’jections Firmeza E Tônus

Estimula o tônus e devolve a firmeza da pele, melhorando o aspecto de “casca de laranja”, além de auxiliar na redução de medidas. Com ação antioxidante, estimuladora da microcirculação, descongestionante, drenante e firmadora. Produto de uso profissional.

Clean UP

Espuma de colágeno para higienização facial, formulada para peles sensíveis e delicadas do rosto. Ela atua limpando imediatamente e constitui o perfeito equilíbrio entre a limpeza profunda e a suavidade, o toque aveludado e a completa remoção de materiais graxos. Produto de uso home care.

  Fonte: Site Além da Beleza

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *