Estresse pode desencadear surgimento de acne

Não é difícil encontrar pessoas com mais de 25 anos de idade, principalmente mulheres, reclamando do aparecimento de espinhas mesmo sem as terem tido durante a adolescência. Uma estimativa feita pela Sociedade Brasileira de Dermatologia apontou que a causa dos problemas de pele em cada um de três pacientes é emocional – como estresse, ansiedade e depressão.

“O estresse, quando é muito intenso, aumenta a produção de cortisol e estimula os hormônios androgênios, que por sua vez acionam ainda mais a glândula sebácea”, explica a dermatologista da instituição Denise Steiner. Segundo a especialista, a acne está associada ao estresse entre 3 e 5% dos casos.

Uma pesquisa realizada pela Universidade Livre de Berlim, na Alemanha, mostrou que um hormônio (liberador da corticotropina, ou CRH) associado ao estresse, que afeta a liberação de óleos na pele, pode ser uma causa potencial de problemas cutâneos.

De acordo com o estudo, além de ser produzido pelo sistema nervoso central, o CRH também é feito pelas glândulas sebáceas da pele.

Denise afirma que o hormônio envolvido na produção de acne através do estímulo das glândulas sebáceas é o androgênio, que é masculino. “Como a mulher tem pouco hormônio masculino, qualquer alteração pode estimular a glândula e provocar acne”, diz.

A especialista salienta que a acne na vida adulta além de ser potencializada pelo estresse, pode aparecer em mulheres com ovário policístico ou com alterações hormonais.

De acordo com Denise, não há diferenças entre as espinhas causadas por fatores diversos. “No tratamento são usados antibióticos e retinoides. Além disso, podem ser adotados peelings e lasers”, sugere.

Cuide de sua pele

Conheça alguns cuidados básicos para se livrar ou diminuir a intensidade da acne:

– Lave a pele suavemente e sem exagero, duas vezes ao dia, com sabão neutro. Esfregar a pele não evita acne e pode piorar o problema;

– Evite tocar sua pele. Espremer uma espinha pode aparentar que tenha desaparecido temporariamente, no entanto, removê-la pode fazê-la ficar por mais tempo, causando inchaço, irritação e cicatrizes vermelhas ou marrons

– Previna-se do sol. Muitas medicações para acne podem causar queimaduras em algumas pessoas. Ficar sob o sol por muito tempo pode causar rugas e aumentar o risco de câncer de pele. Faça uso de filtros sem óleo na fórmula.

– Lave o cabelo regularmente, principalmente se os fios forem oleosos.

Linha Antiacne Adélia Mendonça

Um dos grandes diferenciais da linha Adélia Mendonça é que seus produtos são desenvolvidos para o clima e tipos de pele das brasileiras, associando princípios ativos e veículos que proporcionam a máxima eficácia aos tratamentos. As bases são biocompatíveis e não há um tamponamento superficial da pele, respeitando sua integridade física.

A alta tecnologia empregada ao inédito complexo de ativos agrega benefícios que vão além da proposta antiacne. Além de inibir as reações inflamatórias, corrigi e repara os efeitos da disfunção (equilibra a oleosidade, reduz o espessamento da camada córnea), os dermocosméticos da linha Adélia Mendonça estimulam o processo de regeneração celular do tecido e combatem a formação de radicais livres, constituindo uma importante terapia de combate e reparo do processo de envelhecimento.

O tratamento da acne adulta deve ser realizado considerando a conduta clínica de um profissional da área estética associado ao uso home care considerando as etapas de higienização, tonificação, ação corretiva e fotoproteção. Conheça!

Acnology Nanoserum

Sérum para uso domiciliar diário, que associa um complexo de lipossomas ácidas com propriedades queratolíticas, reguladoras de sebo, dermoestimuladoras com ação antimicrobiana e bactericida. Contribui para o controle da oleosidade, tão comum à pele brasileira, bem como a ação umectante que proporciona hidratação intensa e ação calmante. Possui ainda, ação clareadora sobre as manchas provocadas pela cicatrização das escoriações cutâneas, além da atuação intensa sobre o quadro acneico. Os multibenefícios do Acnology Nanoserum se estendem à ação antienvelhecimento, bem como à reparação dos danos oxidativos provocados pela radiação UV na pele. Sua composição nanotecnológica combate as manifestações acneicas com alto grau de precisão e com resposta satisfatória, sendo também indicado para a acne da mulher adulta ou hormonal. Sua textura tecnológica permite absorção em níveis inéditos, e resultados surpreendentes.

Acnology Nanotonic

Tônico facial com lipossomas ácidas que formam um complexo de nanoativos que atuam de forma eficaz no combate às manifestações acneicas. Reduz o espessamento da camada córnea, protege o DNA celular da degradação enzimática com elevado poder adstringente, acalma e suaviza a pele e estimula a renovação celular. Seu uso diário permite uma ação suave de peeling que renova intensamente as células epiteliais promovendo refinamento, uniformização do tom da pele e do relevo cutâneo e rejuvenescimento. Possui ainda um completo blend de ativos que atuam sinergicamente reforçando propriedades cicatrizantes, secativas, fungicidas, bactericidas, calmantes e outras atividades que atuam no controle das manifestações acneicas. Para incrementar o completo tratamento antiacne em um único produto, ele incorpora ativos cromóforos em sua formulação. Podendo ser utilizado em associação com o uso de luz de Led nos comprimentos de onda 500 nm a 600 nm (led, âmbar ou verde) proporcionando resultados ainda mais eficazes.

Clean Up

Espuma de limpeza com colágeno, agrega uma associação de ativos que promovem limpeza profunda, hidratam, regeneram, acalmam e adstringem. Devolve luminosidade à pele, reduzindo focos de oleosidade continuada por luminosidade instantânea, proporcionando sensorial aveludado. A combinação dos extratos glicólicos de camomila, de sálvia e aloe vera, proteína de colágeno hidrolisada e PCA sódico promovem o equilíbrio necessário para todos os biotipos de pele e de qualquer idade. Sabonete especial para a pele delicado do rosto, com preservação integral do Manto Hidrolipídico natural de proteção. Não provoca efeito rebote em peles oleosas/acnéicas.

Velvet Mousse Matte Perfection FPS 30/UVA +++

Fotoprotetor inteligente que possui efeitos cutâneos vão desde a renovação celular, estímulo do colágeno e oxigenação intracelular, hidratação intensa, uniformização do tom e textura da pele. Previne e trata o envelhecimento, com efeito detox, confere proteção ao DNA e ação antiglicantes e reversor da glicação sobre as proteínas estruturais. É um DD Cream, a evolução do BB Cream, que além dos benefícios multifuncionais, também promove leve bronzeamento de pele garantindo uma cor radiante, uniforme e o aspecto de saúde.  Disponível nas cores light, ivory, beige e incolor. Sendo ideal para o perfil da pele brasileira pois absorve a oleosidade excessiva e é resistente à água e ao suor. A consistência de mousse aerada é a base de gomas de silicone e não leva creme nem gel, o que proporciona textura seca e aveludada, proporcionando um efeito mate perfeito.

Fonte: Incosmetics