Elastina: descubra os benefícios para pele

  • Estimulante da microcirculação cutânea
  • Anti radicais livres
  • Antiinflamatório
  • Protege o sistema de elasticidade da pele
  • Previne a flacidez da pele

Assim como ocorre com todos os tecidos do corpo, a pele inevitavelmente sofrerá um processo de envelhecimento, o qual é caracterizado por perda de tônus, perda do aspecto distintivo, flacidez da pele e o aparecimento de rugas. Esse processo costuma se iniciar por volta dos 30-35 anos e resulta na modificação e deterioração das proteínas de suporte da pele: colágeno e elastina. A arquitetura da pele tende a desempenhar com menos intensidade suas funções biológicas de sustentação.

Com o passar dos anos, a capacidade energética das células da pele diminui, e o índice de reações metabólicas de síntese está reduzida nos fibroblastos. As fibras elásticas começam a se orientar paralelamente na junção entre a derme e a epiderme, as ligações cruzadas aumentam e a pele perde a sua elasticidade e sua resistência.

Além disso, as fibras superficiais desaparecem progressivamente como resultado do ataque realizado por enzimas chamadas elastases, de várias origens (pâncreas, leucócitos, fibroblastos, etc.)

A degradação da elastina é acelerada pela exposição diária da pele às influências ambientais tais como raios solares, stress, variação climática, poluição e outras. A secreção da elastase aumenta sob a radiação ultravioleta (UV) causando modificações permanentes da elastina. Reações catabólicas aumentam e a elastina é fragmentada em peptídeos solúveis e então desaparece.

Embora o envelhecimento da pele seja há muito tempo considerado um fenômeno irreversível, pode, todavia ser retardado, particularmente se oferecermos a pele a possibilidade de conservação de seu “capital de elastina”.
A Elastina, é um ingrediente ativo anti-elastase de origem exclusivamente vegetal, protege a pele da degradação. Sua riqueza em bioflavonóides permite proteger a integridade das fibras elásticas combatendo as elastases destrutivas.

Mecanismos de ação das Elastases:

Essas enzimas catalizam a solubilização da Elastina pela proteína responsável pela ruptura.

As Elastases se absorvem sobre o seu substrato – normalmente nos sítios específicos compostos por grupos carboxil. Após reação proteolítica, o complexo elastina-elastase se dissocia, libertando a elastase que pode perfeitamente agir diretamente sobre uma fibra elástica.

Flavonóides são compostos fenólicos com uma similaridade, o esqueleto molecular C6-C3-C6, em particular apresentando a estrutura 2-fenilbenzo-y-pirona.
Muitos trabalhos científicos têm demonstrado as múltiplas propriedades dos flavonóides.

-Ação anti-radicais livres/ captura radicais livres
– Efeito protetor capilar/estimula a microcirculação cutânea
– Efeito antiinflamatório

Ainda que seus mecanismos de ação fisiológica e bioquímica permaneçam desconhecidos, os flavonóides conduzem a uma inibição da ação das enzimas envolvidas nos processos de degradação.

A Elastina é uma combinação otimizada de frações de plantas ativas ricas em flavonóides, tal que:
– Protege o sistema de Elasticidade da pele;
– Preserva as propriedades biomecânicas do tecido da pele: tônus e elasticidade;
– Previne a flacidez da pele.

Adélia Mendonça possui dermocosméticos com o ativo Elastina. Confira:

Drenactive Force

creme de massagem redutor

Devolve firmeza, elasticidade e tonicidade à pele. Contendo ativos com ação long lasting, permeiam profundamente a pele, ativando o metabolismo celular e contribuindo para a redução da celulite e gordura localizada. Com ação anti edema e tonificante da circulação periférica. Produto de uso profissional.

Sublime 24k Age Nanocleanser

sabonete para peles sensíveis

É um sabonete facial com ouro puro 24k, que é indicado para peles sensíveis. Hidrata, nutri e fortalece a pele. Agrega um novo conceito de versatilidade para a limpeza e tratamento antiaging/clareador de pele com associação de LHA (mix ácido dinâmico) à complexos de oligo-minerais de Sódio, Magnésio, Zinco e Manganês vetorizados em ácido carboxil-pirrolidônico para uma remineralização profunda e suplementação das necessidades energéticas das células da pele.

Fonte: Literatura Pharma Special

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *