Gordura visceral ou localizada? Conheça as diferenças

Se for por uma razão estética, não importa o tipo de gordura corporal apresentada, ela sempre incomoda. Mas, para a saúde, é essencial identificar se ela é visceral ou localizada. As causas de cada uma são diferentes, assim como as consequências e os tratamentos necessários.

Os dois tipos de gorduras se diferenciam pela localização em que se encontram no corpo. A considerada mais grave é a gordura visceral (intra-abdominal) pois envolve os órgãos do abdômen. É aquela que leva à Síndrome Metabólica, pois propicia o desenvolvimento de doenças como pressão alta, diabetes, colesterol alto.

Em compensação, a gordura localizada não é uma patologia, mas muito mais estética. Encontra-se abaixo da pele, por isso também é chamada de gordura subcutânea. Uma das formas de identificar esse tipo de gordura é pelos “pneuzinhos” na barriga ou nas costas e pela flacidez. A gordura localizada também é responsável pelo famoso culote nas mulheres.

Os dois tipos de gorduras podem aparecer juntos, como é o caso das pessoas obesas.

Tanto a gordura visceral quanto a localizada podem aparecer em homens ou mulheres, mas elas apresentam uma tendência maior a desenvolver a gordura localizada. A causa disso pode ser os hormônios femininos progesterona e estrogênio. Os homens, ao contrário, possuem a testosterona (produzida naturalmente pelo organismo), um hormônio conhecido pela ação anabolizante, o que dificulta a formação da gordura localizada.

A forma mais segura de identificar o tipo de gordura corporal é por meio de exames clínicos, como a medida da circunferência abdominal (máximo 90cm em homens e 84 em mulheres). Buscar ajuda médica é essencial principalmente nos casos de gordura visceral, quando é necessário tratar as doenças que estão causando o acúmulo de gordura ao redor dos órgãos. Em ambos casos, o tratamento envolve reeducação de hábitos alimentares e mudanças no estilo de vida.

Confira as diferenças:

GORDURA VISCERAL

O que é – É a gordura intra-abdominal, ou seja, ela se mistura aos órgãos do abdome.

Causas – A gordura visceral está relacionada a fatores como obesidade, genética (histórico na família de diabetes, dislipedemia, hipertensão), sedentarismo, dietas ricas em gorduras e ingestão de álcool.

Riscos – Doenças cardiovasculares, hipertensão, síndrome metabólica, diabetes, entre outras.

Tratamento – Pessoas com gordura visceral devem ter acompanhamento médico, pois é preciso tratar as doenças que levam ao surgimento dessa gordura e as causadas por ela. Exercícios físicos e reeducação alimentar (adoção de uma dieta pobre em gordura e rica em fibras, que diminuiu a absorção da gordura) fazem parte do tratamento.

GORDURA LOCALIZADA

O que é – É a gordura que fica abaixo da pele, chamada subcutânea. Pode ser identificada pelos “pneuzinhos” na barriga ou nas costas, pela flacidez ou culote, nas mulheres.

Causas – Esse tipo de gordura também pode estar relacionado a maus hábitos alimentares e sedentarismo, mas sofre grande influência da étnica e do biotipo da pessoa.

Riscos – Não há riscos diretos para a saúde. É mais preocupante esteticamente.

Tratamento – Muitos casos podem ser resolvidos com reeducação alimentar e exercícios físicos. Porém, dependendo da região, alguns tratamentos estéticos locais como lipoaspiração, eletrolipo, drenagem ou massoterapia, também são necessários.

Linha B SHAPE  by Adélia Mendonça

Uma nova concepção de produtos corporais exclusivos para tratamentos clínicos e home care, que irão proporcionar um eficaz tratamento dermocorretivo corporal.

  • Uma linha revolucionária, baseada nos preceitos da nanotecnologia, associada à alta concentração de ativos vegetais (em diversas apresentações: orgânicos, extratos secos, glicólicos, glicerinados) e tecnologia DrenActive, com combinação de ativos biotecnológicos e multifuncionais.
  • Composta por dermocosméticos que oferecem resultados de ação prolongada/ inteligente e liberação seriada multifuncional, a composição dermocorretiva de toda a linha B-Shape foi criada para atuar diretamente no tecido subcutâneo, sendo reabsorvidos rapidamente e contribuindo para os tratamentos dermocorretivos ativamente, mesmo após ciclos de 12 horas pós procedimentos.

DRENACTIVE BURN – Creme de Massagem Avançado Remodelador para Gordura Localizada

Desenvolvido com a exclusiva Tecnologia DrenActive que associa ativos naturais à nanobiotecnologia, em altas concentrações, para proporcionar resultados de ação prolongada e inteligente. Atua diretamente na quebra das moléculas adiposas, acelerando a velocidade da lipólise, auxiliando os adipócitos ao retorno da sua forma original.

Engloba poderosos ativos para tratamento corporal, com ações descongestionantes, drenantes, desintoxicantes e tonificantes, que potencializam a drenagem nos tecidos, acelerando o metabolismo celular, atuando eficazmente na queima de gorduras. Estimula a produção de colágeno e elastina, e também contribui para amenizar as ondas e irregularidades presentes na camada superficial da pele, tendo excelentes resultados na redução da gordura localizada. Esta formulação é indicada para praticantes de práticas desportivas.

•           Ativação do metabolismo celular;

•           Estimula a microcirculação sanguínea periférica;

•           Melhora a tonificação corporal;

•           Diminui celulite e medidas;

•           Elimina as toxinas do corpo;

•           Ação estimulante, anticelulítica e lipolítica;

•           Atividade antioxidante, vasoconstritora e renovação celular;

•           Redução da gordura subcutânea;

•           Ação emagrecedora e de remodelação;

•           Reduz a lipogênese e, consequentemente, o armazenamento de gordura;

•           Estimulante da energia muscular;

•           Redutor da adiposidade cutânea.

Body’n’Jections Gordura Localizada – Nano Booster Corporal Lipolítico para Eletroterapias e Cremes de Massagem

Novo conceito de formulação power dose nanobooster para o tratamento dermocorretivo da redução de medidas e queima de gordura localizada. Sua composição dinamizada atua sistematicamente com a Tecnologia DrenActive com lipolítica, drenante, descongestionante e estimuladora do tônus corporal. Ativa o metabolismo celular e a microcirculação sanguínea periférica, melhorando a tonificação corporal. Seu uso é indicado para associação em eletroterapias diversas, com uso de gotas puras, ou associado ao creme de massagem de sua preferência da linha Adélia Mendonça Cosméticos.

Combinado ao uso de tecnologias eletroterápicas, potencializa o tratamento contra as células de gordura, reduzindo medidas corporais, além de eliminar as toxinas retidas, em uma base deslizante que facilita a condução das correntes/ondas magnéticas e ultrassônicas, contribuindo com ação descongestionante e ativadora da circulação. Formulação de alto impacto para desportistas.

•           Ativação do metabolismo celular;

•           Estimula a microcirculação sanguínea periférica;

•           Melhora a tonificação corporal;

•           Diminui celulite e medidas;

•           Elimina as toxinas do corpo;

•           Ação estimulante, anticelulítica e lipolítica;

•           Atividade antioxidante, vasoconstritora e renovação celular;

•           Redução da gordura subcutânea;

•           Ação emagrecedora e de remodelação;

•           Reduz a lipogênese e, consequentemente, o armazenamento de gordura;

•           Estimulante da energia muscular;

•           Redutor da adiposidade cutânea.

Fonte: Beleza Today / Dra. Simony Chiaperini, médica anestesiologista, pós-graduada em medicina do trabalho

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *