Pele oleosa: o que é, como acabar com a oleosidade, espinhas e cravos + rotina de cuidados com a pele

Quem tem a pele oleosa sabe que precisa redobrar os cuidados com a pele do rosto para prevenir a oleosidade excessiva, o entupimento dos poros e as lesões de acne, como cravos e espinhas. Para cuidar deste tipo de pele, basta adotar uma rotina de limpeza de pele profunda e regrada, usando produtos específicos para controlar esses incômodos.

O que é a pele oleosa?

A pele oleosa leva este nome devido à alta produção de sebo pelas glândulas sebáceas. Essa condição se torna mais comum durante a adolescência por conta das alterações hormonais – quando os jovens começam a ter um aumento da testosterona, que estimula a glândula sebácea a produzir mais oleosidade, facilitando a formação e o aparecimento de espinhas.

Quais são as características da pele oleosa do rosto?

– Brilho intenso;
– Sensação pegajosa;
– Tendência à acne, espinhas e cravos;
– Poros dilatados e irregulares.

O que causa oleosidade na pele?

– Lavar o rosto muitas vezes ao dia;
– Usar um produto contraindicado para a pele oleosa;
– Fazer a limpeza de pele com as mãos sujas;
– Usar água quente para lavar o rosto, causando o efeito rebote;
– Falta de hidratação na pele;
– Poluição;
– Alimentos gordurosos;
– Se expor ao sol excessivamente e sem proteção.

Pele oleosa durante a menopausa

Durante a menopausa, muitas mulheres notam que a pele fica mais opaca e ressecada. Por outro lado, também existe a possibilidade das mulheres apresentarem uma pele mais oleosa durante esse período. Isso acontece devido à queda do estrogênio, que proporciona a acentuação de outro hormônio que não cai na mesma velocidade: a testosterona – do qual pode levar ao aumento de pelo, da oleosidade e até mesmo a acne.

A pele negra é mais oleosa?

A pele negra possui características únicas, como uma fibra de colágeno mais densa e uma proteção solar natural. Mas, além disso, quem possui este fototipo, também apresenta glândulas sebáceas maiores, que produzem mais sebo e, consequentemente, fazem aumentar a oleosidade. Por isso, a pele negra possui uma grande tendência à oleosidade.

Vitamina C para o rosto: quem tem a pele oleosa pode usar?

A vitamina C pode ser usada em qualquer tipo de pele, pois o ativo é hidrossolúvel e não está presente apenas nos dermocosméticos com textura oleosa. O que difere o seu uso é o veículo, a textura, para não aumentar a carga oleosa da pele – quanto mais leve, mais adequado para quem tem mais oleosidade.

Ativos que beneficiam a pele oleosa

Ácido salicílico: agente químico que induz a renovação celular, regula a oleosidade da pele e possui ação anti-inflamatória. Tem a capacidade de permeação nos poros ajudando na remoção da camada queratinizada, sendo indicado para a desobstrução dos poros.

LHA: é um derivado do ácido salicílico. Possui ação queratolítica, que ajuda a impedir a formação de cravos, sem provocar irritação. É uma substância suave que pode ser usada em qualquer tipo de pele, sendo as oleosas mais beneficiadas.

Nicotinamida: é uma vitamina essencial do complexo B. Sua substância é capaz de reduzir o ressecamento e melhorar a textura da pele, além de ter ação anti-inflamatória. O ativo ajuda a evitar o surgimento de cravos e espinhas.

Zinco: o mineral é responsável diminuir a produção de sebo pelas glândulas sebáceas. A substância também ajuda a regular o excesso de brilho e, consequentemente, a formação de cravos e espinhas

Produtos para a pele oleosa

– Gel de limpeza;
– Hidratante para pele oleosa;
– Solução micelar;
– Tratamento antiacne;
– Protetor solar com toque seco.

Conheça alguns dermocosméticos que ajudará a você manter a oleosidade sob controle:

Clean Up:  é uma espuma de colágeno para higienização facial especialmente formulada para a pele sensível e delicada do rosto de homens e mulheres. Respeitando o manto hidrolipídico natural da pele, constitui o perfeito equilíbrio entre a limpeza profunda e a suavidade, o toque aveludado e a completa remoção de materiais graxos.

Eau Thermale: Refrescância antienvelhecimento! Água termal desenvolvida com ativos biotecnológicos: blueberry (ação antienvelhecimento), Venuceane (estimula proteção da célula contra os danos dos raios solares) e aquaporinas (proporciona a retenção de água intracelular conferindo hidratação intensa). Soma-se a sua composição treze oligoelementos e microminerais que são essenciais ao bioequilíbrio da pele.

Volcan C Mousse: Água vulcânica em mousse com vitamina C, Lisado Biotecnológico de Maçã e Green Coffee Oil. Apresenta benefícios inéditos para a nutrição, hidratação e luminosidade cutânea. Reequilibra as células de defesa para a maior proteção contra radicais livres, estimulando a síntese de colágeno e elastina. Promove um efeito de blindagem ao DNA celular e inibe os produtos finais em processos de glicação celular.

Daily Protection Gel FPS 15 e 30: formulado para dar ampla proteção contra as radiações solares. O Gel é ainda um coadjuvante na ação de prevenção da acne e oleosidade excessiva, devido a presença de seus ativos, que promovem ação controladora da oleosidade e tratamento da acne ativa.

Instant Perfector: Um retrator de poros e primer que além de reduzir o diâmetro dos poros e fixar a maquiagem por muito mais tempo, ainda possui múltiplos benefícios: regula a oleosidade, possui extraordinário efeito mate deixando a pele lisinha e sequinha. Também retira o brilho excessivo e promove suave ação clareadora em manchas de acne. Além de possui potente ação antienvelhecimento.

Acnology Nanotonic: é um tônico facial com lipossomas ácidas que reduzem a secreção sebácea e tonificam de forma profunda a pele. A ação conjunta de seus nanoativos equilibra as manifestações seborréicas, reduz o espessamento da camada córnea e atua eficazmente no controle microbiano da pele acneica, protegendo o DNA celular da degradação enzimática com elevado poder adstringente; constituindo um peeling eficaz para uso diário sem efeito descamativo ou rebote.

Aknogel: gel é lipossomado e multifuncional que atua em vários graus da acne. Além de controlar a oleosidade ele também promove o clareamento das escoriações devido à presença do ácido mandélico em sua fórmula. Outra ação é a cicatrização e regeneração por meio do ativo Triclosan, que promove uma ação bactericida.

Acnology Nanoserum: Constitui um tratamento eficaz no combate da acne. Possui propriedades hidratantes, suavizantes e antioxidantes. Contribui para o controle da oleosidade, tão comum à pele brasileira, bem como a ação umectante que proporciona hidratação intensa e ação calmante. Contém ainda, ação clareadora sobre as manchas provocadas pela cicatrização das escoriações cutâneas, além da atuação intensa sobre o quadro acneico. Sua textura tecnológica permite absorção em níveis inéditos, e resultados surpreendentes.

Fonte: Dermaclub

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *