Promoções

Ginecologia e estética – uma parceria que dá certo

A mulher moderna quer a autoestima elevada e preservar a beleza do corpo, dos cabelos e da pele. Para atender a essas expectativas, os ginecologistas adotam uma visão holística do corpo feminino, e enxergam além do aparelho genital (útero, vagina, ovários, mamas, períneo). Estão atentos ao estilo de vida, à pele e ao comportamento feminino. Nas diversas etapas da vida da mulher, a parceria entre ginecologia e estética pode trazer muitos benefícios.

Ginecologistas dão alguns exemplos do trabalho feito, na adolescência, é possível regularizar os ciclos menstruais e tratar a acne, na gestação, além de fazer o pré-natal, controla-se a celulite, no climatério, final da fase reprodutiva e na menopausa, quando a menstruação cessa, além de fazer a reposição hormonal, a mulher pode ser orientada para retardar os efeitos do envelhecimento cutâneo em sua área íntima de forma específica.

 

 Benefícios para a mulher madura

A maturidade requer mais cuidados porque, nesta fase, ocorrem distúrbios complexos. A mulher moderna de 45/50 anos está cada dia mais ativa e precisa ter disposição e aparência jovial para se incorporar ao mercado de trabalho.

Em geral, o tratamento consiste na reposição hormonal convencional (TRH) com medicamentos à base de estrógenos e progestógenos, com concentração reduzida dessas substâncias, o que diminui os riscos de câncer de mama e do endométrio (útero). Não geram retenção de líquido (o que causaria aumento de peso) nem efeitos antiestéticos, como pelos no rosto e acne.

Outra alternativa são os fitoestrógenos, substâncias naturais que têm estrutura química diferente, mas agem igual aos estrógenos. Encontrados em leguminosas como soja, grãos, brotos e plantas, são ricos em isoflavonas. As genisteínas, daidzeínas e glicifeínas – do grupo das isoflavonas – são substâncias que trazem benefícios, inclusive na hidratação, nutrição e prevenção do envelhecimento da pele. Hoje, a indústria cosmética inclui isoflavonas de soja na composição de cremes faciais e corporais. Apesar de os fitomedicamentos serem naturais, só devem ser usados com prescrição médica. Em quaisquer das terapias é preciso realizar periodicamente exames ginecológicos e laboratoriais. Ambas combatem ondas de calor, insônia, secura vaginal, nervosismo e redução da libido.

As mulheres no climatério podem iniciar as terapias ao surgir os sinais da redução hormonal. Mas o término do tratamento deve ser indicado pelo médico. Mais qualidade de vida e bem estar, aumento da massa óssea, da elasticidade e da hidratação cutânea são os resultados finais.

Para o tratamento facial, a esteticista pode aplicar cremes à base de íris iso (rico em isoflavona) que combate o envelhecimento, reforça a barreira cutânea, garante hidratação e diminui as rugas. A substância também inibe a atividade das enzimas colagenase e elastase, evitando a degradação do colágeno e elastina.

 

Hormônios regularizam a pele

Na adolescência, ciclos menstruais irregulares, acompanhados de acne, podem ser normalizados com o uso de vitex agnus castus, fitomedicamento extraído de planta nativa do Mediterrâneo. Esta substância age no eixo hipotálamo-hipófise para aumentar a produção de hormônios luterizantes (LH) e inibir os hormônios folículo esfoliantes (FSH). Ao promover ação antiestrogênica, determinar o maior equilíbrio entre estógeno e progesterona. Trata a acne, melhora a qualidade da pele e ameniza a TPM.

A recente leva de contraceptivos à base de progestógenos de última geração, como a drospirenona, ideal para quem é propensa à retenção hídrica, não causa mal estar e ainda promove redução de cravos, espinhas e oleosidade da cútis.

O medicamento pode diminuir a celulite ou impedir que aumente, desde que não se descuide da dobradinha atividade física/ alimentação regular. Mas nem todas as mulheres conseguem esse efeito.

 

Cuidados pré e pós gestação

Especialistas esclarece que esses remédios têm efeito antiandrogênico, que diminui a seborreia e melhora a acne; e antimineralocoricóide, que evita a retenção de água e suas consequências, como sobrepeso e edemas. Também suavizam a TPM. Na gestação, além dos cuidados habituais com a evolução da gravidez, o médico ginecologista pode encaminhar a futura mamãe a sessões de drenagem linfática para eliminar toxinas, combater edemas, diminuir a incidência de cãibras e favorecer a circulação de retorno. No pós parto, a drenagem linfática é recomendada para facilitar o equilíbrio corporal.

 

O papel do profissional de estética

 

Os procedimentos estéticos em cabine variam, mas alguns são comuns a todos os casos, como a esfoliação corporal, que elimina células mortas da superfície da pele. Em seguida, são feitas massagens hidratantes com óleo vegetal e ureia.

Cerca de 80% das mulheres sofrem de deficiências no trânsito intestinal e têm a eliminação de toxinas comprometidas. Por isso as sessões corporais incluem manobras abdominais viscerais, feitas com óleo vegetal de lavanda, erva-doce ou amêndoa doce. O bom funcionamento dos intestinos é vital para o êxito do tratamento estético. Claro que temos que ficar ligados as contraindicações dessa massagem: gravidez, câncer diagnosticado, doença renal, cardiopatias e estado febre, entre outras.

O importante na parceria do ginecologista com a esteticista é que a mulher pode unir saúde e beleza num só lugar. Dois conceitos que, já se sabe, estão intimamente ligados.

Dentro deste contexto selecionamos alguns dermocosméticos da linha Adélia Mendonça que irão ajudar nesta parceria que visa beneficiar a beleza e bem-estar das mulheres.

Provitality C – é a loção regeneradora a mais amada quando se fala em anti-idade. Graças a textura levinha, de fácil absorção e alto poder antioxidante, ela se tornou o item mais desejado em qualquer nécessaire. Contém o melhor e mais eficiente antioxidante natural: a vitamina C. O seu uso contínuo proporciona uma pele mais clara, iluminada e protegida contra os danos solares no DNA da célula.

Eau Thermale D’Adélia Mendonça – Refrescância instantânea com alto poder hidratante antienvelhecimento! Apresenta em sua composição água termal oriunda dos atóis da Polinésia Francesa e ativos com propriedades calmante, hidratante, anti-irritante, cicatrizante, fortificante e antioxidante. Soma-se a sua composição treze oligoelementos e microminerais que são essenciais ao bioequilíbrio da pele, à exclusiva combinação de ativos: Aquaporinas (retém e facilita o transporte da água entre as células, o que promove hidratação intensa), Venuceane® (ativo que aumenta a proteção UVA) e Blueberry (fruto com rica atividade antioxidante).

Revival Face – sérum antiaging amplamente enriquecido com princípios ativos rejuvenescedores, hidratantes, antioxidantes e emolientes. Ideal para o rosto e também para a prevenção da flacidez no pescoço e colo. Possui alto poder de hidratação, nutrição profunda de peles desvitalizadas e reconstrução do tecido.

Regeneratrice – Fluido Regenerador: sérum anti-idade diferenciado com ação seborreguladora, controladora da oleosidade, da pigmentação cutânea e com efeito tensor imediato, atua na redução das linhas de expressão e auxilia na prevenção do envelhecimento precoce. Ele incorpora a inédita terapia de reposição dos silícios orgânicos ao dermawhite®, um complexo de origem vegetal, que reduz a pigmentação da melanina através da inibição das enzimas específicas (tirosinase) e pelo efeito quelante a nível dos melanócitos. Promove a manutenção da cor da pele com normalização de depósitos melânicos. Seus ativos de efeito tensor e o ácido hialurônico proporcionam a redução das linhas de expressão e o aumento da tonicidade da face, melhorando os contornos do rosto com estrutura sérum oil control.

Precious Cell Complex – sérum facial com Célula Tronco Vegetal da Maçã Suíça, fatores de crescimento e nanoesferas de gás que revitalizam as células tronco da pele e previnem sua deteorização, tratando simultaneamente o envelhecimento cutâneo e a qualidade dos tecidos. Apresenta também, IDP-2 e TGF-B, fatores de crescimento que promovem a recuperação dos tecidos epidérmicos e dérmicos, com inédito mecanismo de preenchimentos das três camadas da pele com reconstrução tecidual das mesmas, proporcionando a renovação celular profunda e estimulação da cicatrização de microferimentos epiteliais.

Plenitude Matrigenic Laser Sérum – cosmecêutico de uso diurno. Atua no combate da inversão geneticamente programada do triângulo da beleza, com um concentrado das bases férteis da alga Undaria pinnatifida, reativa os genes cutâneos hibernados elevando a taxa de reestruturação da matriz extracelular. Ainda, atenua as linhas de expressão, prevenindo e suavizando as rugas através do mecanismo de ação que condiciona a derme e melhora suas propriedades tensoras. Possui ação de laser tópico (laser sérum), convertendo o espectro luminoso solar em aspectros derivados da luz vermelha visível na pele, de alto potencial colagênico.

Revival Ageing – sérum anti-idade desenvolvido para revitalização das células dérmicas, restabelecendo sua umectação e oxigenação, prevenindo a perda de tônus e elasticidade da pele. Possui um blend de ativos que atuam sobre as rugas mais profundas e reposição de fitoestrógenos, sendo indicado para o tratamento de pele com sinais de envelhecimento avançado. Indicado para mulheres com peles menopáusicas ou rugas e sulcos em estágio avançado.

Plenitude Poison Sérum – sérum anti-idade com nanotoxinas dermoestimulantes que suavizam linhas de expressão e rugas. Seu mecanismo de ação firmadora da pele, envolve a atuação em neurotransmissores responsáveis pela contração muscular, promovendo um efeito lifting a curto prazo e de longa duração, hidratando a pele profundamente e combatendo a flacidez das células musculares. Além de outros ativos com benefícios calmantes e com ação antioxidantes de redução dos sinais de envelhecimento. Formulado com peptídeos sintéticos de baixo peso molecular, com ação inovadora que se assemelha à contração muscular decorrente do veneno ofídico: o tripetídeo sintético de veneno de serpetente. Um ativo similar ao peptídeo Waglerin -1, presente no veneno da cobra Tropidolaemus wagleri, que age bloqueando a atividade neuromuscular

Revival Liffting– Loção tensionadora que auxlia na prevenção antienvelhecimento e com ação firmadora da pele. Possui em sua formulação, um complexo de ativos que se combinam de forma a atenuar rugas e linhas de expressão, redefinir os contornos faciais eliminando a flacidez e o aspecto cansado do rosto. Além disso, também melhora o tônus muscular e aumenta a definição e contorno dos lábios e de todo o rosto. Indicado para peles em quadros de rugas associados a flacidez.

Kit Intimate Nanocare (Profissional e Home Care)

A associação de dermocosméticos clínicos e domiciliares para o tratamento rejuvenescedor, densificador, bacteriostático, volumizador e clareador intenso em região inguinal, vulvar e perineal. Sua atividade debridante e anti-inflamatória sobre os tecidos da zona íntima do homem e da mulher impedem a evolução das alterações físicas e repara o envelhecimento genital e a hipercromia melânica e induzida por processos hormonais, mecânicos e ambientais.

Você pode gostar...