Rugas: previna-se com produtos à base de isoflavonas

O envelhecimento cutâneo resulta em diversas mudanças anatômicas e bioquímicas. A principal alteração é a atrofia cutânea causada pela redução da atividade metabólica e um achatamento da junção dermo-epidérmica. Na derme, ocorre uma redução na síntese de proteínas da matriz extracelular e uma perda do sistema estrutural do colágeno e elastina. Tais modificações causam o surgimento de linhas de expressão e rugas, ressecamento e perda das propriedades de viscoelasticidade da pele, que fica sem brilho e tônus. A menopausa acentua esse processo de envelhecimento da pele.

Mas foi-se o tempo em que pessoas mais maduras tinham, como característica principal, a pele flácida e enrugada. As isoflavonas, um dos fitohormônios ou fitoestrógenos mais usados hoje em dia, são um ótimo exemplo da associação ciência e natureza.

Elas são hormônios que têm a mesma estrutura dos femininos naturais e sintéticos, com a vantagem de não ocasionar efeitos colaterais. As isoflavonas estão presentes em plantas, são capazes de mimetizar algumas mudanças dos estrógenos, reduzem o impacto do envelhecimento, mantém a saúde óssea e das artérias.

Estas também são encontradas em vegetais, como lentilha e soja, e possui uma estrutura química similar ao estrógeno do organismo humano.

Atualmente, além dos produtos por via oral, as isoflavonas estão sendo muito utilizadas em cosméticos para estimular as fibras elásticas e combater o envelhecimento precoce da pele, dando grande capacidade de regeneração e hidratação da epiderme e proporcionando a melhoria de seu tônus.

Elas também fortificam a derme e reforçam a função de barreira da pele, limitando a perda de água e combatendo, assim, o seu ressecamento. Para ampliar a atuação dos cosméticos com essa matéria prima, é possível associar outras substâncias como, por exemplo, as clareadoras, que tornam o tratamento antiaging mais eficaz e evitam o uso de mais de um produto.

Isoflavonas tópicas de ação antiaging

O ativo Iris Florentina é rico em isoflavonas e como resultado de sua ação antiprotease, fortifica a derme e reforça a função de barreira da pele, limitando a perda de água e combatendo o seu ressecamento.

Dentre outras ações podem ser citados o estímulo à síntese das proteínas de ancoramento (moléculas responsáveis pela fixação das células basais da epiderme à junção dermoepidérmica), a melhora do tônus da pele e de sua hidratação, elasticidade e redução da aparência de rugas em até 64%.

Assim, este ativo é ideal para ser incorporado em todos produtos antienvelhecimento e anti stress, particularmente aqueles para o cuidado de peles maduras.

Adélia Mendonça Cosméticos

Altamente sofisticados, os dermocosméticos antiaging da linha buscam, cada vez mais, antecipar-se ao envelhecimento cutâneo.

Revival Ageing – sérum anti-idade desenvolvido para revitalização das células dérmicas, restabelecendo sua umectação e oxigenação, prevenindo a perda de tônus e elasticidade da pele. Possui um blend de ativos que atuam sobre as rugas mais profundas e reposição de fitoestrógenos, sendo indicado para o tratamento de pele com sinais de envelhecimento avançado. Indicado para mulheres com peles menopáusicas ou rugas e sulcos em estágio avançado.

Radiance Luminous Eyes– gel creme para a área dos olhos com efeito toxina botulínica like. Além de proporcionar firmeza instantânea, rejuvenesce e trata os sinais de envelhecimento com o uso contínuo. Possui ação clareadora das olheiras graças ao famoso ácido múcico reconhecimento mundialmente como um dos mais potentes ativos clareadores da região orbital. Com ação de drenagem de líquidos, reduz bolsas na área dos olhos. Traz ainda em sua fórmula Iris Iso, um extrato de lírio branco, rico em isoflavonas e como resultado de sua ação antiprotease, fortifica a derme e reforça a função de barreira da pele, limitando a perda de água e combatendo o seu ressecamento. Estimula a síntese das proteínas de ancoramento – moléculas responsáveis pela fixação das células basais da epiderme à junção dermo-epidérmica, preservando assim a coesão da pele.

Revival Hands FPS 15 – Tratamento global para mãos e braços, atuando eficazmente com ação protetora, antienvelhecimento e clareadora de manchas senis. Aumenta a capacidade de reestruturação celular, promove a manutenção da base de sustentação da pele, estimula a retenção hídrica e oxigenação intracelular. Seus ativos hidratantes e emolientes repõem a umidade natural, formando uma película condicionadora aderente à pele, conferindo sedosidade e maciez às mãos e braços. Mantém-se ativo em contato com a pele mesmo após três lavagens.

Fonte: Revista Les Nouvelles / Dr. Marcelo Ariel Schulman

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *