Vitaminas e pele

A associação entre as vitaminas e a saúde tem sido estabelecida há um longo tempo, porém, apenas recentemente se evidenciou sua eficácia no tratamento tópico dos cabelos e pele. Recentes estudos demonstram a capacidade das vitaminas e de seus derivados de melhorar a performance de produtos de higiene e cosméticos. Além disso, testes clínicos e laboratoriais demonstram fortes evidências de que as vitaminas assumem importantes funções na proteção, correção e renovação de cabelos e pele. Em estudos comparativos entre produtos com e sem vitaminas, ficou demonstrada a superioridade dos produtos contendo vitaminas.

As vitaminas podem ser úteis no tratamento tópico visando combater várias desordens da pele. Elas atuam especialmente na prevenção, no retardo e, inclusive, no controle das modificações degenerativas do processo de envelhecimento, assim como evitam a desidratação, a descamação e a formação de rugas.

Além do processo natural de envelhecimento, o ser humano está exposto aos efeitos dos raios UV, que potencializam este processo. As vitaminas atuam como antioxidantes, combatendo os radicais livres formados pelos processos metabólicos e pela exposição à radiação UV. Quando não são extintos, os radicais livres contribuem para o fotoenvelhecimento e a fotocarcinogênese, por meio de mutações no DNA. 

Vitamina A: é essencial para o desenvolvimento normal da pele. Pode ser absorvida pela pele, auxiliando na manutenção da suavidade e da textura e melhorando as propriedades da barreira de água deste órgão. É utilizada para tratar ressecamentos e inflamações. Sua ação estimulante se contrapõe às mudanças do envelhecimento e do fotoenvelhecimento, quando utilizada topicamente em doses adequadas.

Pode alterar ou modular a síntese de colágeno e é necessária também para a reprodução normal das células basais, uma vez que estimula a atividade mitótica e metabólica da pele. É capaz de manter a pele em condições juvenis. 

Pantenol: é análogo às vitaminas do complexo B; quando aplicado topicamente converte-se em ácido pantotênico. É essencial para o funcionamento dos tecidos epiteliais, um constituinte natural da pele saudável. A deficiência de ácido pantotênico causa cornificação, descamação e despigmentação da pele.

O uso tópico do pantenol acelera a regeneração celular e seu efeito cicatrizante está documentado. Acelera a cicatrização e diminui as cicatrizes, estimula a epitelização e a granulação, e alivia o prurido.

Quando incorporado a cremes, loções e tônicos à concentração de 5%, alivia o ressecamento da pele causado pelo envelhecimento, conferindo a esta maciez e suavidade, sem deixá-la gordurosa ou pegajosa. 

Vitamina C: não é sintetizada pelo corpo. Sua forma ativa é o L-ácido-ascórbico – o mais importante antioxidante em fluídos extracelulares e atividades celulares. É capaz de regenerar a vitamina E.

Radiação UV: promove danos e fotoenvelhecimento por meio da formação de radicais livres, que lesam as membranas celulares, várias enzimas e o DNA celular. A vitamina C interage com as formas reativas do oxigênio induzidas por UV (ânion superóxido e radical hidroxila), reagindo com elas ou suprimindo-as, e separando o oxigênio. 

Vitamina E: ou tocoferol, é o principal lipídeo antioxidante solúvel no plasma e nos glóbulos vermelhos, capaz de proteger os lipídeos das membranas celulares da peroxidação e, consequentemente, de impedir a formação de radicais livres. Quando ocorre a peroxidação de membranas celulares os radicais livres são liberados nas células, destruindo-as. Eles também liberam enzimas, além de produzir anticorpos autoimunes e destruir outras células.  

Os benefícios das vitaminas são oferecidos devido à ação antioxidante, regenerante e estimuladora destas, que se antepõe aos danos celulares dos radicais livres.

Concluindo, os benefícios das vitaminas são variados: ação antioxidante, regenerante e estimuladora. Dessa forma, as vitaminas se tornam coadjuvantes na luta contra os efeitos deletérios do tempo e do sol na pele.

Confira alguns dos dermocosméticos Adélia Mendonça que possuem vitamina em sua composição.

Volcan C Mousse – Água Vulcânica Dermatológica em Mousse com Vitamina C, Lisado Biotecnológico de Maçã e Green Coffee Oil

Mousse de hidratação profunda em textura inédita para um novo nível de tratamento antioxidante. Apresenta benefícios inéditos para a nutrição, hidratação e luminosidade cutânea. Reequilibra as células de defesa para a maior proteção contra radicais livres, estimulando a síntese de colágeno e elastina.

Provitality C – Loção Regeneradora Com Vitamina C

Loção regeneradora com vitamina C, o melhor e mais eficiente antioxidante natural de combate aos radicais livres. Sua ação promove a síntese de colágeno e elastina, restaurando a elasticidade do tecido, minimizando as rugas, acelerando o processo de renovação celular e melhorando sua textura. Produto de uso home care.

Revival Liffting- Loção tensionadora com DMAE

Loção tensionadora com vitamina A e vitamina E, que auxilia na prevenção antienvelhecimento e com ação firmadora da pele. Possui em sua formulação, um complexo de ativos que se combinam de forma a atenuar rugas e linhas de expressão, redefinir os contornos faciais eliminando a flacidez e o aspecto cansado do rosto. Além disso, também melhora o tônus muscular e aumenta a definição e contorno dos lábios e de todo o rosto. Indicado para peles em quadros de rugas associados a flacidez.

Loção firmadora da pele

Revival Hands FPS 15- Creme hidratante para as mãos com fotoproteção FPS 15

O hidratante para as mãos e braços com filtros solares, vitamina A e vitamina E, favorece a hidratação e contém ação clareadora que previne o aparecimento das manchas causadas pelo sol ou outros componentes químicos. Combate o envelhecimento, assim como os radicais livres e favorece a manutenção da base de sustentação da pele. Proporciona maciez e toque sedoso nas mãos e braços. Mantém-se ativo em contato com a pele mesmo após três lavagens.

Revival Ageing- Fluido regenerador antiaging

Sérum anti-idade desenvolvido para revitalização das células dérmicas, restabelecendo sua umectação e oxigenação, prevenindo a perda de tônus e elasticidade da pele. Possui um blend de ativos que atuam sobre as rugas mais profundas e reposição de fitoestrógenos, sendo indicado para o tratamento de pele com sinais de envelhecimento avançado. Indicado para mulheres com peles menopáusicas ou rugas e sulcos em estágio avançado.

Fonte: Cosmetics Online

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *