Vederine®: A ação da Vitamina D na pele sem os riscos da exposição solar

Considerado um ativo seguro e natural, o Vederine® pode ser inserido em produtos cosméticos para promover a hidratação, recuperar a barreira cutânea e proteger o DNA da pele contra agentes que causam o envelhecimento.

É de consenso de médicos e estudiosos que a vitamina D é imprescindível para o organismo humano, pois atua diretamente nos genes, que concede as características de cada pessoa, e da boa saúde em geral, como dos dentes, ossos e órgãos vitais. Porém, novos estudos revelam que essa vitamina também é extremamente importante nas funções celulares, ou seja, protegendo-as da degradação cutânea causada por fatores internos, como idade e fototipo; e fatores externos, principalmente poluição, tabagismo, baixa umidade do ar, agentes de limpeza etc.

Ao passar dos anos, o ser humano passa por um processo de deficiência dessa vitamina, sobretudo, nos idosos e mulheres, o que aumenta a necessidade de reposição. Contudo, em contraste com as recomendações médicas, a melhor forma de estimular a produção de vitamina D é por meio da exposição diária ao raio ultravioleta B (UVB), por dez minutos, no mínimo. Mas, além de vitamina D, parte da exposição aos raios UVB pode prejudicar diretamente o DNA e acelerar o processo de envelhecimento, o que produz o risco do câncer de pele, em casos mais avançados.

Diante dessas evidências, médicos e especialistas têm sido cada vez mais incisivos na utilização de fotoprotetores e na exposição mínima ao sol, principalmente durante o verão, quando os raios são mais intensos e acumulativos no organismo para suprir as necessidades das estações posteriores. Por esta razão, é cada vez mais comum na Europa a utilização de alternativas mais seguras e naturais à exposição solar. Nesse contexto, o Vederine®, ativo natural francês extraído e purificado da raiz da Chicória (Cichorium intybus), é um dos mais utilizados e indicados para compensar as deficiências da vitamina D.

Cosmético com vitamina do sol

A suplementação de vitamina D por meio de cápsulas já é bastante comum e eficiente, o que ajuda a fortalecer e proteger os órgãos vitais. Mas, a evolução também se estende a produtos tópicos. A pele possui receptores específicos (VDR) que são ativados durante a exposição ao sol e auxiliam na cascata de ação da vitamina D. Mas, durante o processo do envelhecimento, esses receptores ficam enfraquecidos, o que afeta diretamente a hidratação e a função de barreira da pele.

Por isso, o Vederine® é considerado um avanço significativo na cosmetologia. Ele é o único ativo do mundo com ação similar à vitamina D, o que lhe rendeu, em novembro de 2012, o prêmio na categoria Ouro como o ativo mais inovador presente na feira In Cosmetics, realizada na Tailândia. “Quando inserido em formulações cosméticas, Vederine® restaura as funções dos receptores de vitamina D danificados pelo envelhecimento, além de estimular a formação e cobertura da barreira cutânea, responsável pela proteção contra a desidratação e agentes externos”, explica Claudia Coral, Farmacêutica da Galena.

Os testes in vivo em peles maduras com uma concentração de 3% levou a uma redução significativa na perda de água transepidérmica após a exposição ao lauril sulfato de sódio, uma das substâncias mais utilizadas na cosmetologia, mas que pode causar irritações e outros problemas à saúde. “Este novo ativo também é adequado para peles fotossensíveis, maduras, em processo de menopausa e peles muito claras, pois possuem pouca resistência aos raios solares, bem como para peles escuras a negras, que fazem pouca conversão de vitamina D devido ao alto índice de melanina na pele”, observa Claudia.

O efeito aparece após sete dias, com duas aplicações diárias. A farmacêutica ainda observa que o ativo também pode ser inserido em cremes para crianças. “Ele pode atuar na restauração da barreira epidérmica degradada pelo uso de fraldas e excesso de umidade na região”, completa.

Adélia Mendonça Cosméticos desenvolveu um peeling prebiótico renovador celular, com o ativo Vederine®, confira:

Prebio System Intensifier Peel

Peeling químico e enzimático fotodinâmico de fortificação dérmica, que agrega a esfoliação química dos ácidos glicólico, dicloroacético e pirúvico, à esfoliação enzimática, pelas propriedades da Papaína. Associados ao ouro 24k e a ativos prebióticos, removem as células mortas, garantindo um efeito iluminador imediato e progressivo. Sua ação prebiótica para o fortalecimento epitelial promove uma abordagem diferenciada para uma harmonia saudável da pele com o ecossistema microbiano, mantendo a hidratação e reparação. Apresenta em sua composição funcionalidade do receptor de vitamina D, atuando na expressão de genes que são afetados durante a exposição da luz visível. Este produto compõe a linha Sublime 24k, produzido com ouro 24K puro; extraído em jazidas na Alemanha. Produto de uso profissional.

Fonte: Site Maxpress


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *