O que são rugas? Como se formam as linhas de expressão?

Muito se fala sobre rugas e sobre os cuidados que se deve ter para uma pele impecável e livre desse sinal da idade. Mas você sabe porque elas se formam e como identificá-las na pele? De acordo com a dermatologista Luciana de Abreu, existem dois tipos de rugas: as dinâmicas, que só aparecem na hora de movimentar o rosto, e as rugas estáticas, que são mais profundas. “São aquelas linhas e sulcos que permanecem como fissuras na pele, mesmo quando estamos sem movimentar o rosto, ou seja, em repouso, sem usar os músculos da mímica facial”, explicou a especialista. Confira mais detalhes sobre as rugas e saiba como tratar.

Como as rugas se formam?  

Rugas e flacidez são inevitáveis na pele madura. É um sinal de envelhecimento natural do corpo, mas você sabia que elas também podem se formar devido à exposição solar sem proteção? “O envelhecimento da pele envolve fatores extrínsecos, entre eles, o sol e radiação ultravioleta, e os fatores intrínsecos, que são endógenos relacionados à genética e envelhecimento ou senescência celular cronológica”, explicou a dermatologista Luciana de Abreu.   

De acordo com a especialista, o envelhecimento causado pela exposição solar sem proteção é diferente do envelhecimento natural, e deixa a pele mais amarelada e flácida porque o sol ataca as fibras de colágeno. “O envelhecimento relacionado à fotoexposição solar desencadeia tom amarelado e opaco, sem viço na pele, além de manchas escuras e flacidez por perda de sustentação das fibras colágenas, que são quebradas”, explicou Luciana. 

Quais são os tipos e a aparência exata de uma ruga? 

De acordo com a especialista, existem 2 principais tipos de rugas: as dinâmicas e as estáticas. As primeiras são aquelas que só aparecem ao falar, ao sorrir ou ao chorar. “As dinâmicas são depressões e sulcos que se formam na pele quando movimentamos os músculos faciais da mímica facial. Só aparecem quando estamos mexendo o rosto, sorrindo, fazendo caretas”, explicou. 

Já as estáticas são mais profundas e podem ser vistas até mesmo com o rosto parado. “São aquelas linhas e sulcos que permanecem como fissuras na pele, mesmo quando estamos sem movimentar o rosto, ou seja, em repouso, sem usar os músculos da mímica facial. Mesmo assim, as linhas das rugas são aparentes e visíveis, pois já se formou uma ‘rachadura’ mais profunda na pele”, explicou com detalhes a especialista. 

Quais os tratamentos indicados para acabar com as rugas dinâmicas? 

Para quem quer minimizar os efeitos das rugas em casa, os cremes anti-idade são sempre uma ótima opção porque podem conter Retinol, vitamina E, Pro-Xylane e outros componentes que combatem a flacidez e ajudam na hidratação.

Quais são os tratamentos mais recomendados para rugas estáticas? 

Para quem já tem rugas mais profundas, como os temidos “bigode chinês ” e a ruga da “marionete”, por exemplo, a dermatologista indica o uso de ácido hialurônico, componente que também pode ser encontrado em cremes anti idade. Outras opções, de acordo com Luciana de Abreu, são os peelings, lasers, luz pulsada e microagulhamento. “São tratamentos que podem ser associados para potencializar os resultados para suavizar e eliminar as rugas estáticas”, indicou. 

Altamente sofisticados, os dermocosméticos antiaging da linha Adélia Mendonça buscam, cada vez mais, antecipar-se ao envelhecimento cutâneo.

Plenitude Matrigenic Laser Sérum

Sérum antiaging que atua no combate da inversão geneticamente programada do triângulo da beleza e juventude através da modulação cromossômica. Com um concentrado das bases férteis da alga Undaria pinnatifida, reativa os genes cutâneos hibernados elevando a taxa de reestruturação da matriz extracelular. Apresenta também o conceito drone cosmeticals, baseado em pequenas esferas de dispersão dérmica, que protege e conduz os princípios ativos até onde ele tem que ir para exercer sua função.

anti idade

Plenitude Poison Serum

Sérum anti-idade com nanotoxinas dermoestimulantes que suavizam linhas de expressão e rugas. Seu mecanismo de ação firmadora da pele, envolve a atuação em neurotransmissores responsáveis pela contração muscular, promovendo um efeito lifting a curto prazo e de longa duração, hidratando a pele profundamente e combatendo a flacidez das células musculares. Além de outros ativos com benefícios calmantes e com ação antioxidantes de redução dos sinais de envelhecimento. Sua ação dermodescontrátil atua em mais de 60 pontos da face, sendo portanto, um dos mais completos efeitos de sustentação dérmica em um produto antiaging. Em um produto exclusivo dos laboratórios Adélia Mendonça, proporcionando a revitalização e regeneração da pele, mantendo-a firme e bonita por muito mais tempo.

ação firmadora da pele

Rejuven

Potente fluido reestruturante antiaging. Atua sobre as linhas de expressão, suavizando seus efeitos de forma eficaz e progressiva. A associação de ativos naturais e tecnológicos fornecem a este produto uma atividade hidratante, revitalizadora e protetora contra os radicais livres, além de promover a regeneração da pele e de suas fibras, que irão garantir uma pele radiante, jovem e firme. Produto com nanotecnologia.

antiaging

Revival Ageing

Sérum anti-idade desenvolvido para revitalização das células dérmicas, restabelecendo sua umectação e oxigenação, prevenindo a perda de tônus e elasticidade da pele. Possui um blend de ativos que atuam sobre as rugas mais profundas e reposição de fitoestrógenos, sendo indicado para o tratamento de pele com sinais de envelhecimento avançado. Indicado para mulheres com peles menopáusicas ou rugas e sulcos em estágio avançado.

Fonte: Beleza Extraordinária

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *