Características da Pele Negra

A pele negra possui maior resistência ao sol e aos efeitos do envelhecimento. Mas as desvantagens também existem e devem ser conhecidas. A pele negra tem particularidades que pedem cuidados específicos.

A pele negra apresenta menos incidência de câncer e menor grau de envelhecimento. Os brancos têm 15 vezes mais chances de apresentar câncer de pele que os negros. É claro que a diferença não se resume à pigmentação. O que se observa em indivíduos de qualquer idade é que a pele negra tem maior firmeza, é mais lisa e mais resistente aos fatores irritantes — ou seja, menos sensível.

A pele negra é mais lisa porque envelhece menos, devido à proteção da melanina (pigmento que dá coloração à pele). É mais resistente porque a camada córnea é mais espessa, e devido a isso, acne e foliculite podem surgir. Outra vantagem é que a coesão das células é mais forte e existe também maior conteúdo lipídico, o que mantém maior hidratação. Geralmente as peles negras são mais oleosas.

Melasma

A pele negra tem uma quantidade maior de melanina e isso pode significar maior incidência de manchas na pele. Assim sendo, acne, queimaduras ou qualquer procedimento cirúrgico ou estético — depilação ou peeling em qualquer parte do corpo — provocam o aparecimento de manchas.

As manchas são mais fortes nas áreas expostas e nas áreas de dobras onde a pele é mais fina. A pele negra também está mais sujeita ao melasma (mancha que aparece no rosto) sem causa aparente e que geralmente está ligada à gravidez, pílulas anticoncepcionais e radiação solar.

Cuidados Faciais

A pele precisa de limpeza pelo menos duas vezes ao dia, sendo importante utilizar produtos não-oleosos, não-comedogênicos (que não ocluem os poros produzindo cravos) e pouco irritantes para evitar acne e foliculite.

Como qualquer pele oleosa, a pele negra deve ser tratada à noite com produtos hidratantes com base em gel; e pela manhã um protetor solar não-oleoso. Embora a pele negra seja mais protegida, a incidência de manchas é muito grande, tanto quanto na pele muito clara.

Recomenda-se também uma esfoliação uma vez por semana para eliminar as células mortas. No caso especifico das manchas o tratamento deverá ser feito com substâncias despigmentantes como hidroquinona, ácido kojico, ácido fítico, ácido azelaico, entre outros, mas com muita cautela e com profissional capacitado.

Dermocosméticos recomendados para peles negras:

  • Velvet Mousse Matte Perfection FPS 30 incolor, fotoprotetor em mousse aerado, com textura mate e toque sedoso. Atua na prevenção e no tratamento coadjuvante do envelhecimento sistêmico e de diversas desordens metabólicas. Com efeito detox, confere proteção ao DNA e ação antiglicantes e reversor da glicação sobre as proteínas estruturais, com benefícios antioxidantes e de renovação celular. Acentua a taxa de produção de colágeno, inibe reações pró-inflamatórias e preserva os níveis naturais de S.O.D (antioxidante endógeno), além de promover estímulo as sirtuínas e melhorar a oxigenação celular. Apresenta ação hidratante e protetora, uniformiza o tom e a textura da pele, cobrindo perfeitamente rugas e linhas de expressão.
fotoprotetor em mousse

  • Active Detox é um sabonete com carvão ativado e ácidos vetorizados, que irá oferecer a pele um grau de limpeza inédito. Graças a combinação exclusiva de carvão ativado, alfa e beta hidroxiácidos e ativos nanotecnológicos, que nutrem e estimulam o metabolismo energético das células, devolvendo a luminosidade e o aspecto saudável da pele, com ação depurativa e quelante. Um desencapsulamento ácido seriado para maior grau de pureza na eliminação de sujidades. Com intensa renovação celular, promove a esfoliação de células mortas, remove as impurezas faciais e controla sua oleosidade, potencializando o clareamento cutâneo. Reequilibra o nivelamento celular basal e combate os efeitos nocivos da poluição.
sabonete detox com carvão

  • Clean Face Lotion,tônico que acelera a renovação celular, controla a oleosidade e atua na limpeza profunda da derme. Peeling superficial, refina os poros, clareia, ilumina e uniformiza o tom da pele. Com ação rejuvenescedora, previne o fotoenvelhecimento. É indicado para todos os tipos de pele, especialmente as mistas e oleosas. Uso diário. Dermatologicamente testado.
tônico facial
  • Multi Whitening Complex, sérum clareador facial com nanovetores ácidos, para o tratamento da hipercromia melânica e hemática, para uso domiciliar e associativo em terapias percutâneas indutoras de colágeno. Reúne agentes clareadores em nanovetores, antioxidantes, umectantes e complexos de ativação da regeneração celular. Sua ação clareadora atua na uniformização da tonalidade facial, bloqueando a biossíntese epidermal da melanina e sua proliferação, através da inibição da oxidação enzimática da tirosina e em diversas fases da cadeia melanogênica, produção melanossômica e distribuição dendrítica (pigmentação melânica).
serum clareador facial

Fonte e foto: Site Beleza e Saúde

Você pode gostar...