Dicas

Vitamina C para o rosto: benefícios + como incluir esse antioxidante na rotina de cuidados com a pele

Os benefícios da vitamina C para o rosto são inúmeros: desde o rejuvenescimento da pele à melhora da sua textura, essa substância, também conhecida como ácido L-ascórbico, entrega várias vantagens para a região cutânea e organismo. Poderoso antioxidante, o ativo age combatendo a ação dos radicais livres – moléculas instáveis que são estimuladas pela radiação solar, poluição, tabagismo, entre outros fatores – e, consequentemente, prevenindo o aparecimento dos sinais do envelhecimento precoce – como a flacidez, manchas e rugas.

O que é vitamina C?

De acordo com a dermatologista Luciana Kalache, de Curitiba, a vitamina C, também chamada de ácido L-ascórbico, que não é produzida pelo nosso organismo, ou seja, precisamos ingerí-la ou aplicá-la topicamente, para que o nosso organismo e pele consigam aproveitar seus benefícios. “Entre outras funções, ela tem um papel muito importante na melhora da imunidade, na saúde dos olhos e da pele”, esclareceu.

Quais são os benefícios da vitamina C?

– Neutraliza a ação dos radicais livres;
– Potencializa a proteção do filtro solar;
– Previne e trata as rugas finas e linhas de expressão;
– Ajuda no clareamento de manchas na pele;
– Deixa a pele mais luminosa;
– Ajuda na produção de novas fibras de colágeno e elastina;
– Mantém a pele mais firme;
– Previne o envelhecimento precoce.

Vitamina C para o rosto

A vitamina C é uma substância perfeita para ser utilizada topicamente, no rosto ou no colo, por exemplo. A pele é o órgão mais exposto às agressões externas diárias e a aplicação tópica da Vitamina C garante maior quantidade dessa substância na pele aproveitando todos os seus benefícios. Segundo a dermatologista Katleen Conceição, do Rio de Janeiro, o ativo garante uma ação antioxidante muito forte. “Existem até pesquisas mostrando que seu uso tópico colabora para a diminuição dos radicais livres – moléculas instáveis geradas pelo estresse, poluição, noites mal dormidas, entre outros”, explicou. Além disso, a vitamina C também ajuda a clarear a pele e deixá-la mais luminosa, já que possui ação inibidora de formação de melanina, prevenindo o surgimento de manchas.

Vitamina C + Vitamina E

A fusão dessas duas vitaminas antioxidantes potencializa os seus benefícios para a pele. A dermatologista Tatiana Matos, de Salvador, esclarece que “ambas diminuem a formação de radicais livres, fortalecendo a imunidade das células. A combinação minimiza, com ainda mais vigor, a formação de rugas e o ressecamento da pele”. A profissional ainda enfatizou que essas substâncias ainda oferecem outros benefícios além da capacidade antioxidante: a vitamina C é um ativo clareador, enquanto a vitamina E age como um poderoso hidratante na pele.

Vitamina C + Filtro solar

Os produtos com vitamina C também podem ser usados ao longo do dia em conjunto com o filtro solar. A parceria desses dermocosméticos é perfeita para potencializar a fotoproteção contra os raios UV e dos poluentes, além de proteger o rosto de problemas como o envelhecimento precoce e manchas de melasma.

Alimentos com vitamina C

– Laranja;
– Morango;
– Camu-camu;
– Acerola;
– Limão;
– Brócolis;
– Pitaya.

Produtos com Vitamina C

– Sérum;
– Creme anti-idade;
– Filtro solar;
– Hidratante;
– Suplementos;

Como incluir vitamina C na rotina de cuidados com a pele:

O tratamento com a vitamina C pode ser iniciado desde cedo, sendo uma excelente opção para os primeiros cuidados da pele, a partir das 20 anos, por exemplo, idade que costuma surgir os primeiros sinais do envelhecimento. Porém, a Dra. Katleen Conceição explica que o mais importante é se informar com o dermatologista para identificar quais são as necessidades da sua pele. “Além da aplicação tópica, em diferentes texturas de dermocosméticos, a substância também pode ser ingerida, conferindo uma potente ação antioxidante”, comentou.

Como usar a vitamina C na sua rotina de cuidados com a pele

Opção 1) De manhã, junto com o filtro solar para potencializar a proteção contra os raios solares e poluição, proporcionando um efeito antioxidante;

Opção 2) À noite, antes de dormir, depois de lavar o rosto para tratar as manchas de pele, rugas, linhas de expressão e outros sinais do envelhecimento.

Vitamina C para manchas de melasma e marcas de acne

A vitamina C apresenta propriedades que auxiliam no clareamento da pele por inibir a formação de melanina – enzima que aumenta a pigmentação. Está comprovado que a substância ajuda a clarear manchas de pele, como o melasma e marcas de acne. Se você apresenta algum desses problemas, consulte seu dermatologista para incluir um produto com vitamina C na sua rotina de cuidados.

Vitamina C e produção de colágeno


O uso tópico de vitamina C também pode reduzir a degradação e estimular a produção de novas fibras de colágeno, além de melhorar a hidratação e o viço da pele. Para prevenir ou tratar a flacidez, rugas e linhas de expressão, esse ingrediente é o melhor aliado.

Vitamina C para a pele oleosa


Segundo a dermatologista Flávia Addor, de São Paulo, a vitamina C pode ser usada em qualquer tipo de pele, já que não está presente apenas nos dermocosméticos com textura oleosa. “O que deve diferir é o veículo onde será oferecida, para não aumentar a carga oleosa da pele. Séruns ou géis são os mais adequados para este tipo de pele”, esclareceu.

Adélia Mendonça Cosméticos apresenta os dermocosméticos que contêm Vitamina C em sua composição:

Mousse de hidratação profunda em textura inédita para um novo nível de tratamento antioxidante. Apresenta benefícios inéditos para a nutrição, hidratação e luminosidade cutânea. Reequilibra as células de defesa para a maior proteção contra radicais livres, estimulando a síntese de colágeno e elastina.

Mousse com vitamina C

Loção regeneradora com vitamina C, o melhor e mais eficiente antioxidante natural de combate aos radicais livres. Sua ação promove a síntese de colágeno e elastina, restaurando a elasticidade do tecido, minimizando as rugas, acelerando o processo de renovação celular e melhorando sua textura. Produto de uso home care.

Vitamina C

Fonte: Dermaclub

Você pode gostar...