Melasma: Entenda mais sobre essa disfunção cutânea

O melasma é um terrível vilão que atinge muitas mulheres (e em menor escala, homens), podendo ser agravado durante a o período de gravidez. As manchas indesejadas de coloração amarronzada causam incomodo e frustação para quem busca uma pele uniforme e bem iluminada.

Confira abaixo, como ocorrem o surgimento do melasma e conheça os melhores tratamentos.

Mas enfim, o que é o melasma?

O melasma é configurado como um distúrbio de pigmentação caracterizado pelo surgimento de manchas na pele de tom amarronzado. Ele comumente surge nas bochechas, na testa e no buço, mas também pode surgir em outras áreas como o colo e os braços. Existem três tipos de melasma: epidérmico, quando há depósito exacerbado de pigmento na epiderme (camada mais superficial da pele); dérmico, caracterizado pelo depósito de melanina ao redor dos vasos superficiais e profundos; misto, quando há excesso de pigmentação na epiderme, na derme e em outras regiões.

Existem alguns fatores que podem desencadear o aparecimento dos melasmas, como a exposição ao sol e ao calor, luz ultravioleta, luz visível e ainda o infravermelho. Alterações hormonais causadas pela gravidez, uso de pílulas anticoncepcionais, entre outras medicações e suplementações nutracêuticas e medicamentosas também podem provocar manchas na pele.

Vale a pena destacar que a exposição solar é principal fator responsável pela reincidência dos melasmas. Então, filtro solar é seu item de primeira necessidade para um skincare de eficiência!

Mas e agora? Como tratar o melasma?

Existem diversas formas de clarear o melasma e fazer o gerencialmente da pele.

Por meio de tratamentos realizados em clínicas de Estética ou o uso de cosmecêuticos de uso domiciliar. Mas é essencial que, se estabeleça uma rotina de cuidados preventivos com a pele.

Existem dermocosméticos que possuem bioativos tecnológicos como ácido tranexâmico, glicólico, kójico, ferúlico, alfa-arbutin e resveratol além de outras substâncias que auxiliam no processo de clareamento da pele. Além disso, as vitaminas C e E tópicas também são excelentes alternativas, por serem poderosos antioxidantes que potencializam o efeito do protetor solar. E sabe o que é melhor? Esses bioativos além de clarearem a pele, diminuem as manchas e previnem o surgimento de novas marcas.

 Entenda sobre a importância da prevenção e do protetor solar

É possível prevenir o aparecimento de melasmas com alguns passos. Use filtro solar sempre, reaplicando sempre que necessário (conforme indicações do fabricante), mesmo em ambientes fechados.

Uma dica preciosa para o público feminino é optar pelo protetor solar com cor, que além de proteger contra os raios UVA e UVB e uniformizar o tom da pele, também funciona como barreira para a luz visível, vinda das lâmpadas e aparelhos eletrônicos, que também emitem radiação.

Não se esqueça também de evitar exposição excessiva ao sol, ao calor e resfrie a pele sempre que possível. Uma boa dica, é a utilização de uma água termal para proporcionar efeito refrescante.

Adélia Mendonça Cosmeticos, visando sempre oferecer soluções tecnológicas possui em seu portfólio cosmecêuticos modernos, formulados com tecnologia de ponta para combater as hiperpigmentações diversas.

CLEAN FACE CREAM É um produto que atua eficazmente em virtude das propriedades auxiliares no clareamento da pele, antioxidantes e de ativação da regeneração celular. Com Vitamina A (palmitato de retinila), Vitamina C (palmitato de ascorbila), Ácido fítico e Ácido kójico. CLEAN FACE CREAM é indicado como tratamento cosmético para auxiliar o clareamento da pele

CLEAN FACE WHITENING

Possui uma combinação de ativos com propriedades auxiliares no clareamento da pele, antioxidantes, umectantes e de ativação da regeneração celular. Através da ação de seus ativos clareadores Alfa Arbutin, Hexylresorcinol, Ácido ferúlico e Gatuline Spot-light®, atua na uniformização da tonalidade facial bloqueando a biossíntese epidermal da melanina e sua proliferação, através da inibição da oxidação enzimática da tirosina. Ainda, com ésteres de Vitamina A e Vitamina C promovem um incremento na elasticidade epitelial e aumento da luminosidade cutânea, com hidratação potencializada pela presença do Ácido Hialurônico e Niacinamida.

MULTI WHITENING COMPLEX

Possui uma combinação de ativos com propriedades auxiliares no clareamento da pele com ações antioxidante, umectante e de ativação da regeneração celular. Através da ação de seus ativos clareadores nanovetorizados Ácido Tranexâmico, Ácido Glicólico, Ácido Lático, Ácido Ferúlico, Ácido Dicloroacético e Hexylresorcionol atuam na uniformização da tonalidade facial,bloqueando a biossíntese epidermal da melanina e sua proliferação, através da inibição da oxidação enzimática da tirosina. Com inovadores mecanismos despigmentantes, a inibição do sistema plasmina-plasminogênio promove o efeito quelante do ferro existente na hemossiderina, despigmentando também hipercromias não melanodérmicas. Ainda, com Silicones e Nicotinamida, promovem um incremento na elasticidade epitelial e aumento da luminosidade cutânea, com hidratação potencializada.

SUN SCIENCE FPS 40

Possui ampla proteção UVA e UVB (290 a 400 nm) que protege contra os efeitos nocivos do sol, além de atuar eficazmente na absorção da radiação emitida pelos comprimentos de onda Visível (400 a 500 nm) e reduz os efeitos cutâneos induzidos através da exposição direta a radiação Infravermelho (IR). Com três exclusivas tecnologias:

?Tec-Infra’Aging: atua na reversão dos efeitos cutâneos da radiação IR associada aos danos UV.

?Fator de Proteção de Ozônio: oferece proteção ao DNA celular, forma uma barreira de proteção lipídica dérmica e reparação epitelial. Ainda, aumenta a resistência a metabólitos radicalares e reduz produtos finais de Glicação Avançada.

?Tecnologia urban age detox: possui alto efeito detoxificante, atuando sobre os resíduos cumulativos gerados pela poluição urbana.