Dezembro Laranja: previna o câncer de pele. Proteja-se!

INCA lembra que é preciso prevenir o câncer de pele

O câncer de pele é o mais frequente no mundo e no Brasil e ocorre quando as células da pele se multiplicam sem controle. O do tipo melanoma (forma mais grave do tumor) ocorre mais raramente e pode levar à morte. Já o não melanoma (tumor maligno com baixa taxa de mortalidade) é mais frequente em ambos os sexos e menos grave, mas pode causar deformações no corpo. Ambos têm cura se descobertos logo no início. 

No Brasil, o INCA estima 85.170 casos novos de câncer de pele não melanoma entre homens; e 80.410 nas mulheres para cada ano do biênio 2018-2019. Esses números correspondem a um risco estimado de 82,53 casos novos a cada 100 mil homens e 75,84 para cada 100 mil mulheres. 

O câncer de pele não melanoma é o mais incidente em homens nas regiões Sul (160,08/100 mil), Sudeste (89,80/100 mil) e Centro-Oeste (69,27/100 mil). No Nordeste (53,75/100 mil) e Norte (23,74/100 mil), encontra-se na segunda posição. 
Entre as mulheres, é o mais frequente em todas as regiões do País, com um risco estimado de 97,46/100 mil na região Sul; 95,16/100 mil, na Sudeste; 92,66/100 mil, na Centro-Oeste; 45,59/100 mil na região Nordeste; e 27,71/100 mil na região Norte. 

Quanto ao melanoma, sua letalidade é elevada, porém sua ocorrência é considerada baixa (2.920 casos novos em homens e 3.340 casos novos em mulheres por ano). As maiores taxas estimadas em homens e mulheres são verificadas na região Sul. 

O que fazer para se prevenir no verão?

Em um país abençoado com clima tropical e sol abundante o ano inteiro, não é preciso dizer que o brasileiro é apaixonado pelo verão. E ainda que nossa casa esteja preparada para as altas temperaturas, não faltam motivos para aproveitar os meses de calor com atividades ao ar livre, prática de esportes, passeios, viagens e muita alegria.

Porém, descuidar dos cuidados com o sol pode transformar a diversão em problemas sérios, como insolação, queimaduras e mal-estar. Por isso, se você quer curtir o verão e se manter saudável por toda a estação, confira algumas dicas!

Use protetor solar corretamente e diariamente

Que o filtro solar é indispensável para proteger a pele, ninguém duvida. Mas você sabe usar corretamente esse produto?

Ele deve ser aplicado pelo menos 20 minutos antes de sair, em quantidade suficiente para cobrir todo o corpo — inclusive áreas como as dobras dos braços, pescoço e orelhas. Além disso, é necessário reaplicar o protetor solar a cada 90 minutos ou logo após se molhar.

Proteja os olhos com óculos de sol

Os olhos também podem sofrer com a ação dos raios UV e por isso não devem ser esquecidos na hora de tomar cuidados com o sol.

As lentes devem ser escuras e contar com proteção solar UV400, que filtra os raios ultravioleta e preserva a saúde dos olhos. Na hora de comprar, dê preferência aos modelos com armações grandes e de marcas conhecidas.

Beba muita água

Uma das consequências mais comuns da exposição ao sol sem os devidos cuidados é a desidratação. Os sintomas começam com a sensação de boca seca e podem evoluir para dor de cabeça, tontura, cansaço extremo e até desmaios.

Para se prevenir, é necessário aumentar a ingestão de líquidos, como chás, sucos e principalmente água, que deve ser consumida em pequenas quantidades a intervalos regulares. Quem pratica atividade física, seja em academia ou ao ar livre, deve caprichar ainda mais no consumo de líquidos.

Use roupas com fator de proteção

Apesar de ainda não serem populares no Brasil, as roupas produzidas com tecidos especiais e que oferecem proteção ultravioleta — contra cerca de 95% dos raios UV — são práticas e confortáveis.

A trama do tecido permite que a pele respire e protege continuamente, ao contrário do protetor solar que precisa ser reaplicado periodicamente.

Evite se expor ao sol em determinados horários

Entre as 10 horas da manhã e as 17 horas da tarde, a radiação solar é mais intensa e tem um potencial maior de causar danos ao organismo. Por isso, sempre que for possível, evite as áreas externas durante esse período.

O ideal é dar preferência ao sol da manhã ou do final da tarde para as atividades ao ar livre, especialmente banho de mar e atividades físicas.

Esses cuidados com o sol são essenciais para proteger a pele, os olhos e todo o organismo dos malefícios causados pela radiação solar. Afinal, mesmo em dias nublados os raios UV podem atravessar nuvens e causar desde uma simples queimadura até manchas amarronzadas (melasmas) e o temido câncer de pele.

Adélia Mendonça recomenda total proteção neste verão. Proteja-se! Utilize protetor solar diariamente.

DAILY PROTECTION FPS 50 ou 60

Constitui em um tratamento multifuncional aliando fotoproteção a um completo tratamento antiaging, antioxidante, regenerador celular e de alto grau de hidratação. São formulados para dar ampla proteção contra as radiações solares e auxiliar na prevenção do surgimento das rugas precoces causadas pela ação dos radicais livres, através da ação dos filtros solares UVA+++, UVB e da Vitamina E (acetato de tocoferol), ajudando na prevenção do câncer de pele.

protetor solar

STOP SUN FPS 50

Com um blend de ativos, como a Vitamina E – antioxidante que auxilia na formação do colágeno e elastina, a Aloe Vera – poderosa substância com múltiplas propriedades benéficas a pele, Pantenol, com alto poder hidrante que deixa a pele mais suave e elástica, entre vários outros. Stop Sun FPS 50 possui ampla proteção UVA+++ e UVB que protege contra os efeitos nocivos do sol, além de seus ativos, Vitamina E (acetato de tocoferol), Extrato de Aloe vera, D-Pantenol, PCA sódico, Hialuronato de sódio, que hidratam, protegem e auxiliam na prevenção do envelhecimento precoce, reduzindo a formação de radicais livres, proporcionando saúde e beleza à sua pele. Stop Sun FPS 50 protege sua pele até 50 vezes mais do que sem a sua aplicação. Resistente a água e ao suor.

protetor solar fps 50

Fonte: Site INCA e A.Dias