Niacinamida: quais os seus benefícios para a pele

Você conhece a niacinamida? Também chamada de vitamina B3 ou nicotinamida, essa substância presente na formulação de vários dermocosméticos proporciona uma série de benefícios à pele, desempenhando um papel fundamental na produção de energia e síntese de nutrientes nas células do corpo. Mas você sabia que esse ativo também é importante para a pele sensível, prevenindo o surgimento de manchas vermelhas, coceira e irritação?

Niacinamida: entenda um pouco mais sobre a vitamina B3

A nicotinamida é uma vitamina essencial do complexo B que possui uma função muito importante na pele: hidratação, por aumentar a síntese de ceramidas naturais da pele. Algumas pesquisas feitas pelo American Society of Clinical Oncology também apontam que a vitamina está associada com a redução do risco de câncer da pele. Além disso, a substância funciona como um forte aliado no controle da produção de sebo das glândulas sebáceas, evitando o surgimento de cravos e espinhas no rosto.

Quais são os benefícios do ativo para a pele sensível?

A vitamina B3, também é reconhecida por atuar como uma espécie de barreira protetora. Na pele sensível, essa substância ajuda a reduzir o ressecamento, melhorar a textura, além de proporcionar uma ação anti-inflamatória.

Melhora na aparência da pele e processo de envelhecimento

O envelhecimento cutâneo é caracterizado por grandes mudanças na pele, tais como redução da elasticidade, estrutura mais fraca e rugas aparentes. Um fator importante é a perda gradual de fibras de colágeno e elastina sintetizadas nos fibroblastos. Uma estratégia recomendada na prevenção do envelhecimento da pele é reduzir a quebra de colágeno, ao mesmo tempo que se aumentam os fibroblastos.

Estudos com fibroblastos humanos mostraram que a niacinamida estimula novos fibroblastos em 20% e a secreção de colágeno em 54%. Também restaurou os níveis de NADH e NADPH, quando adicionada a culturas de fibroblastos de doadores idosos.

Portanto, a niacinamida pode contribuir para reduzir os sinais de envelhecimento da pele.

niacinamida6

Concede um tom de pele uniforme

A niacinamida tem a capacidade de inibir a transferência de melanina dos melanócitos para as camadas mais externas da pele. Esse processo é capaz de evitar a propagação de melanina e, consequentemente, o escurecimento de regiões da epiderme, caracterizada por manchas. Por melhorar o fortalecimento da barreira cutânea e a textura da pele, a niacinamida promove a diminuição da palidez da região em que é aplicada, bem como uma maior luminosidade.

É importante citar que este ativo não inibe a produção da melanina, mas impede a sua dispersão e que escureça áreas da epiderme.

niacinamida7a

Um estudo clínico com voluntários confirmou a atividade clareadora da pele. Eles aplicaram um creme com 5% de niacinamida por 8 semanas. Manchas de idade em torno do olho e bochecha diminuíram significativamente.

niacinamida8

Por ser uma matéria prima segura, a niacinamida não irrita ou sensibiliza a pele como outros ativos clareadores, e não apresenta ação fotossensibilizante como os retinóides. Isso permite que seja utilizada na formulação de produtos para pessoas com peles sensíveis e que desejam clareamento cutâneo com segurança.

Reduz a aparência da acne

A niacinamida é capaz de interferir na atividade das glândulas sebáceas, apresentando uma ação diminuidora da taxa de secreção de sebo. É também comparável a agentes bacteriostáticos utilizados no tratamento da acne vulgar, além de exibir propriedades anti-inflamatórias que auxiliam na redução do eritema e efeitos clareadores na diminuição da hiperpigmentação pós acne. Outra característica considerada é a indução ao risco de resistência bacteriana.

Um estudo comparando a aplicação tópica, 2 vezes ao dia por 8 semanas, de gel de clindamicina 1% com gel de nicotinamida 4% no tratamento de acne vulgar moderada mostrou que a nicotinamida obteve melhores resultados que o tratamento com clindamicina.

MELHORA DOS PACIENTES

niacinamida9

REDUÇÃO DAS LESÕES ACNEICAS

niacinamida10

REDUÇÃO DA GRAVIDADE DA ACNE

niacinamida11

Os múltiplos efeitos benefícios sobre a pele torna a niacinamida, um ativo essencial para produtos inovadores de cuidado com a pele. Oferece também a vantagem de ser utilizada junto com uma gama de matérias primas sem que problemas de incompatibilidade ou instabilidade ocorram.

Como incluir a vitamina B3 na sua rotina de cuidados com a pele

A niacinamida está presente na composição de vários dermocosméticos, principalmente em cremes, sabonetes e loções hidratantes. Porém, é preciso ter paciência para que o ativo faça seus primeiros efeitos, aliviando as manchas vermelhas, a coceira e qualquer outro sinal de irritação. O uso desses produtos precisa ser diário, principalmente nos dias mais frios, como no inverno, em que a pele sensível fica mais delicada.

Adélia Mendonça Cosméticos apresenta os dermocosméticos que contém esse excelente ativo, a Niacinamida:

Multi Whitening Complex

Sérum clareador facial com nanovetores ácidos, reúne agentes clareadores, antioxidantes, umectantes e de ativação da regeneração celular. Sua ação clareadora atua na uniformização da tonalidade facial, bloqueando a biossíntese epidermal da melanina e sua proliferação, através da inibição da oxidação enzimática da tirosina. Com inovadores mecanismos despigmentantes, a inibição do sistema plasmina-plasminogênio promove o efeito quelante do ferro existente na hemossiderina, despigmentando também hipercromias não melanodérmicas.

sérum clareador


Skin+ Jections Whitening Booster

Um booster terapêutico de alta potência, com agentes clareadores naturais, sintéticos, químicos e orgânicos que garantem um blend funcional para uma despigmentação abrangente em toda a cadeia melânica. Associa benefícios de regulação da modulação gênica dos melanócitos à otimização da renovação tissular, com ação debridante seletiva, garantindo a integridade da pele na redução do processo inflamatório intrínseco e na reorganização celular biológica.

booster terapêutico com agentes clareadores

 Clean Face Whitening

Sérum clareador com nanoativos clareadores para uso diário. Com uma fórmula exclusiva que reúne agentes clareadores, antioxidantes, umectantes e de ativação da regeneração celular. Atua na uniformização do tom da pele com potente ação de bloqueio sobre a síntese da melanina, por meio da inibição da oxidação enzimática da tirosina. Age em cinco fases da cadeia da melanogênese, eliminando manchas já formadas e prevenindo o aparecimento de novas, promovendo uma atuação global de clareamento. Possui outros benefícios que se estendem à ação antienvelhecimento, bem como à reparação dos danos oxidativos provocados pela radiação UV na pele.

sérum clareador

Plenitude Mask

Máscara antiaging leave in com nanoativos dimensionais que age diretamente nas contrações da pele, evitando a formação de rugas e linhas de expressão. Possui ação rápida com efeitos tensores imediatos, tonificando a pele de forma profunda. Promove intensa hidratação cutânea e atuam eficazmente sobre as manchas senis. Pode ser utilizada como máscara biovetorizada sem enxague ou com o uso de led/laser. Produto de uso profissional.

máscara antiaging

Acnology Peel

Este peeling inédito reúne em sua formulação um composto de lipossomas ácidas, esfoliantes físicos, agentes descontaminantes e esfoliantes enzimáticos, além de litocosméticos exclusivos e complexo purificante com areia de Bora Bora. Devido à combinação de suas propriedades anti-inflamatórias, cicatrizantes, secativas, bactericidas, Acnology Peel equilibra as manifestações da acne, e remove as células mortas com profundo efeito remineralizante. Tornando-se o procedimento totalmente seguro e anti-irritante, com profundo efeito detox. A combinação de ativos esfoliantes totalmente naturais que associados à biotecnologia, promovem um resultado seguro e ao mesmo tempo potente.

peeling anti acne

Fonte: Sites DermaClub e Beleza in

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *