Segundo a pesquisa What Women Want, realizada pela Kantar, a autonomia financeira e corporal são os aspectos mais importantes da composição da autoestima da mulher brasileira, representando 24% e 23% de relevância respectivamente. As duas são seguidas pela liberdade de pensamento e expressão (22%), representatividade (16%) e conexões sociais (15%).
Esse novo estudo destrincha o conceito de autoestima em cinco dimensões importantes:
Autonomia financeira: ter acesso ao seu próprio dinheiro e controlar como ele é gasto;
Liberdade de pensamento e expressão: poder se expressar sem as limitações das pressões sociais e as expectativas sobre a feminilidade;
Autonomia sexual e corporal: a possibilidade de se sentirem confortáveis em seus próprios corpos e capazes de fazer escolhas propositivas para si mesmas sem vergonha ou julgamentos;
Representatividade: enxergar as mulheres de todas as formas, tamanhos, origens étnicas, papéis sociais e profissões tenham voz;
Conexões sociais: terem espaços em público para expressar suas opiniões e sentimentos sem se sentirem sozinhas.
A pesquisa da Kantar também comparou o nível da autoestima das mulheres em relação aos homens, mostrando uma diferença considerável. Quase 20% das mulheres se sentem com baixa autoestima e apenas 10% dos homens declaram o mesmo; 36% do público masculino diz ter autoestima acima da média, contra só 28% do feminino.
Outro ponto revelado pela pesquisa é que, com o passar dos anos, as mulheres recuperam a confiança fortalecendo, desse jeito, a sua autoimagem.
Fonte: Cosmetic Innovation