Hidroxiprolisilane C: quais são os benefícios para pele?

O Hidroxiprolisilane C é um silanol (metilsilanol) reagido com uma hidroxiprolina de origem biotecnológica. Os silanóis são derivados de silício orgânico, hidrossolúveis, com várias funções hidroxílicas e obtidos por um processo original e patenteado através da reação com vários radicais, especialmente selecionados para conferir uma ação específica ao composto. Os silanóis possuem atividades biológicas particulares e algumas propriedades são mimetizadas pela natureza dos radicais.

Regeneração do Tecido

Foi realizado um estudo para verificar a ação do Hidroxiprolisilane C na regeneração do tecido.

Um gel contendo 4% de Hidroxiprolisilane C e um gel placebo foram aplicados diariamente sobre uma pele envelhecida artificialmente-após escarificação- durante duas semanas.

Após um período de sete dias – para completa cicatrização – foram realizadas biópsias para permitir a observação da epiderme e derme.

Um hiperplasia característica (espessamento da epiderme) é visível sobre a epiderme não tratada, enquanto a pele tratada com 4% de
Hidroxiprolisilane C apresenta uma epiderme com características mais próximas ao normal.

No caso da derme não tratada a regeneração ocorreu de modo não organizado, onde as fibras de colágeno (azul claro) ficaram desordenadas. No caso da derme tratada, as fibras de colágeno ficaram muito mais organizadas (para elas entre si e em relação a epiderme), o que resultou em uma melhor aparência da pele e maior elasticidade do tecido.

A excelente atividade do Hidroxiprolisilane C como regenerador tissular é uma consequência lógica de sua ação citoestimulante (evidenciada in vitro): quanto maior o número de fibroblastos, maior a biosíntese de colágeno (cujo principal constituinte é a hidroxiprolina).
CONCLUSÃO: O Hidroxiprolisilane C estimula a multiplicação das células “envelhecidas” e a renovação celular de forma bastante significativa.

Renovação Celular (Citoestimulação)

A citoestimulação das células cutâneas, em particular dos fibroblastos, é um fator chave no tecido conjuntivo jovem.

O Hidroxiprolisilane C responde a esta necessidade através do estímulo da divisão celular dos fibroblastos, consequentemente ajuda a normalizar o metabolismo celular de um tecido envelhecido.

A ação regenerativa e cito-estimulante do Hidroxiprolisilane C foi demonstrada in vitro em um meio de cultura com fibroblastos humanos debilitados. (F.C.S – Soro de Albumina Bovina a 2%). O Neutral Red é adicionado ao meio de incubação e a sua incorporação – que ocorre apenas em células vivas – é medida por raios U.V (O.D.- Densidade Ótica). Um alto índice de O.D. demonstra uma importante citoestimulação.

Ação Anti-Estrias: Evidência Clínica

A aplicação de um creme contendo Hidroxiprolisilane C pode combater a formação de estrias após a gestação ou após a perda de peso.

Uma formulação cosmética com 6% de Hidroxiprolisilane C é aplicada no abdômen de 23 mulheres a partir do começo do 3º mês de gestação até um mês após o parto.

Entre as pacientes primipares (mulhers grávidas pela primeira vez), 79% consideraram a ação do produto muito boa, 7% consideraram o produto muito bom e 14% consideraram que o produto não apresentou nenhum efeito.

A proporção de muito bom ou bom foi menor nas pacientes multipares (mulheres grávidas anteriormente), provavelmente devido a gravidez prévia que já poderia ter causado a formação de estrias.

Melhora na Cicatrização

A aplicação de Hidroxiprolisilane C sobre a pele envelhecida artificialmente resulta em uma melhora significativa do processo regenerativo e da cicatrização, com um menor consumo de energia celular.

Os cortes histológicos abaixo demonstram que, após o mesmo período de cicatrização , a pele envelhecida (figura 1) produziu uma grande quantidade de neocolágeno compactado, algum colágeno maduro e poucos volumes interfibrilares, além de não resgatar o aspecto de um tecido jovem. Já uma pele envelhecida tratada com Hidroxiprolisilane C (figura 2) apresentou uma cicatrização de melhor qualidade.

Ação Bio Hidratante

Os danos relacionados com o envelhecimento afetam todos os componentes da derme, especialmente as glicosaminoglicanas que sofrem uma degradação. A renovação diminui gradativamente de acordo com a idade do indivíduo e a hidratação da pele sofre alterações.

A hidratação cutânea é um fenômeno biológico relacionado com o metabolismo celular. Quando o metabolismo celular sofre algum dano ou distúrbio, a hidratação cutânea é afetada, e a aplicação de agentes hidratantes clássicos é incapaz de restaurar uma hidratação prolongada: eles são apenas paliativos superficiais.

O Hidroxiprolisilane C é considerado um hidratante biológico, devido aos grupos hidroxilas presentes na forma Silanol. A estrutura do Silanol é lábil, pois há trocas permanentes entre as ligações diretas e as pontes de hidrogênio. As hidroxilas recriam uma organização de moléculas d’água ao redor da molécula do Silanol. Esta água que podemos considerar “ligada”, está na verdade disponível para ele e representa um armazenamento hídrico para as células cutâneas.

Além disso, o Hidroxiprolisilane C promove um aumento da quantidade de aminoácidos polares indiretamente responsáveis pela hidratação das proteínas.

Adélia Mendonça possui dermocosméticos com o Hidroxiprolisilane C presente em suas formulações, confira:

Regeneratrice

Fluido Regenerador: sérum anti-idade diferenciado com ação seborreguladora, controladora da oleosidade, da pigmentação cutânea e com efeito tensor imediato, atua na redução das linhas de expressão e auxilia na prevenção do envelhecimento precoce. Ele incorpora a inédita terapia de reposição dos silícios orgânicos ao dermawhite®, um complexo de origem vegetal, que reduz a pigmentação da melanina através da inibição das enzimas específicas (tirosinase) e pelo efeito quelante a nível dos melanócitos. Promove a manutenção da cor da pele com normalização de depósitos melânicos. Seus ativos de efeito tensor e o ácido hialurônico proporcionam a redução das linhas de expressão e o aumento da tonicidade da face, melhorando os contornos do rosto com estrutura sérum oil control.

fluido regenerador

Body’n’jections Firmeza e Tônus

Apresenta um novo conceito de formulação power dose nanobooster para o tratamento dermocorretivo da flacidez corporal e o estímulo de seu tônus. Sua composição dinamizada atua sistematicamente com a Tecnologia DrenActive com ação estimuladora da microcirculação, descongestionante, drenante, lipolítica e firmadora. Possui ações combinadas e sinérgicas para ajudar a manter a integridade da estrutura de sustentação da pele e age diretamente nas células gordurosas auxiliando na circulação e reduzindo aspecto de “casca de laranja” e redução de medidas, além de eliminar as toxinas do corpo. Associado ao uso de tecnologias eletroterápicas, potencializa e promove um tratamento eficaz,em uma base deslizante que facilita a condução das correntes/ondas magnéticas e ultrassônicas. Produto de uso profissional.

Fonte: Literatura ION tecnologia & serviços