Notícias

Microbioma e os Ativos Prebióticos

A pele humana é considerada a primeira barreira imunológica do organismo humano. Rica em microrganismos que atuam como defensores no sentido de impedir que outros microrganismos possivelmente patogênicos a colonizem. A maior parte do microbioma cutâneo é obtido no nascimento e é formado por diversos conjuntos de microrganismos encontrados na pele. Um centímetro quadrado de pele pode conter até um bilhão deles.

Na pele de um mesmo indivíduo, existem vários microambientes simultaneamente, conforme temperatura, umidade, pH, conteúdo de sebo, exposição à radiação UV etc., fatores que geram diferenças entre as populações de micróbios.

Com base nessas condições, o microbioma cutâneo pode ser essencialmente classificado de acordo com o tipo de pele. Também há maior correlação entre microbiomas de indivíduos aparentados ou que moram na mesma casa. As características que contribuem para a variabilidade interindividual, incluem outra grande quantidade de fatores. Entre eles, estão: etnia, idade e gênero e fatores ambientais (como umidade do ar, temperatura e exposição à radiação UV) e fatores comportamentais (por exemplo, uso de cosméticos ou sabonete, etc.). Esse conjunto de fatores determinam os efeitos em relação a aparência e a saúde da pele.

Um microbioma estável é essencial para manter a saúde cutânea, uma vez que os microrganismos interagem com a biologia e a barreira da pele e vice-versa. Os exemplos de consequências desse relacionamento simbiótico entre os microrganismos e a pele humana incluem um diálogo com o sistema imunológico cutâneo, a proteção contra bactérias patogênicas e o estímulo da produção de ceramidas. Todos esses efeitos são benéficos.

Algumas linhas de pesquisas sugeriram que a aplicação tópica de microrganismos específicos, lizados de micróbios e/ou substratos prebióticos podem promover o crescimento da microbiota da pele. Essas pesquisas demonstram que a aplicação tópica de probióticos pode melhorar a função da barreira cutânea e das respostas imunes no local da aplicação.

Até recentemente, os cuidados e a saúde da pele eram restritos, principalmente a aplicações cosméticas tópicas, cremes em vez de nutrição interna. No entanto, com a consciência crescente dos consumidores e da educação, a percepção foi alterada para confirmar que a pele é um reflexo da saúde interna e bem-estar. O mercado evoluiu do tradicional para avançadas aplicações cosmiátricas nutricionais com propósitos de ações rejuvenescedoras e hidratantes.

E dentro deste conceito, a indústria da beleza desenvolveu novas tecnologias, e está adicionando aos seus dermocosméticos ativos prebióticos, que promovem a boa saúde cutânea no manejo do seu microbioma, como o Prebio Defense.

A diferença entre Probióticos e Prebióticos:

– Probióticos são alimentos que contêm bactérias especializadas capazes de ajudar a prevenir e combater inflamações e problemas de pele.

– Já os Prebióticos não são alimentos com organismos vivos como os probióticos. São componentes alimentares não digeríveis (um tipo de fibra dietética) que incentivam o desenvolvimento da flora benéfica encontrada naturalmente na pele, beneficiando o hospedeiro delas. Eles servem como alimento para essas bactérias (probióticas), estimulando-as a crescerem e combaterem as ruins.

Os prebióticos já são amplamente utilizados para manter a saúde do corpo. Assim, o uso destes componentes estão sendo amplamente empregados a fim de se obter uma melhora nos aspectos gerais da pele. Visto que as funções essenciais para a classe de produtos anti-idade (como estímulo das fibras de sustentação e hidratação) são potencializadas, porque um produto com prebióticos ainda melhora a proteção natural da pele, promovendo uma recuperação de barreira mais rápida, sendo praticamente um escudo contra agentes nocivos.

PREBIO DEFENSE – promovendo a boa saúde da pele

Prebio Defense é um ativo prebiótico, constituído por uma série de polissacarídeos cuidadosamente selecionados que são encapsulados em uma matriz de celulose. Quando liberados na pele, eles atuam como um poderoso “suplemento alimentar” e agente condicionador para habitação de micro-organismos benéficos. Em contraste, esse “alimento” não pode ser metabolizado ou usado por cepas de bactérias nocivas, leveduras e / ou moldes que podem exacerbar ainda mais a pele seca e inflamada.

MECANISMO DE DEFESA DE PREBIO DEFENSE

A pele é lar de trilhões de bactérias (boas e ruins) que formam uma camada denominada microbiota. Essa camada é uma das muitas formas de defesa da pele contra doenças, inflamações, infecções e vermelhidão. Essas bactérias presentes pele formam um ecossistema que é essencial para seu equilíbrio e desempenho de suas funções. Essa microbiota é extremamente importante para todo e qualquer tipo de pele, sendo fundamental para a saúde e equilíbrio de peles sensíveis, secas, acneicas e/ou propensas ao eczema. Infelizmente, existem muitos fatores que influenciam ou prejudicam nossas boas bactérias, deixando-a aberta para infecções e propensa a ação de bactérias ruins. Estes incluem a ação da poluição e o excesso de higiene, onde o manto ácido e a barreira lipídica é comprometida, uso de conservantes, luz solar, antibióticos e produtos que alteram o equilíbrio do pH, como a AHA e outros esfoliantes químicos.

Prebio Defense foi desenvolvido para ser um portador das cepas bacterianas benéficas encontradas na pele. As cepas bacterianas se refere a um grupo de descendentes com um ancestral comum que compartilham semelhanças morfológicas ou fisiológicas.

Os prebióticos são mais conhecidos como sendo um tipo de oligossacarídeos que ajudam na nutrição da flora de pele, proporcionando um ambiente rico em umidade para suporte adicional.

O Prebio Defense constitui-se de um grupo de diferentes compostos químicos encontrados na natureza, incluindo fruros, gluco-oligossacarídeos, bem como inulina. Quando entregue a pele, as bactérias saudáveis (alimentando e se multiplicando) podem sobrecarregar as bactérias insalubres que, por sua vez, ligeiramente estimulam seu sistema imunológico a permanecer vigilante e alerta, aumentando a barreira da pele e as funções de proteção.

AÇÃO DOS PREBIÓTICOS NA PELE

Existe um equilíbrio entre a imunidade da pele e microbiota, esse equilíbrio é fundamental para a manutenção de uma pele hidratada e saudável. A composição única dos polissacarídeos encontrados em Prebio Defense fornece uma abordagem diferenciada que ajuda a manter uma harmonia saudável da pele: entre suas funções diárias normais, bem como sua relação com o ecossistema microbiano, mantendo a hidratação e reparando a superfície da pele.

PRINCIPAIS BENEFÍCIOS DO PREBIO DEFENSE

– Polímero prebiótico de fácil incorporação nas formulações

– Propaga a boa saúde da pele

– Ativo encapsulado que garante estabilidade e entrega

– Possui propriedades: antiaging, reparadoras, calmantes e hidratantes.

TRIKENOL PLUS

Prebiótico de origem vegetal, extraído da raiz da árvore Salix alba (uma mistura sinérgica de ingredientes orgânicos), altamente eficaz no tratamento de peles sensíveis.

  • Flora normal: microrganismos que geralmente encontramos na superfície da pele.
  • A flora normal da pele é dividida em dois grupos: flora e flora residente transiente

Se o equilíbrio for interrompido ou se algum microorganismo estranho invade (flora transitória), surgem problemas que afetam nossa pele

A flora residente normal da pele tem várias funções:

1. Equilíbrio da homeostase

2. Defesa contra infecções bacteriano

3. Melhora a barreira da pele

4. Contribuição no desenvolvimento da resposta imune

FLORA RESIDENTE DA PELE: MICROORGANISMOS

Apresenta uma inovadora combinação simbiótica, que oferece uma ação complementar pre/probiótica, exercendo um efeito benéfico sobre a pele por estimulação seletiva da atividade e crescimento da flora cutânea normal, garantindo o equilíbrio entre bons x maus microrganismos. Desencadeia uma melhora na aparência da pele por confrontar as agressões diárias sofridas mantendo, estimulando e/ou reconstituindo a flora cutânea.

COMPOSIÇÃO DE TRIKENOL PLUS:

  • TERPINEN-4-OL:  é obtido por destilação fracionada do óleo da árvore da Melalêuca (Melaleuca alternifolia).  Possui propriedades antimicrobianas e antiinflamatorias.

TERPINEN-4-OL: EFICÁCIA ANTIMICROBIANA

TERPINEN-4-OL: EFICÁCIA ANTIINFLAMATÓRIA


  • SALIX ALBA:

• Árvore pertencente à família da Salicáceas

• A parte utilizada são as folhas e a casca

• Os principais constituintes são polifenóis, flavonóides e derivados salicílicos

Foi incorporado Trikenol Plus por suas ações anti-irritante, antiseborreica e queratolítica.

  • DERIVADOS SALICÍLICOS:

• Um dos mais conhecidos e representativos é o ácido salicílico (C7H6O3).

• O ácido salicílico se aplica por via tópica para tratar transtornos queratolíticos e de descamação da pele

Ação esfoliante resultante da diminuição da coesão entre corneócitos

EFICÁCIA CONTRA A ACNE

Uma mescla sinérgica de dois ingredientes de origem vegetal, desenvolvida para obter um ativo antiacne eficaz, Trikenol Plus tem atividade antimicrobiana e anti-inflamatória.

CUIDADO CAPILAR

O Trikenol Plus é uma mistura sinérgica de dois ingredientes de origem vegetal, desenvolvidos para oferecer um ativo anti-caspa eficaz, obtido a partir de fontes naturais.

Referências Bibliográficas

BARROS, C. Como a microbiota da pele pode ajudar a tratar desordens cutâneas. Cleber Barros. Disponível em: <https://www.cleberbarros.com.br/microbiota-da-pele/>. Acesso em: 29 mai. 2019.

WHITFILL, T. O movimento do microbioma. Cosmetics & Toiletries (Brasil), v.30, n. 04, p. 30-31, jul/ago. 2018.

Informes literários:

Provital Group, Trikenol Plus. Provital Espanha.
Vantage Specialty Ingredients, PreBio Defense.


Joielle Mendonça
Formação acadêmica em Farmácia Industrial pelo Centro Universitário Newton Paiva e pós graduada em Ciências e Tecnologia de Cosméticos. Responsável técnica da Indústria de Cosméticos Adélia Mendonça, palestrante e ministrante de cursos, workshops, seminários e congressos.
SAC: (37) 3551-2000

Você pode gostar...