A cada dia os homens assumem cada vez mais a vaidade e passam a ser foco atraente para a indústria de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos (HPPC). Diferentes estilos de vida determinam hábitos de cuidados pessoais e perfumaria, tanto que agências de pesquisas começam a delinear o perfil desse novo consumidor, que hoje tem características bastante diferentes de dez anos atrás.
Uma pesquisa online do Instituto Qualibest, especialmente elaborada para a Abihpec – Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal Perfumaria e Cosméticos, que detectou no ano passado um crescimento de 2,4% no mercado masculino, representando mais de R$ 21 milhões do faturamento total do setor.
O levantamento apontou que 43% dos 425 homens entrevistados das classes sócio econômicas A, B e C consideram-se super vaidosos. Demostrando o novo homem, sem medo de assumir sua vaidade.
Para melhor avaliar essa vaidade, o Instituto Qualibest elaborou uma pesquisa comparativa por idades, hábitos e atitudes, entre homens da geração Z (entre 14 e 20 anos) e homens da geração X (de 35 a 45 anos). Segundo Raul Porto, executivo da Qualibest, ficou evidente na pesquisa que as duas gerações consideram que a beleza não é um atributo a ser perseguido exclusivamente peles mulheres. 82% dos entrevistados acham que o homem tem que se cuidar, porque isso traz benefícios pessoais e conforto.
Essa mudança de comportamento, que vem se tornando cada vez mais comum entre o público masculino, acaba acentuando outra característica deles: a sede por praticidade.
A linha Adélia Mendonça desenvolveu produtos especificamente para a pele masculina, que atendem dos homens mais vaidosos aos mais básicos. Confira:
Gentleman’s Beardoil, um bio oil facial para barba com multibenefícios: tônico reequilibrante do pH cutâneo, antisséptico, anti-inflamatório, cicatrizante, previne a foliculites e irritação no pós barbear. Hidrata, repõe lipídeos importantes para a integridade dérmica, através de uma rápida absorção e excelente sensorial, conferindo total proteção no pré e pós barbear e no uso diário sobre os fios que compõe a barba ou bigode. Elaborado com um inédito blend de 10 óleos hidratantes essenciais, filtro solar e manteigas umectantes. Sua função primordial é proteger, condicionar, alinhar e hidratar os pelos faciais que compõe a barba, assim como nutrir a pele desvitalizada do homem.
L&S Hidraction Gel, um gel hidratante formulado especialmente para as peles masculinas. Sua composição oferece cuidado cosmético e ampla proteção à pele. Com FPS 30, seus filtros UVA+++ e UVB protegem contra as radiações solares. Além disso, ele controla a oleosidade da pele graças à consistência gel e concentração de ativos anti-irritantes, bactericidas e cicatrizantes. Ideal para uso pós-barba pois acalma a pele e evita a foliculite (inflamação do folículo capilar).
THE MAN BOX – JACK DANIEL’S E BEARD OIL. Estojo man care com um beard oil e uma garrafa miniatura 50mL de whisk Jack Daniels. Mais uma novidade específica para o cuidado diário do novo homem do século XXI.
Clean Face Lotion, loção lipossomada de clareamento e adstringência da pele, proporciona uma limpeza profunda nas camadas profundas da epiderme, retirando a sujeira de forma intensa, desde o interior dos poros devido as suas lipossomas especiais. Controla a oleosidade excessiva e acelera a renovação celular promovendo o rejuvenescimento facial. Com efeito clareador e iluminador da superfície geral da pele, reduz o calibre dos poros e potencializa qualquer tratamento dermocorretivo que o cliente realize em casa. Indicado para todos os tipos de pele, especialmente as mistas e oleosas.
Fonte: CosméticosBR