Envelhecimento Cutâneo

O envelhecimento cutâneo é um processo multifatorial, que envolve fatores intrínsecos como por exemplo a genética familiar e fatores extrínsecos como o status inflamatório, estresse oxidativo e exposição solar. Como resultado do conjunto, são observadas alterações moleculares nas membranas celulares, proteínas estruturais e enzimas e também no DNA, de forma que as funções celulares e teciduais podem ser prejudicadas.

Atualmente, a exposição à radiação ultravioleta (UV) é considerado o principal fator externo que contribui para o envelhecimento cutâneo. A luz UV altera sensivelmente os diversos processos biomoleculares e pigmentares na pele. No entanto, totalmente esclarecidos. Existe, ainda, o envelhecimento cronológico inato que ocorre mesmo na pele protegida do sol. Acredita-se que a sobreposição desses dois processos resulte no envelhecimento cutâneo final.

Com o avanço da idade, há uma visível redução da gordura facial, com a perda dos contornos e do volume em diferentes locais da face, como na região malar. Essa perda de sustentação da pele é notada também na formação da dermatocalase nas pálpebras superiores, o que confere o olhar cansado. Toda a estrutura osteomuscular da face também sofre modificação com o tempo e deve ser considerada na decisão da modalidade terapêutica do tratamento.

Cabe enfatizar que indivíduos de cor escura (Fitzpatrick V – VI) apresentam diferentes características de fotoenvelhecimento, como menor incidência de neoplasias cutâneas e rítides, e pelo efeito protetor mais abrangente da quantidade de melanina quando comparado a indivíduos de pele clara (Fitzpatrick I – III). Logo, esses indivíduos apresentam altos índices de câncer de pele e notável fotossenescência. Denominam-se dermatohelioses as clássicas lesões associadas à exposição solar como melanose solar, lentiginoses, leucodermia, poiquilodermia, queratoses actínicas e seborreicas, entre outras. A pele com pigmentação irregular e com alteração vascular, caracterizada por teleangiectasias e lagos venosos, é típica do envelhecimento induzido por radiação UV.

Protetores solares: 

Estudos clínicos já demonstraram a importância do uso regular de protetores solares, pois eles são capazes de prevenir as lesões típicas do fotoenvelhecimento, como rugas e melanoses solares e o carcinoma espinocelular. Há inclusive, algumas evidências de que o uso isoladamente já contribui para a melhora de sinais do fotoenvelhecimento.

Os filtros solares podem ser classificados como orgânicos (moléculas capazes de absorver a radiação na faixa ultravioleta) ou inorgânicos (capazes de refletir essa mesma faixa). Esses ingredientes são, normalmente, associados para proporcionar uma proteção em todo espectro ultravioleta, tanto na faixa UVB como UVA. O protetor solar utilizado para a prevenção e os cuidados com o envelhecimento cutâneo deverá ter o uso continuado e, por isso, seu perfil de tolerância deve ser o melhor possível. Essa tolerância não diz respeito apenas ao menor potencial de reações de sensibilização ou comedogenicidade, mas também com relação ao conforto de uso, conferindo uma maior adesão por parte do paciente.

Linha Daily Protection

A linha Daily Protection Adélia Mendonça constitui em um tratamento multifuncional aliando fotoproteção a um completo tratamento antiaging, antioxidante, regenerador celular e de alto grau de hidratação.

São formulados para dar ampla proteção contra as radiações solares e auxiliar na prevenção do surgimento das rugas precoces causadas pela ação dos radicais livres, através da ação dos filtros solares UVA+++, UVB e da Vitamina E (acetato de tocoferol), ajudando na prevenção do câncer de pele. Os hidratantes presentes na linha Daily Protection Adélia Mendonça aumentam a capacidade de reestruturação celular e combatem o stress epidérmico, repondo sua umidade natural e melhorando sua textura e revitalização.

A linha também conta com os protetores solares em géis. Oferecem além da proteção contra as radiações solares, são ideais para pele acneica. Formulados com base gel e ativos como o Asebiol LS e o Triclosan, atuam como coadjuvante no combate à oleosidade excessiva, com atividade seborregulatória e de controle preventivo/corretivo de manifestações seborreicas. Formulação oil free, livres de álcool e textura fluida.

Linha Stop Sun

A linha Stop Sun foi desenvolvida para quem frequenta praia ou piscina, e também para aquelas que praticam atividades de lazer e esportes ao ar livre. Além de atender às necessidades de quem transpira muito. Possui fórmula mista (físico-química) com fotoproteção resistente à água e ao suor, além dos benefícios antienvelhecimento. Com um blend de ativos como a Vitamina E – antioxidante que auxilia na formação do colágeno e elastina, a Aloe Vera – poderosa substância com múltiplas propriedades benéficas a pele, Pantenol, com alto poder hidrante que deixa a pele mais suave e elástica, entre vários outros. O uso diário além de proteger a pele contra a radiação solar, hidrata e auxilia na prevenção do envelhecimento precoce, reduzindo a formação de radicais livres.  Com efeito translúcido, é indicado para todo o tipo de pele e devido ao toque seco, se adapta facilmente à pele oleosa, pois não gruda e a textura não deixa brilho nem aspecto oleoso na pele.

Sun Science – Protetor Solar de Amplo Espectro FPS 40/PPD +++

Com 12 horas de proteção. Desenvolvido com tecnologia altamente especializada dentro dos conceitos mais modernos da dermocosmiatria. Possui ampla proteção UVA e UVB, que protege contra os efeitos nocivos do sol. Atua também eficazmente na absorção da radiação emitida pelos comprimentos de onda da luz azul, encontrada nas telas de celulares, computadores, televisores e nas lâmpadas, através da exclusiva proteção DNA fuller para rejuvenescimento digital. Reduz os efeitos cutâneos induzidos através da exposição direta a radiação Infravermelho (IR). Mediante ao seu alto efeito detoxificante, age sobre os resíduos cumulativos gerados pela poluição urbana. Considerado o protetor solar do futuro com blindagem facial total.

Fonte: Sites Clinica Leger e Itehpec



Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *