Ácido Salicílico: para que serve, como usar e quais os benefícios?

O ácido salicílico é uma das substâncias mais usadas para o controle da acne, tratamento de dermatites, psoríase e até mesmo para a suavização das rugas no rosto – mas afinal de contas, o que esse ativo faz na pele? 

Para entender melhor para que ele serve, o primeiro passo é desvendar o que é e como funciona a ação dessa substância que pode ser encontrada em filtros solares, sabonetes, cremes e diversos outros cosméticos.

O ácido salicílico é um beta-hidroxiácido – e chamá-lo por esse nome um pouquinho difícil significa dizer que ele é um esfoliante químico com ação anti-inflamatória e antibacteriana. Além disso, ele também é conhecido por funcionar como um poderoso adstringente, capaz de controlar o nível de oleosidade formado pelas glândulas.

Onde ele pode ser usado? Além do rosto, ele também pode ser aplicado para tratamento de áreas como as coxas, braços e outras regiões.

Em quais produtos ele aparece: sabonetes líquidos ou sólidos, cremes de tratamentos para ação localizada, filtros solares e vários outros cosméticos.

Como o ácido salicílico age na pele: confira os benefícios do uso da substância

No controle de rugas: por esfoliar e remover as células mortas, o ácido salicílico promove a renovação celular e afinamento da pele, disfarçando as linhas de expressão por deixar sua aparência mais uniforme; 

No tratamento da psoríase e de cicatrizesao renovar a pele e deixar a espessura mais suave, o ácido salicílico ameniza também os sinais da psoríase e até mesmo cicatrizes;

Na pele acneica: por ser ter função adstringente, esse ativo desobstrui os poros e equilibra o nível de oleosidade da pele, inibindo que lesões como espinhas e cravos apareçam com frequência. Além disso, por causa da propriedade anti-inflamatória, previne novas inflamações das espinhas; 

No tratamento da dermatite: a esfoliação da pele também ajuda no controle da oleosidade e aparência da dermatite uma vez que as células se renovam e o nível de óleo se equilibra.

A Adélia Mendonça Cosméticos possui dermocosméticos com Ácido Salicílico, confira:

Aknogel

Gel lipossomado e multifuncional com Ácido Salicílico, que atua em vários graus da acne. Além de controlar a oleosidade ele também promove o clareamento das escoriações devido à presença do ácido mandélico em sua fórmula. Outra ação é a cicatrização e regeneração por meio do ativo Triclosan, que promove uma ação bactericida.

creme para acne



Active Detox

Sabonete com carvão ativado e ácidos vetorizados, que irá oferecer a pele um grau de limpeza inédito. Graças a combinação exclusiva de carvão ativado, alfa e beta hidroxiácidos e ativos nanotecnológicos, que nutrem e estimulam o metabolismo energético das células, devolvendo a luminosidade e o aspecto saudável da pele, com ação depurativa e quelante. Um desencapsulamento ácido seriado para maior grau de pureza na eliminação de sujidades. Com intensa renovação celular, promove a esfoliação de células mortas, remove as impurezas faciais e controla sua oleosidade, potencializando o clareamento cutâneo. Reequilibra o nivelamento celular basal e combate os efeitos nocivos da poluição.

sabonete detox com carvão

Clean Face Lotion

Tônico que acelera a renovação celular, controla a oleosidade e atua na limpeza profunda da derme. Peeling superficial, com Ácido Salicílico, refina os poros, clareia, ilumina e uniformiza o tom da pele. Com ação rejuvenescedora, previne o fotoenvelhecimento. É indicado para todos os tipos de pele, especialmente as mistas e oleosas.

Fonte: Site Beleza Extraordinária

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *