Extrato de Caviar: quais são os benefícios para pele?

O caviar é chamado ovas de esturjão (Acipenser spp.). Extraído diretamente de sua barriga.
O caviar tornou-se um dos ingredientes mais exclusivos em cosméticos. Seu segredo cosmético é dado pelo seu conteúdo em aminoácidos essenciais, peptídeos estruturantes, proteínas, ácidos graxos essenciais e oligoelementos de grande poder restaurador e regenerativo.
Por isso, é frequentemente utilizado em produtos indicados para a pele madura, que necessitam de nutrição intensa para devolver todos os elementos que perdem ao longo dos anos.

Provi Marino é obtido do extrato de caviar

Os cientistas concordam que o caviar tem um conteúdo muito alto de vitaminas, minerais, lipídios e proteínas, em uma proporção incomum nunca vista. Isso faz do caviar um ingrediente de ponta em formulações que desejam se parecer com um elixir da eterna juventude.

›Proteínas
O caviar é rico em proteínas. Nas proteínas de caviar, encontramos principalmente os seguintes aminoácidos, arginina, histidina, isoleucina, lisina e metionina.

›Lípidos
Os lipídios de caviar são compostos principalmente de colesterol (25%) e lecitina (75%).

›Vitaminas
O caviar contém quantidades significativas de vitamina A, vitamina B2, B6, B12, niacina, ácido pantotênico e ácido fólico.

›Minerais
O caviar é rico em cálcio, magnésio, fósforo, potássio e sódio.

USOS TRADICIONAIS
Além do seu uso como alimento, o caviar também é usado como componente essencial de cremes e tratamentos de beleza.

As vantagens cosméticas do caviar são conhecidas desde meados do século XX. Estudos demonstraram que o caviar ajuda, acima de tudo, no processo de rejuvenescimento da pele; Isso ocorre porque a composição química dessas células se assemelha à das células jovens da epiderme, com altas doses de ácidos graxos essenciais, aminoácidos, sais minerais e vitaminas.

PROPRIEDADES COSMÉTICAS

Atividade reparadora e antienvelhecimento

›Proteínas
As proteínas têm afinidade com a pele, o que os torna muito apropriados para alcançar benefícios dermatológicos.

As principais ações das proteínas são hidratação, melhora da elasticidade, efeito amaciador e efeito refirmante. No entanto, nem todas as proteínas apresentam todas essas características com o mesmo grau de intensidade.

A funcionalidade das proteínas está intimamente ligada à sua estrutura e peso molecular.

Proteínas de baixo peso molecular (<1000 Da) e aminoácidos têm grande poder de penetração na pele. As proteínas de alto peso molecular (> 80000 Da) têm pouco poder de penetração, mas têm a capacidade de formar um filme protetor na superfície da pele, proporcionando maior resistência e suavidade (Griesbach et al., 1998) .

extrato de caviar

Challoner et al (1997) avaliaram o efeito hidratante de diferentes proteínas, incluindo proteínas de origem vegetal e seus derivados. Em um primeiro estudo, eles avaliaram o efeito hidratante de uma emulsão O / A contendo 1% de um hidrolisado de proteína. Os resultados obtidos mostraram que a emulsão que contém a proteína hidrolisada causou um aumento significativo na extensibilidade imediata (Ei) da pele. O efeito tensor de duas proteínas de alto peso molecular em solução aquosa também foi avaliado. Os resultados mostraram que a incorporação de proteínas em uma formulação aquosa produziu uma diminuição significativa de Ei durante o período de tratamento. Esse fato foi atribuído à formação de um filme na superfície da pele que proporcionou um efeito tensor.

Assim, proteínas de baixo peso molecular aumentam a elasticidade da pele. Por outro lado, as proteínas de alto peso molecular, quando formam uma película protetora, são adequadas para resistência ou firmeza, para suavização. Desta forma, é possível neutralizar os efeitos negativos da idade nas propriedades biomecânicas da pele.

›Lípidos
Diferentes ensaios clínicos mostraram que a aplicação tópica de ácidos graxos (assim como seus derivados poliinsaturados) amolece a pele e reduz consideravelmente a perda de água transepidérmica (Wright, 1991). Conti et al. (1995), bem como Jiménez-Arnau (1997) corroboram essas propriedades dos ácidos graxos.

›Vitaminas
Quanto à beleza e funcionalidade, existem estudos que indicam que certas vitaminas e seus derivados melhoram os resultados de cosméticos e produtos de higiene pessoal. Além disso, existem testes clínicos e laboratoriais que mostram que essas vitaminas, em quantidades adequadas, desempenham um papel importante na proteção, correção e renovação da pele.

Existem também testes clínicos e laboratoriais que indicam que a aplicação tópica de vitaminas é útil para combater várias condições da pele, especialmente para prevenir, retardar ou interromper certas alterações degenerativas associadas ao envelhecimento, como secura e descamação da pele e formação de rugas. Além disso, a natureza natural das vitaminas aumentou seu uso em cremes e loções para suavizar a pele “recuperando a umidade natural”.

De particular interesse para formulações cosméticas são as vitaminas E, A e C. Essas vitaminas são funcionais, penetram na pele e, se usadas em quantidades adequadas, são seguras e não apresentam efeitos adversos (Idson, 1993).

Além disso, a vitamina A é interessante por suas propriedades regenerativas nas feridas, pois aumenta a epitelização, síntese de colágeno, fibroplasia e angiogênese, além de ser importante para o bom funcionamento e manutenção do sistema imunológico (Keller et al. 2002) .

A vitamina A aplicada topicamente ajuda a manter as condições normais da pele, promove o metabolismo adequado da pele, melhora a cicatrização e a secura e, ao mesmo tempo, reduz significativamente os efeitos que a idade produz em sua condição (CIV, 1992; Campos 1998). Os efeitos da vitamina A na pele madura são múltiplos: ativa a formação de proteínas dérmicas, como o colágeno, a formação de uma epiderme mais espessa coberta por uma melhor camada de queratina, estimula o metabolismo geral das células e sua mitose, aumenta a elasticidade e suavidade da pele e é essencial para a reprodução das células basais e sua correta diferenciação (Idson 1993).

›Minerais
Os minerais presentes no caviar também ajudam a manter as boas condições e o funcionamento da pele, pois intervêm em importantes processos celulares (manutenção da homeostase, permeabilidade e equilíbrio celular, preservam a matriz extracelular e seus componentes, incluindo colágeno e elastina e fornecem energia).
Portanto, Provi Marino é altamente recomendado na formulação de produtos cosméticos com reparação, antienvelhecimento, emoliente e condicionamento da pele.

Atividade vitamínica e mineralizante

O caviar possui uma variedade de nutrientes em equilíbrio natural, o que permite sua absorção, equilibrando suas deficiências na pele. A incorporação do caviar no mundo dos cosméticos visa ajudar a pele e as células ciliadas a encontrar um equilíbrio natural, graças ao seu conteúdo de vitaminas e minerais. O caviar absorve minerais, cálcio, fósforo e vitaminas do mar. Esses elementos oferecem a oportunidade de recuperar a vitalidade e melhorar a pele.

Adélia Mendonça desenvolveu dermocosméticos compostos pelo extrato de caviar, para tratamentos antiaging.

Urban Defense Glow Primer
Resultado de uma associação de três tecnologias incríveis para a beleza total da sua pele: sérum facial antiaging deglicante, primer com ação redutora da oleosidade/fixação da maquiagem e exclusivas pérolas de resistividade antipoluição. Sua composição é rica em água marinha microfiltrada da ilha de Iroise, uma água fisiológica/dermatológica com propriedades remineralizantes para o reequilíbrio hídrico da pele. Caviar e Ácido Hialurônico atuam como vetores especiais para a reposição lipídica epitelial, garantindo uma perfeita combinação no combate ao envelhecimento cutâneo. Os efeitos finais se dão através da blindagem de ação antipoluição (impede a incorporação de agentes ambientais degradando as células epiteliais) e ação antiglicante (D-Glycargine: complexos deglicantes que impedem a quebra do colágeno e o subtom amarelo da pele).

primer iluminador

New Age Bioeletric System

Desenvolvido com minerais biotecnológicos que promovem a bioletricidade cutânea e mimetizam os sinais elétricos da pele, facilitando a comunicação celular e sua recarga diária. Sua composição inédita aumenta a longevidade celular, resgata a volumetria dérmica e harmonização dos contornos gerais da face. Reduz a flacidez cutânea e promove um lipolifting do contorno facial.

serum antiaging

Fonte: Literatura Provital Group

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *