Pele do homem

Ficou no passado a falta de interesse do público masculino por tratamentos da pele. Hoje os homens têm mais consciência da importância do cuidado e da proteção da pele. A pele masculina apresenta diferenças em relação à feminina, principalmente pela questão hormonal.

Os hormônios presentes no corpo do homem tornam sua pele 25% mais espessa, além de garantirem mais colágeno e elastina – o que retarda o seu envelhecimento. A pele masculina possui, ainda, mais secreção de sebo, o que a torna mais oleosa. Outra diferença é o número de glândulas sudoríparas, que provocam maior sudorese.

A pele masculina também está mais sujeita a agressões externas, a começar pelo barbear diário – que a torna mais irritável. Além disso, os homens em geral consomem mais bebidas alcoólicas e cigarros, fatores que também têm influência negativa sobre a cútis.

A grande produção de sebo nas áreas com maior concentração de glândulas sebáceas, como face, tórax e costas, pode favorecer o surgimento da acne, tanto na adolescência quanto na maturidade. Disfunções ligadas aos fios, como foliculite, pelo encravado e até seborreia do couro cabeludo, são mais comuns nos homens. De todos os problemas, o que causa maior preocupação estética, sem dúvida, é a calvície, que é mais frequente do que nas mulheres.

Embora mais grossa e resistente, a pele masculina exige cuidados especiais diários, como a feminina. A diferença fica a cargo dos produtos específicos para elas e para eles. Além da linha pré e pós-barba, já existem formulações for men de hidratantes, produtos anti-idade, desodorantes e filtros solares – alguns com ativos que previnem a acne e combatem o envelhecimento precoce. Aliás, os homens podem e devem fazer uso de produtos como cremes anti-idade com ácidos ou com substâncias antioxidantes.

É fundamental lembrar que a ação preventiva mais importante, tanto para evitar o câncer como o envelhecimento precoce, é o uso do protetor solar, com formulações especiais for men e com aplicações diárias. Pela característica de possuir grande concentração de glândulas sebáceas e produzir mais sebo, a pele masculina pode sofrer com as formas mais intensas e severas da acne, que deixa marcas e cicatrizes difíceis de serem suavizadas.

A pele dos homens pode demorar mais para envelhecer, mas rugas e os sulcos são bem profundos e marcantes. É importante intervir antes que as marcas estejam muito acentuadas. Os tratamentos usados são peeling, laser, preenchimentos e toxina botulínica. Já para as bolsas pesadas sob as pálpebras, um dos principais desafios para a estética masculina, recomenda-se a blefaroplastia.

Tanto quanto a pele feminina, a masculina precisa ser hidratada. Mas é necessário ter atenção ao escolher o produto, que precisa ser próprio para homens, por causa das particularidades da produção de óleo, das agressões sofridas pela pele com o barbear diário e da presença de pelos em todo corpo. Cuidados especiais também devem ser dispensados aos pés e às unhas. Sempre que possível, os homens devem usar meias de algodão, uma vez que elas absorvem o suor, o que faz com que a pele “respire”. Após o banho, um cuidado importante é secar bem a região entre os dedos, para evitar a proliferação de fungos e frieiras.

Adélia Mendonça recomenda para a pele masculina o uso dos seguintes dermocosméticos:

Active Detox – Sabonete Detox com Carvão Ativado e Ácidos Vetorizados

Sabonete com carvão ativado e ácidos vetorizados, que proporciona a pele um grau de limpeza inédito. Graças a combinação exclusiva de carvão ativado, alfa e beta hidroxiácidos e ativos nanotecnológicos, devolvem a luminosidade e o aspecto saudável da pele. Com intensa renovação celular, promove a esfoliação de células mortas, remove as impurezas faciais e controla sua oleosidade, potencializando o clareamento cutâneo.

Sun Science – Protetor Solar de Amplo Espectro FPS 40/PPD +++

Com 12 horas de proteção. Possui ampla proteção UVA e UVB, que protege contra os efeitos nocivos do sol. Atua também eficazmente na absorção da radiação emitida pelos comprimentos de onda da luz azul, encontrada nas telas de celulares, computadores, televisores e nas lâmpadas, através da exclusiva proteção DNA fuller para rejuvenescimento digital. Reduz os efeitos cutâneos induzidos através da exposição direta a radiação Infravermelho (IR). Mediante ao seu alto efeito detoxificante, age sobre os resíduos cumulativos gerados pela poluição urbana. Considerado o protetor solar do futuro com blindagem facial total.

Gentleman’s Active 4 Douchegel – Espuma de Limpeza Funcional Man Care

A linha Man Care de Adélia Mendonça trouxe a tecnologia 4 em 1: um banho refrescante, um shampoo hidratante, uma emulsão de limpeza facial e um gel de barbear espumante, combinados em um único produto.  Prático como os homens gostam. Face, cabelos, corpo e barba condicionados em uma formulação que revigora, limpa e higieniza, proporcionando sensorial aveludado.

Beard Oil – Óleo Hidratante De Barba

Bio oil facial para barba com multibenefícios: tônico reequilibrante do pH cutâneo, antisséptico, anti-inflamatório, cicatrizante, previne a foliculites e irritação no pós barbear. Hidrata, repõe lipídeos importantes para a integridade dérmica, através de uma rápida absorção e excelente sensorial, conferindo total proteção no pré e pós barbear e no uso diário sobre os fios que compõe a barba ou bigode.

Fonte: Cosmetics Online

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *