Estudo sobre tendências em ingredientes para cosméticos é tema do encontro Talk SCIENCE

Mudanças na criação de ingredientes para cosméticos demonstram como setor está em constante movimento, segundo Factor Kline.

O mercado cosmético está sempre em busca de inovações que consigam entregar aos consumidores produtos mais funcionais e alinhados com suas expectativas de consumo, que mudam de tempos em tempos. E para que essa entrega aconteça, os ingredientes para cosméticos são de extrema importância.

Como saber quais são os melhores ingredientes para cosméticos?

Saber disso, com certeza, faz com que os lançamentos de produtos sejam muito mais assertivos. Anualmente a Factor Kline, empresa de pesquisa em tendências, apresenta um relatório com diversas avaliações e cenários futuros para o mercado cosmético, com base nas observações do que foi apresentado no ano anterior.

Este ano, a empresa palestrou no encontro Talk SCIENCE, na capital paulista, abordando os principais insights do relatório. A analista da Factor Kline, Juliana Bondança, conversou com o Talk SCIENCE e adiantou alguns pontos foram apresentados na palestra.

Eficácia e clareza

Um grande destaque do relatório, que chamou atenção no último ano, foi o setor de ingredientes para cosméticos, dando base para diversas outras inovações no setor.

“O que percebemos no último ano foi uma maior demanda do P&D pelo setor de ingredientes para cosméticos, e como ele está moldando esse mercado. Vivemos uma era de minimalismo, por isso, as pessoas buscam ingredientes mais funcionais e a eliminação daquele rótulo repleto de fórmulas que não se sabe a origem; as pessoas querem saber o que estão consumindo”, explica Juliana.

Entre os produtos multifuncionais que estão surgindo, uma forte tendência são os produtos para práticas de esporte, já pensando no produto acabado. Porém, para isso, formulações com formadores de filtros mais eficazes, que ofereçam a fixação necessária, estão sendo mais procurados.

Outras duas tendências que deverão crescer ainda mais são o experimentalismo e a customização. “Os consumidores não possuem mais um apego pelas marcas ou produtos e, sim, pela experiência que ele irá proporcionar, por isso testam diversas formas de consumo, até encontrar a que mais se adapte ao seu estilo de vida e gostos pessoais”, conta a analista.

Mercado antenado e consciente

“O apelo natural e sustentável é uma resposta a demanda que a indústria vem recebendo e que pode ser um ponto de partida para outras criações. O setor está demandando muito do P&D de ingredientes para cosméticos, existe a necessidade de se reestruturar algumas fórmulas, por isso é importante saber destas tendências, saber o que está por vir e como o mercado está se comportando”, conclui Juliana.

O estudo para o mercado de ingredientes para cosméticos é realizado a cada três anos. Nesta edição, a Factor Kline ouviu 60 empresas, que colaboraram com insights e percepções da indústria.

Fonte e foto: Site Talk Science

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