Dicas Notícias

Sopas termogências: deliciosas, leves e aquele plus que falta a sua dieta

É só chegar o friozinho que a vontade de comer aumenta e fica quase impossível manter o peso. Um dos pratos mais tradicionais do inverno, as sopas, podem ser uma boa opção para se alimentar bem e aquecer o corpo nas noites mais geladas do outono e inverno. Elas voltam ao cardápio em diferentes versões, principalmente no jantar. Além de gostosas e quentinhas, as sopas melhoram a saúde e ainda dão aquela mãozinha para manter a forma, especialmente aquelas mais saudáveis como as termogênicas. Elas são pouco calóricas e ajudam a queimar gordura.

Os alimentos termogênicos são ótimos para queima das calorias de forma rápida e também para a eliminação de toxinas. São eles a cebola, alho, brócolis, chá-verde, couve, cenoura, gengibre, curry, pimenta vermelha, salsão, couve-manteiga, agrião e óleo de coco.

Quer esquentar seu inverno com opções de receitas magras e saudáveis? Anote algumas sugestões deliciosas:

sopa1

SOPA DE LEGUMES COM GENGIBRE

INGREDIENTES:

1 fio de azeite;
1 cenoura picada;
1 dente de alho picado;
1 talo de salsão picado;
1 pedaço pequeno de gengibre;
½ maço de brócolis;
1 colher (chá) sal;
800ml de água;
2 colheres de sopa de salsinha picada;
2 colheres de sopa de cebolinha picada.

MODO DE PREPARO: aqueça o azeite na panela de pressão e acrescente o alho, mexendo até dourar. Na sequência, misture os outros ingredientes. Depois de 10 minutos do começo da pressão é preciso desligar, e a receita está pronta. Se optar pela versão em creme, bata a mistura no liquidificador em temperatura morna. O ideal é adicionar alguma proteína nesta receita, como frango ou carne magra em cubos.

 sopa2SOPA DE ABÓBORA COM GENGIBRE

INGREDIENTES: 

1 colher (chá) de azeite;
1 cebola média;
2 dentes de alho;
1 kg de abóbora descascada e picada;

1 colher (sopa) de gengibre ralado
4 xícaras (chá) de água fervente;
Sal a gosto;
Pimenta-do-reino a gosto;
1 colher (chá) noz-moscada em pó;
Salsa e cebolinha secas para decorar.

MODO DE PREPARO: aqueça o azeite e refogue a cebola e o alho, acrescente a abóbora picada e refogue por dois minutos. Adicione a água fervente, o sal e a pimenta. Cozinhe por cerca de 30 minutos. Junte a noz-moscada e bata no liquidificador ou no processador de alimentos. Leve novamente ao fogo baixo com uma colher de sopa de gengibre ralado até levantar fervura. Sirva e decore com salsa e cebolinha picadas.

 sopa3SOPA DE CENOURA

INGREDIENTES:

1 cebola;
1 dente de alho;
½ col. (sopa) de azeite;
3 copos de água;
4 colheres (sopa) de cenoura cozida;
1 pedaço pequeno de gengibre;
2 colheres (sopa) de extrato de soja;
1 colher (sopa) de amido de milho;
1 colher (chá) de sal;
2 filés de frango cozidos e desfiados.

MODO DE PREPARO: pique a cebola e o alho e refogue-os na panela com o azeite. Junte dois copos de água e a cenoura cozida no liquidificador e bata bem. Acrescente este creme de cenoura à panela com o refogado, junte o gengibre e ferva. Dissolva o extrato de soja no restante da água e acrescente o amido de milho, dissolvendo bem. Incorpore ao creme de cenoura, mexendo sempre até engrossar. Acerte o sal. Salpique o frango desfiado.

BENEFÍCIOS: as receita se tornam termogênicas por conter gengibre. A raiz de é usada tanto na culinária quanto na medicina, tem ação antioxidante, bactericida e anti-inflamatória, por conta do gingerol. Ele também tem função desintoxicante. e ainda melhora o desempenho do sistema digestivo, respiratório, circulatório. É um reconhecido alimento termogênico, capaz de acelerar o metabolismo favorecendo a queima de gordura corporal.

 

sopa4

SOPA DE CENOURA COM PIMENTA BIQUINHO

INGREDIENTES:
1 colher (chá) de óleo de canola;
1 cebola média picada;
1 talo de alho-poró cortado em fatias;
6 cenouras médias descascadas;
4 xícaras (chá) de água fervente;
Sal;
1 xícara (chá) de suco de laranja;
1 colher (café) rasa de cúrcuma;
Salsa e cebolinha seca para decorar.

MODO DE PREPARO: aqueça o óleo e doure a cebola e o alho-poró, acrescente as cenouras picadas em pedaços pequenos e refogue por dois minutos. Adicione a água fervente, o sal e cozinhe por 30 minutos. Bata no processador de alimentos ou no liquidificador juntamente com o suco de laranja. Sirva em pratos pré-aquecidos e decore com salsa, cebolinha e pimenta biquinho.

BENEFÍCIOS: pela presença da pimenta essa opção leva a redução de peso e gordura corporal. Quando associado à cúrcuma, tem ação em melhora de perfil oxidativo e redução de inflamação, redução de gordura abdominal e tendência à redução de peso. O alho ajuda como digestivo e a cenoura associada com o suco de laranja deixa a sopa mais leve e saborosa.

brocoli

SOPA DE COUVE FLOR E BRÓCOLIS

INGREDIENTES:

300g de brócolis;
300g de couve-flor;
160g (ou 1 xícara de chá) de batata ralada;
1 xícara (chá) de água ;
40g (ou 2 colheres de sopa) de cebola picada;
2 xícaras (chá) de leite desnatado;
1 pitada de noz-moscada;
Sal e pimenta-do-reino a gosto.

MODO DE PREPARO: corte os brócolis e a couve-flor em pedaços pequenos, e corte as folhas em tiras finas. Rale a batata com casca no ralo grosso. Coloque todos os ingredientes numa panela e leve ao fogo baixo para cozinhar por cerca de 30 minutos (até que os legumes fiquem macios). Retire a panela do fogo e transfira os legumes e o caldo para um liquidificador. Bata até obter um creme. Volte o creme para a panela, verifique os temperos e, se preferir, coloque um pouco mais de água. Acrescente as folhas cortadas, deixe aquecer bem e sirva a seguir.

BENEFÍCIOS: a receita se torna termogênica por conter noz moscada e pimenta do reino. É rica em fibras devido à presença de legumes que também geram saciedade.

 

Você pode gostar...